Tapera.Net - [email protected]
terça-feira, 30 de setembro de 2014
25 anos de eleições diretas para presidente

Vinte e cinco anos se passaram das primeiras eleições diretas para presidente depois da ditadura. O que mudou de lá para cá? Alguém lembra onde estavam os políticos de hoje em 1989?

Marina Silva era filiada ao PT. Dilma estava no PDT de Leonel Brizola. Aécio Neves era deputado federal pelo PMDB. Três dos principais candidatos à Presidência, então rivais de morte e que se xingavam em debates, hoje são aliados: Lula, Collor e Maluf. 

Naquela eleição, Collor dizia que Lula ia confiscar a poupança, fazer a reforma agrária e implantar o comunismo no Brasil. A boataria corria solta (muito parecido com o que está acontecendo agora). O marketing político estava engatinhando e Collor se beneficiou imensamente dele. Ulisses Guimarães (candidato pelo PMDB) esbravejava pelo número exagerado de partidos (25) e dizia que isso enfraquecia a democracia. Na campanha de 1989, os debates foram decisivos, agora parece ter pouca ou nenhuma importância. O marketing eleitoral transforma candidatos em produtos e nunca se sabe exatamente o conteúdo do produto. Ou se o produto tem conteúdo.



Postado por WM Internet as 19:35 e tem 23 comentarios


Glamour Girl 2014 - Veja relação das escolhidas

Glamour Baby: Yasmin Ficagna de Oliveira - Ki- Decoração
1ª Princesa: Camila Rosmann do Prado - Emei Mundo da Criança
2ª princesa: Maria Cecilia Pedrassani - Escola Pingo de Gente
Glamour Simpatia: Elisa Cerutti - Bazar Pedrinho

Glamour Infantil: Camila Feldekircher Antunes - Santa Fé Tapera
1ª Princesa: Victória Staudt Zamboni - Lions Clube
2ª princesa:  Aline Cansi Gatto -  Infosoft
Glamour Simpatia: Lívia Broch Ludwig - Loja Móvel Star

Glamour Infanto Juvenil: Bertiele de Souza - Serra Construções
1ª Princesa: Evelin da Silva dos Santos - Banco Brasil
2ª Princesa: Rafaela de Oliveira Ponciano - Lab. Tecnolab
Glamour Simpatia: Marina Cornéllius - Granja Tapera



Postado por WM Internet as 08:29 e tem 0 comentarios


Tapera.Net - comentários, contatos e denúncias

Na capa do Tapera.Net você encontra um quadro com as últimas 25 matérias. Neste quadro você pode visualizar o número de comentários de cada post e se quiser, participar dos post mais discutidos. 

Se você deseja fazer alguma denúncia identifique-se como fez a Alana. A denúncia pode ser encaminhada pelo Facebook (no caso já está identificado) ou pelo email [email protected] (com dados para entrarmos em contato). A intenção é que este seja um espaço saudável para discussão dos problemas. Participe!

Postado por WM Internet as 07:47 e tem 1 comentarios

segunda-feira, 29 de setembro de 2014
Obituário - Annila Spode

Falecida: Annila Spode.

Esposo: Arno Spode (In Memorian).

Filhos: Sergio ( In Memorian), Marisa, Germano , Leonardo.

Deixa: noras, genro , netos e bisnetos.

Data de nascimento: 30/09/1930.

Faleceu com 84 Anos de Idade.

Faleceu dia 29/09/2014 as 17:00 horas no Hospital Roque Gonzalez em Tapera.

Seu enterro será dia 30/09/2014 com culto de corpo presente rumando logo após para o Cemitério Evangélico de Lagoa dos Três Cantos.

Marcadores:


Postado por WM Internet as 22:04 e tem 1 comentarios


Obituário: Segismundo Tertuliano Salomoni

Falecido: Segismundo Tertuliano Salomoni.

Esposa: Dorides Salomoni.

Filhos: Ivanor, Ivar, Ivana, Dinorvan, Josandra E Rogerio.

Deixa noras, genro, netos e bisnetos.

Data de Nascimento: 27/04/1927.

Faleceu com 87 anos de idade.

Faleceu dia 29/09/2014 as 15:00 horas no IOT em Passo Fundo .

Seu enterro será dia 30/09/2014 às 10:30 horas com missa de corpo presente rumando logo após para o Cemitério Municipal de Tapera.

Marcadores:


Postado por WM Internet as 17:24 e tem 3 comentarios


Debate presidencial: fato lamentável!

Repercute nas mídias sociais o debate presidencial de ontem a noite na TV Record. Infelizmente o fato gerador da discussão não foi algum projeto novo para o futuro do país. A discussão está se fazendo em torno da declaração do candidato nanico Levi Fidelix que protagonizou um dos pontos mais baixos desta campanha presidencial.

Questionado por Luciana Genro sobre direitos homoafetivos, ele começou afirmando que “dois iguais não fazem filho'', que “aparelho excretor não reproduz'' e ainda teve tempo para comparar homossexuais a quem pratica o crime de pedofilia. Ao final, conclamou: “Vamos ter coragem! Nós somos maioria! Vamos enfrentar essa minoria. Vamos enfrentá-los''.

Lendo a ficha do candidato, vimos que  Levi Fidelix é candidato ao cargo de Presidente da República pelo PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro). Nascido no município mineiro de Mutum em 1951, José Levy Fidelix da Cruz iniciou sua carreira política em 1996 quando disputou o cargo de Prefeito de São Paulo, terminando derrotado. Em 2010 quando tentou uma vaga à Presidência da República, alcançou 57.960 votos válidos, o equivalente a 0,06%.

Sobre o fato que gerou a discussão, uma palavra o define: lamentável. Se você acha que ele está estimulando a homofobia, faça seu aqui sua denúncia. No Twitter, a ashtag LevyVocêÉNojento está em primeiro lugar. Veja o vídeo: 


Postado por WM Internet as 09:37 e tem 38 comentarios

domingo, 28 de setembro de 2014
Novamente o descarte irregular de lixo na zona rural

A Alana Bervian entrou em contato com o Tapera.Net e fez um apelo em nome do meio ambiente:

Olá, gostaria de pedir uma ajudinha para fazer uma denúncia de pessoas que ficam jogando lixo a beira de estradas e de rios nas propriedades de Linha 5 irmãos, já não é a primeira vez que isso acontece, já aconteceram várias vezes.

Gostaria que vocês publicassem uma mensagem de conscientização para essas pessoas, além de prejudicar visualmente também estão prejudicando a natureza com esse tipo de atitude...

O Tapera.net endossa o apelo de Alana. Esse tipo de atitude deve ser repudiado, pois há coleta de lixo diária na cidade. As pessoas devem acondicionar o lixo e levá-lo onde tenha coleta, não é admissível que se descarte o lixo em beiras de estrada, onde a prefeitura não faz coleta (ou faz raramente). Dependendo do lixo, as consequências podem ser sérias para o meio ambiente.  Seja educado, preserve o meio ambiente!




Postado por WM Internet as 16:15 e tem 12 comentarios


Ibirubá Florestal - Estudo diz que mudança climática provocará secas longas e severas

As mudanças climáticas vão provocar secas severas nas próximas décadas piores do que qualquer uma já vista nos últimos 2 mil anos, alertou uma nova pesquisa. Nas regiões semiáridas, como o sudoeste dos Estados Unidos, há uma chance de 80% de que ocorra uma seca que dure mais de uma década, informou um estudo publicado no “Journal of Climate”.O artigo escrito por acadêmicos da Universidade de Cornell, do Serviço Geológico dos EUA e da Universidade do Arizona combina dados históricos sobre secas com novos modelos climáticos analisando mudanças nos padrões de ocorrências de chuvas causadas pelo aquecimento global.Segundo um cenário pessimista, o risco de uma seca nos Estados Unidos durar mais de 35 fica entre 20 e 50%.

O fardo da seca também deve pesar sobre países subtropicais em desenvolvimento, inclusive no mar Mediterrâneo, no sul e no oeste da África e na América Latina.“Os riscos nos subtrópicos parecem ser tão altos quanto ou mais altos que as estimativas para o sudoeste dos Estados Unidos”, escreveram os pesquisadores. Secas ocorridas no passado como a prevista agora são a suposta causa do colapso de civilizações importantes, como o império Khmer no Sudeste da Ásia, que caiu no século 14.

A seca nos EUA nos anos 1930, que durou aproximadamente uma década, forçou um grande movimento migratório e agravou ainda mais a Grande Depressão. Pesquisadores disseram que a gravidade da seca pode ser ainda pior se o aquecimento global não for revisado.“A seriedade da seca no futuro será exacerbada por aumentos de temperatura, implicando que os nossos resultados deveriam ser vistos como conservadores”, disseram.“Estes achados enfatizam a necessidade de desenvolver estratégias de alívio à seca que possam lidar com décadas de mudança climática”.

Leia esta e outras matérias no site Ibirubá Florestal

Postado por WM Internet as 08:06 e tem 1 comentarios

sábado, 27 de setembro de 2014
A dança dos números das pesquisas eleitorais

Os resultados da nova pesquisa Datafolha para presidente foram divulgados nesta sexta-feira (26) e estão causando frisson nos meios políticos. Veja alguns resultados:
1º Turno
Dilma Roussef, 40% (37%)
Marina Silva, 27% (30%)
Aécio Neves, (18%)
2º Turno
Dilma, 47%
Marina, 43%

Para o Senado, o Datafolha deu que Olívio vai a 31% contra 29% de Lasier. Olívio Dutra inverteu o jogo e agora é o líder na disputa pelo Senado, mas os números revelam empate técnico. 

E para o governo gaúcho, o Datafolha constata rigoroso empate entre Ana Amélia e Tarso (31%). Sartori avança forte por fora. A pesquisa Datafolha registrou crescimento de Tarso Genro, que agora empata rigorosamente com Ana Amélia no primeiro turno, mas o dado mais importante é o crescimento de José Sartori, que passou de 13% na última pesquisa para 17%.

 1º Turno
Ana Amélia, 31% (37%)
Tarso Genro, 31% (27%)
José Ivo Sartori, 17% (13%)
Vieira da Cunha, 12% (3%)
 2º  Turno
Ana Amélia, 44%
Tarso Genro, 40%

Sempre que vemos os resultados de pesquisas eleitorais,  uma dúvida vem à nossa mente: será que devemos confiar nos dados apresentados nas pesquisas em relação aos candidatos aos cargos públicos?  Sempre há reclamações dos dois lados ou porque há distorções na forma de coleta de dados, ou manipulação dos dados ou a capacidade de pequenas amostras, geralmente contendo menos de 1.500 casos, em estimarem as intenções de votos de populações muito maiores, de milhares até milhões de pessoas.

Por exemplo, pesquisa divulgada na quarta-feira por ISTOÉ/Sensus mostra um resultado bem diferente deste divulgado acima, inclusive com Aécio e Marina tecnicamente empatados.

Como eleitor, a questão que fica é se as pesquisas devem ser levados em conta na hora de votar ou se o voto deve ser uma expressão da vontade política. Ao eleitor caberá a difícil tarefa de escolher no próximo domingo, dia 05, os governantes dos próximos 4 anos.

Postado por WM Internet as 10:43 e tem 13 comentarios


Churrasco comprometido

Por razões distintas, o preço médio do quilo das carnes bovina, suína e de frango acelerou entre janeiro e agosto deste ano. De acordo com o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antonio Longo, o reajuste acumulado no período é de 9% nas aves, 12% na carne bovina e 6% nos cortes suínos. Para os próximos meses, o comportamento dos preços é uma incógnita.

Segundo Kerber, secretário-executivo do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos (Sips), os valores foram reajustados para cobrir despesas que também cresceram no período, como embalagens e energia elétrica. Pelo levantamento da Agas, o quilo do pernil foi vendido em agosto por R$ 9,73.

Nas aves, a justificativa apontada para o reajuste - que pode chegar a 15%, segundo o diretor executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos - é a alta demanda externa, principalmente por parte da Rússia.  A escassez de oferta na entressafra, segundo o presidente do Sicadergs, Ronei Lauxen, explica a alta no preço do gado. 

Postado por WM Internet as 09:47 e tem 4 comentarios

quinta-feira, 25 de setembro de 2014
Vila Paz discute a questão do lixo

Em duas ocasiões nesta semana, a Vila Paz se reuniu para discutir o lixo. A problemática do lixo tem sido debatida por todos os segmentos da Vila Paz, profissionais do Posto de Saúde, escola e Comunidade, buscando ações e soluções coletivas.

Na segunda-feira, 22, a comunidade promoveu reunião a fim de buscar alternativas para o problema, onde o projeto Lixo na Comunidade, coordenado pela professora Zélia Zamboni nos anos finais do ensino fundamental foi apresentado. Esteve presente no encontro a secretária Municipal de Desenvolvimento, Délcia Maldaner.


E na quarta-feira, 24, os alunos do 2º ano da EMEF João Batista Mocelin estiveram na Prefeitura Municipal apresentando o projeto Minha Vida, Minha Comunidade, desenvolvido nas aulas da professora Tatiane Backes. Os estudantes expuseram sugestões para melhorar a coleta do lixo na Vila Paz ao prefeito Ireneu Orth e às secretárias de Educação, Maria Regina Bósio Salvadori, de Desenvolvimento, Délcia Maldaner, e de Administração, Gelsi Batistella. O encontro contou também com a presença de representantes da comunidade, do posto de saúde, alunos e professores do 3º ano e da diretora Fabiani Soder Oppelt.


De acordo com o prefeito, as questões apresentadas pelos alunos estão de acordo com o projeto da municipalidade, que deseja promover ações que integrem Educação, Saúde e a comunidade da Vila Paz para obter resultados eficazes: “todos nós somos responsáveis pelo lixo que produzimos”, comentou.

Postado por WM Internet as 12:20 e tem 3 comentarios


Números que impressionam


A Folha Espumosense de edição 2052 - 13.09.14 traz um questionamento importante sob o título Números que impressionam:

Em 2012 foi feita a ampliação do Aeroporto de Guarulhos - São Paulo. O Exército Brasileiro executou a obra com apoio de empreiteiras privadas. A reforma de trecho da pista e outros detalhes, custou R$ 280 milhões. O orçamento inicial foi de R$ 450 milhões e assim o Exército comandou o serviço e economizou R$ 150 milhões. E, outro detalhe, concluiu obra com seis meses de antecedência. Estranhamente o fato não teve notoriedade pública como deveria,  Isso o governo não mostra.

A transposição do São Francisco é o caso mais emblemático. Enquanto os trechos que ficaram sob a responsabilidade do Exército estão quase prontos, a parte que cabe às empresas privadas está atrasada ou paralisada. Claro que nenhuma instituição está livre de superfaturamentos e desvios de verbas (mal-feitos, segundo a presidenta), mas o descalabro com o dinheiro público visto na Copa do Mundo não deveria se repetir nas Olimpíadas de 2016. Ou deveria?

Postado por WM Internet as 10:28 e tem 6 comentarios


Definida a data do Brique do Comércio

A ACIT definiu a data  do Brique do Comércio: será de 27 de outubro a 07 de novembro. Na oportunidade, no dia 23/09, duas representantes do Sebrae estiveram presentes na sede da ACIT para mostrar um pouco do que pode ser oferecido aos empresários do município em termos de assessorias, consultorias e projetos. 


Postado por WM Internet as 08:44 e tem 0 comentarios


CRAS promove atividades alusivas à Semana Farroupilha

As comemorações alusivas à Semana Farroupilha foram realizadas pelo Centro de Referência da Assistência Social na tarde desta quarta-feira, 24/09. Além da festa de integração, foram promovidas apresentações dos grupos de canto, dança, flauta doce da Asema, ProJovem, Terceira Idade e APAE.




Postado por WM Internet as 06:34 e tem 0 comentarios

quarta-feira, 24 de setembro de 2014
Pedestres são a maioria das vítimas em acidentes de trânsito

Aproveitando a Semana Nacional do Trânsito, vamos transcrever o alerta do taperense João Luís Theis feito em sua coluna semanal na Gazeta Catarinense. João Luis é Engenheiro Mecânico, membro do Conselho de Trânsito de São Miguel do Oeste - SC, onde mora há 10 anos. Leia a coluna e reflita sobre o comportamento de todos nós no trânsito:

Uma pesquisa global realizada pela Allianz Seguros apontou que os pedestres são maioria entre os mortos em acidentes de trânsito. Segundo o estudo, 20 mil transeuntes morrem todo ano ao redor do mundo. No Brasil, eles representam entre 28% e 36% de todos os óbitos em ocorrências viárias. Comparado a países europeus, o índice nacional é preocupante. Na Holanda, por exemplo, país com o melhor número na União Européia, apenas 10% das ocorrências são de mortes com pedestres. O Brasil está à atrás apenas de países como a Índia (!!), em que usuários vulneráveis, incluindo pedestres, ciclistas e outros não-motoristas, correspondem a cerca de 60% de todas os óbitos em áreas urbanas. Vale lembrar que a situação é mais grave em países de renda média e baixa em que, segundo a Allianz Seguros, 84% das estradas não são pavimentadas. Em Blangladesh, por exemplo, 80% das vias não têm sequer calçamento. Por esse motivo, sustenta a alta taxa de morte de 50% em acidentes com pedestres. A via que liga as cidades de Daca e Sylheth no país asiático, por exemplo, foi avaliada como a mais mortal do mundo pelo Programa de Avaliação Rodoviária Internacional (IRAP, em inglês).

CHANCES DE SOBREVIVÊNCIA...
Segundo as informações divulgadas pela Allianz Seguros, um pedestre tem 90% de chance de sobreviver se for atingido por um carro a 30 km/h. Quando a velocidade sobe para 45 km/h, a possibilidade cai para 40% e torna-se nula acima 70 km/h. Distração, falar ao celular e invadir a via sem se importar com a aproximação de um veículo são as maiores causas das tragédias. E não pense que são apenas os motoristas que podem causar tragédias quando alcoolizados. O estudo indica também que havia álcool no sangue de grande parte dos pedestres feridos em ocorrências. 

Portanto, se você tem amor à vida e preza pela sua saúde física, muito cuidado antes de adentrar uma via. Mesmo em locais onde existe a faixa de segurança (que de seguro não tem nada...), siga o conselho que os pais davam aos seus pequenos no passado: Pare, olhe para os lados e só inicie a travessia da rua quando não houver nenhum veículo se aproximando. Caso contrário...

Postado por WM Internet as 11:18 e tem 0 comentarios

terça-feira, 23 de setembro de 2014
Obituário: Olivio Agostinho Pasinato

Falecido : Olivio Agostinho Pasinato

Esposa: Alice Thereza Pasinato ( In Memorian).

Filhos: Elita, Eronita, Darci e Eldo.

Deixa netos e bisneto.

Data de Nascimento : 28/08/1930.

Faleceu com 84 anos de Idade.

Faleceu dia 23/09/2014 Às 13:30 horas no Hospital São Jacó em Selbach.

Seu  enterro será dia 24/09/2014 às 15:30 horas com missa de corpo presente  na igreja da  Comunidade De São Pedro, rumando logo após para o Cemitério Municipal de Tapera.

Postado por WM Internet as 16:02 e tem 0 comentarios


Conheça as candidatas a Glamour Girl 2014

No próximo domingo (28/09), às 15h, no Tenarião, acontecerá o chá da Liga. Conheça as candidatas a Glamour Girl 2014:

Saiba mais no site da Liga Feminina contra o Câncer

Postado por WM Internet as 07:57 e tem 2 comentarios

segunda-feira, 22 de setembro de 2014
Calendário de Eventos de Tapera 2015 - Entidades devem solicitar datas

A Prefeitura Municipal de Tapera está organizando o Calendário de Eventos para o ano 2015. As entidades deverão encaminhar para o Departamento Municipal de Cultura, até o dia 13/10, a ficha de inscrição com os dados preenchidos e os eventos a serem realizados.

A reunião geral para organização do cronograma de atividades para o próximo ano será promovida no dia 24/10, às 9h, na Câmara Municipal de Vereadores. Leia mais

Postado por WM Internet as 16:04 e tem 2 comentarios


Dilma diz que é sem-teto

A presidenta Dilma continua nos brindando com frases maravilhosas. Desta vez foi em relação ao uso do Planalto para dar entrevistas aos jornalistas durante a campanha. Ela diz que se não puder dar entrevistas no Palácio da Alvorada será “uma sem-teto"!!!

Após o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro José Antonio Dias Toffoli, afirmar que há “uso indevido” do Palácio da Alvorada por Dilma Rousseff (PT), a presidente e candidata à reeleição se defendeu neste domingo (21) dizendo:

- Eu não terei onde dar entrevista. Eu não tenho casa aqui [em Brasília], não pode ser no Palácio da Alvorada. Eu serei sem-teto e irei para a rua dar entrevista. Eu não tenho como, não tem outro local.

Só lembrando que candidata Dilma declarou neste ano que possui um patrimônio de R$ 1.750.695,64 (um milhão, setecentos e cinquenta mil, seiscentos e noventa e cinco reais e sessenta e quatro centavos). Garanto que 99,99% dos sem tetos brasileiros trocariam de lugar com a presidente e a declaração chega a soar como uma afronta à grande maioria das pessoas que não tem nem perto do patrimônio declarado pela candidatada do PT.

Segundo TSE, em termos de arrecadação de campanha, Dilma é a campeã, já recebeu R$ 123,3 milhões de reais. O candidato do PV, Eduardo Jorge, foi quem apresentou, até o momento, a menor arrecadação. Segundo as informações concedidas ao TSE, recebeu apenas R$ 300,00 frutos de uma única doação. Se a declaração de Dilma não é uma afronta, só pode ser considerada uma piada pronta.

Postado por WM Internet as 09:19 e tem 15 comentarios


Bem-vinda primavera!

O inverno se despede hoje nesta segunda-feira (22). A primavera começa às 23h29 de hoje. As temperaturas durante a noite caem bastante e durante o dia já faz bastante calor, com máximas acima dos 25°C. Ao amanhecer a temperatura tem estado entre 5 e 7ºC. 

Os dias de tardes quentes e noites frias afetam a saúde das pessoas, principalmente as crianças. Nas oscilações de temperatura muito bruscas, o organismo não consegue se adaptar com a mesma velocidade e a consequência é o aumento na incidência de alergias como rinite, sinusite e asma, e infecções respiratórias (pneumonias). 





Postado por WM Internet as 08:43 e tem 5 comentarios

domingo, 21 de setembro de 2014
Ibirubá Florestal - Partícula elementar pode causar o fim do mundo, diz Hawking

O físico Stephen Hawking pode ter preocupado muita gente ao revelar que uma partícula elementar, teoricamente surgida após o Big Bang e conhecida como Partícula de Deus, poderia provocar o fim do mundo. Ele escreveu essa teoria no prefácio de seu novo livro, Starmus, e disse mais: isso pode acontecer a qualquer momento, sem que nenhum aviso seja emitido. O cientistas acreditam que uma mudança no estado de energia do universo pode fazer com que ele sofra uma deterioração catastrófica. Isso quer dizer que uma bolha de vácuo poderia se expandir a velocidade da luz no espaço destruindo tudo o que encontrasse pela frente.

Essa partícula, chamada de Bóson de Higgs, foi prevista pela primeira vez em 1964 por um grupo de cientistas, incluindo Peter Higgs, preenchendo uma lacuna que faltava no modelo padrão da física das partículas e explicando três das quatro forças fundamentais existentes no universo: as forças fortes, fracas e eletromagnéticas. A massa dessa partícula é necessária para manter a estabilidade do universo. Se esse estado entra em colapso, o universo fica instável, provocando um evento catastrófico. Mas, de acordo com cientistas, embora o potencial de Higgs governe o vácuo em que estamos e seu estado de energia possa sofrer mudanças, é improvável que o mundo acabe nos próximos bilhões de anos.

Postado por WM Internet as 00:51 e tem 7 comentarios

sábado, 20 de setembro de 2014
Função da imprensa, sob a ótica do governo

Repercute nos meios políticos a frase dita ontem, em Brasília durante encontro com um grupo de jornalistas pela candidata Dilma Roussef:

- Não é função da imprensa fazer investigação e sim divulgar informações.

A maioria dos jornalistas que comentou o assunto se declarou surpreso com a declaração nada republicana de Dilma. Noblat lembrou da declaração do ex-presidente Lula em 2003:

- Eu não gostaria de ver notícia publicada. Gostaria de ver propaganda publicada.

A liberdade de imprensa é um dos pilares da democracia. Sob essa ótica, a imprensa hoje tem relevante e decisivo papel na defesa e propagação da democracia, mesmo que nossos governantes discordem frontalmente disso. Sem liberdade de imprensa não existe democracia.



Postado por WM Internet as 10:49 e tem 13 comentarios

sexta-feira, 19 de setembro de 2014
Termos gaúchos - você sabe o que significam?

Lara Ely e Isadora Neumann, jornalistas da Zero Hora, foram ao Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre, conferir se os gaudérios conhecem mesmo a história do Rio Grande do Sul. É lamentável que o conhecimento da história gaúcha seja tão desprezado mesmo entre as pessoas que cultuam a tradição gaúcha.

   
Então vamos lá dar uma ajudinha para o povo aprender um pouco mais das suas raízes. 

20 de setembro Início da Revolução Farroupilha. Em 20 de Setembro de 1835, tropas lideradas por Bento Gonçalves marcharam para Porto Alegre, tomando a capital gaúcha e dando início à guerra. Após dez anos de batalhas, com Bento Gonçalves já afastado da liderança e com as tropas já muito desgastadas, os farrapos aceitam negociar a paz.  Em fevereiro do 1845 é então selada a paz em Poncho Verde.

Chimango ou Ximango - Apelido dado pelos federalistas aos governistas. O lenço de cor branca identificava os chimangos.

Maragato - É o nome dado aos sulistas que iniciaram a Revolução em protesto a política exercida pelo governo federal. Os maragatos eram identificados pelo uso de um lenço vermelho no pescoço

Chama Criola - A Chama Crioula nasceu em 1947, quando um pequeno grupo de estudantes do Julinho, entre eles Paixão Cortes, resolveu homenagear os soldados mortos na Revolução Farroupilha. Saiba sobre esta história e como surgiu o Piquete da Tradição, clicando aqui.

E a última pergunta do vídeo, responda você, quem ganhou a Guerra dos Farrapos?

Postado por WM Internet as 18:31 e tem 0 comentarios


Obituário: João Maria Teodoro Bullé


Falecido : João Maria Teodoro Bullé.
Esposa: Maria Elsa Bullé.
Filhos: Jose Maria (In Memorian), Ivo, Gilmar E Gilnei.
Deixa : Noras , Netos e Bisnetos.
Data de Nascimento: 14/07/1940.
Faleceu com 74 Anos de Idade.
Faleceu dia 19/09/2014 às 09:00 horas no Hospital da Cidade em Passo Fundo.
Seu enterro será dia 20/09/2014 às 08:30 horas com missa de corpo presente rumando logo após para o Cemitério Municipal de Tapera

Marcadores:


Postado por WM Internet as 17:01 e tem 0 comentarios

quinta-feira, 18 de setembro de 2014
Mais da metade da população tem acesso à internet

O número de brasileiros que usa internet já ultrapassa a metade da população, segundo dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2013. Pela primeira vez, a proporção de internautas chegou a 50,1%, de acordo com o material divulgado nesta quinta-feira (18) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), superando os 49,2% de internautas registrados em 2012.

A Pnad aponta ainda que cerca de 86,7 milhões de pessoas com mais de dez anos de idade acessaram a internet no período de referência da pesquisa, em 2013.

A pesquisa do IBGE mostra ainda que as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste superaram a média nacional, com 57,7%, 54,8% e 54,3%, respectivamente. Já as regiões Norte e Nordeste atingiram puxam os números para baixo, com 38,6% e 37,8%. 

Segundo a Pnad, 49,5% das residências brasileiras possuem computador. Em 2012, esse número era de 46,4%.

Postado por WM Internet as 23:16 e tem 12 comentarios


Marque na sua agenda: palestra com Marins

A parceria entre as Associações Comerciais de Tapera, Selbach, Colorado, Depto. Indústria e Comércio de Lagoa dos Três Cantos e Sicredi Rota das Terras trará para Tapera, no dia 12 de novembro, o palestrante Luiz Almeida Marins Filho - mais conhecido como professor Marins. 

Luiz Almeida Marins Filho é um dos 100 melhores palestrantes do Brasil. Antropólogo, licenciado em História, professor em várias universidade e escritor, Marins é mais conhecido do grande público pela sua participação na TV. Atualmente o programa "Motivação & Sucesso com Professor Marins" vai ao ar todos os domingos das 19 às 19:30 horas na Rede Vida de Televisão.

A palestra que Marins fará em Tapera abordará o tema “ Como enfrentar os desafios de um mundo em mudanças”. Para saber mais sobre o palestrante: www.anthropos.com.br.

Postado por WM Internet as 09:42 e tem 1 comentarios


A Semana Farroupilha nas escolas taperenses

Escola Pequenos Brilhantes recebeu os estudantes do educandário Dionísio Lothário Chassot

Escola 8 de Maio -  Apresentações e mateada

 Apresentações na escola Dionísio Lothário Chassot

Alunos da EMEF Francisca Cerutti se apresentaram na Prefeitura Municipal de Tapera

João Batista Mocelin montou um QG voltado às tradições gaúchas


Mais detalhes aquiaqui e aqui

Postado por WM Internet as 07:22 e tem 4 comentarios

quarta-feira, 17 de setembro de 2014
Morre Miguel da praça

Recebemos informação de José Dahmer de que faleceu o Miguel da praça no Hospital Roque Gonzales. Informações preliminares dizem que ele teve uma parada cardíaca por volta das 20 horas. Miguel era morador de rua, e conhecido por vaguear sempre acompanhado por vários cães. Muitas pessoas tentaram ajudar e fazer com que Miguel mudasse de vida, mas nenhuma tentativa teve sucesso. Ele sempre recusou ajuda e dizia que preferia a vida como ela era. Ele devia ter por volta de 47 anos.

Vanderleia von Grafen registrou Miguel
e seus inseparáveis cães em maio deste ano.


Postado por WM Internet as 21:29 e tem 20 comentarios


Campanhas políticas - Ou o cansaço de ser tratado como idiota

Vale a pena esperar um pouco e assistir o vídeo de como são feitas as campanhas políticas no Brasil. Ou melhor, de como somos tratados como idiotas pelos políticos, marqueteiros ou seja lá que é responsável pelo horário eleitoral na TV. Não é para menos que 60% das pessoas não manifestam interesse algum pelo horário eleitoral. Aliás, na Suécia não existe horário eleitoral. Eles acham os horários eleitorais na TV muito caros – e quem paga essa conta é o contribuinte. 

Mas aqui no Brasil, a falácia de que ninguém paga essa conta ainda engana muitos. Essas mesmas pessoas que acreditam que não pagam essa conta devem ser as mesmas que se sentem isentas de impostos, mas pagam tributos enormes em todos os bens que consomem. Inclusive na alimentação, moradia, diversão e saúde.

Mas tudo bem, tem gente que acredita em Papai Noel, duendes e fadas. E até que governantes não sabia de nada. Mesmo não concordando com as afirmações acima, vale a pena ver o vídeo abaixo:



Postado por WM Internet as 12:11 e tem 4 comentarios


Segurança pública - Um problema de todos


A Prefeitura Municipal está disponibilizando os telefones acima para que todos possam contribuir com a segurança pública. Ultimamente a segurança pública é dos temas que mais afligem a comunidade. O aumento da sensação de insegurança, que era restrito aos grandes centros urbanos, invadiu as pequenas cidades do País e Tapera não ficou de fora. O problema da segurança não deve ficar restrito somente às autoridades competentes e todos podemos fazer nossa parte.

Postado por WM Internet as 10:33 e tem 2 comentarios


Obituário - Honorina Mariani

Falecida : Honorina Mariani

Esposo : Arlindo Mariani (In Memorian )

Filhos : Paulo e Patricia

Deixa Nora : Ana Julia , netos: Frederico e Maria Clara

Data de Nascimento: 04/03/1934.

Faleceu Com 80 anos de Idade.

Faleceu Dia 16/09/2014 Às 20:30 horas no Hospital Roque  Gonzalez em Tapera .

Seu enterro será dia 17/09/2014 às 16:00 horas com missa de corpo presente rumando logo após para o  Cemitério Municipal De Tapera.

Marcadores:


Postado por WM Internet as 08:34 e tem 3 comentarios

terça-feira, 16 de setembro de 2014
Viajar deixa as pessoas mais felizes do que bens materiais

Ontem muitas pessoas comentaram do desejo do Marcio viajar. Algumas cpessoas consideram esse desejo legítimo, outros lembram sua incapacidade de discernimento e os perigos que Márcio corre ao sair de Tapera. Deixando de lado essa discussão, uma pesquisa mostra que viajar traz mais felicidade do que bens materiais. Ou seja, fazer coisas invés de comprar coisas nos deixa mais felizes. Veja se você concorda:

1. É mais difícil comparar viagens do que coisas. Você fica feliz quando compra um carro mas a felicidade pode passar assim que você vê que o seu vizinho comprou um melhor que o seu. Já numa viagem, sua experiência é tão única que chega a ser incomparável. E mesmo que o seu vizinho tenha passado as férias na Europa e você no litoral paulista, não significa que ele estava realmente feliz e se divertindo tanto quanto você na praia.

2. Viajar nos aproxima mais das pessoas e isso tende a nos deixar mais felizes. É só lembrar das viagens que fiz com a minha família, com uma amiga e até aquelas em que fui sozinha e fiz grandes amizades. Esse tipo de experiência tende a aproximar e conectar pessoas, enquanto comprar coisas nem tanto.

3. Coisas enjoam e viajar é uma experiência que fica para sempre. Lembra do carro que você comprou no fim do ano? Já enjoou e quer trocar por um novo, né? Mas aquela viagem que você fez nunca será esquecida ou trocada.

4. Contar sobre uma viagem deixa as pessoas mais felizes do que contar sobre a roupa nova que comprou. Daqui cinco anos você vai contar sobre a sua viagem com a mesma empolgação e felicidade de sempre. Além disso, as pessoas também ficarão mais felizes ouvindo as histórias de uma viagem do que sobre a sua roupa.

Infelizmente, o feriado de 20 de setembro vai cair em um sábado impossibilitando muita gente de fazer o feriadão de meio de semestre. A dica do Tapera.Net, se você tem tempo e condições, é alugar um desses apartamentos em Camboriú. Veja aqui

Postado por WM Internet as 11:15 e tem 12 comentarios

segunda-feira, 15 de setembro de 2014
Comunicado da APAE - Márcio Ceccon

A APAE Tapera lançou nesta manhã um comunicado à comunidade a respeito de seu aluno Márcio Ceccon:

Estamos em sérias dificuldades com nosso aluno Márcio Ceccon.

Sexta-feira recebemos ligações que ele estava pegando carona próximo a subestação na Vila Raspa, comunicamos a Assistência Social que enviou um carro para tentar impedir que ele viajasse, quando chegaram no local, Márcio já não estava. Foram procurá-lo em Espumoso sem êxito .Sábado ele esteve passeando em Passo Fundo, dormiu no albergue lá, ontem a noite, recebemos uma ligação de Maximiliano de Almeida que nosso aluno estava lá e sem dinheiro. O sargento Marcos nos relatou que ele já teria passado por várias outras cidades, como Erechim e Ibiaçá e eram 23h quando desembarcou em Maximiliano de Almeida e foi encaminhado para que passasse a noite num hotelzinho da cidade.

COMUNIDADE, estamos pedindo que não mais deem carona ou dinheiro à Márcio, esse dinheiro é que financia as viagens para outras cidades e que paga a Coca Cola. Ele é diabético, e segundo a médica, na última consulta que acompanhamos, ele corre sérios riscos de vida, pois além de abusar no açúcar, não faz uso contínuo da medicação. A APAE está muito preocupada com essas saídas dele pois ele possui deficiência intelectual e não poderia viajar desacompanhado. 

Por hoje, entramos em contato com a Assistência Social que tratará de como trazer Márcio de volta a Tapera.

Compartilhem essa informação para que mais pessoas saibam da situação de nosso aluno.

Obrigada

APAE Tapera.

Postado por WM Internet as 09:38 e tem 35 comentarios

domingo, 14 de setembro de 2014
Quero morar na propaganda do PT


Repercute muito o vídeo 'Quero morar na propaganda do PT'. Como sempre muita discussão, alguns defendendo o partido e sua política e outros condenando a propaganda exageradamente otimista. E você, vive na propaganda do PT ou não?

Postado por WM Internet as 21:00 e tem 32 comentarios


Ibirubá Florestal - Cidades não se comunicam com os pedestres

Diante de ruas que só falam aos carros, campanha pede que autoridades pensem em sinalizações para os não motorizados. O leitor já deve ter se deparado com a seguinte situação ao caminhar por ruas e avenidas de qualquer cidade brasileira: você precisa chegar a algum lugar, um determinado endereço que sabe estar próximo. Procura uma placa de sinalização, muitas vezes inexistente, mas ao finalmente encontrá-la, ela aponta um caminho, mas… que caminho? Você sabe que essa localidade está à sua esquerda, mas a placa aponta a necessidade de pegar a direita e fazer uma conversão mais à frente. Se você está a pé, que sentido faz isso? Nenhum, claro. O que acontece é que essa sinalização não “fala” com o pedestre. Ela se dirige, exclusivamente, aos seres devidamente motorizados. Esse não é um caso isolado. Cerca de 90% de toda a sinalização existente em nossas cidades são dirigidas para motoristas, ou seja, para um público que, nem ao menos representa a maioria dos deslocamentos nas cidades.

Uma recente pesquisa divulgada pelo Datafolha em São Paulo constatou que o ônibus é o principal meio de transporte diário das pessoas, com 79% das respostas. Em seguida vem o metrô, com 39%, e só em terceiro lugar aparecem os carros, com 17%, um pouco à frente dos usuários de vans, lotações e peruas, com 13%. Ainda segundo a pesquisa, 7% dos entrevistados disseram andar apenas a pé.

Leia matéria completa no site Ibirubá Florestal

Postado por WM Internet as 09:53 e tem 2 comentarios

sábado, 13 de setembro de 2014
Isabela reencontra o ursinho Pepê

Registrando o momento em que Isabela veio buscar seu ursinho Pepê. Isabela e a mãe estiveram esta semana no salão do Tony para buscar o ursinho que estava no carro que foi roubado e capotou na avenida XV de Novembro em 28 de agosto. As pessoas se mobilizaram (veja história aqui) e encontraram o ursinho da Isabela. É uma pena que ainda tenhamos que lutar por um direito tão básico como a segurança. Em uma semana marcada por atos de violência e racismo no Estado, o vídeo abaixo nos fazer refletir sobre que País estamos estregando à nossos filhos.


Postado por WM Internet as 22:57 e tem 1 comentarios


Suspeita da agressão ao idoso foi encaminhada ao presídio

A notícia boa do dia é que a suspeita pela violenta agressão a que foi submetido o idoso Aníbal de Oliveira foi detida ontem por volta das 17:30 hs da tarde. A suspeita D.O. foi encaminhada ao presídio regional de Espumoso. 

Saiba mais sobre o fato -   Na segunda-feira, 08/09, Aníbal, 99 anos, estava em sua casa quando uma mulher identificada como D. O. pulou o portão e entrou na casa. A mulher deu uma paulada na cabeça de Aníbal e, em seguida , pegou uma faca que estava em cima da mesa e o agrediu com facadas na face, braços, cabeça e pernas. Com a chaleira ela agrediu a cabeça do idoso.

Vizinhos e testemunhas que passavam na rua ouviram os gritos e foram socorrer o idoso e viram a mulher fugindo. Familiares relataram o sumiço da carteira com R$ 500,00 mais a importância de R$ 1.000,00 que estava em outro lugar da casa. A vítima já recebeu alta hospitalar e está sob os cuidados da família. O idoso mora na Av. Brasília - Vila Brasília e a agressora é conhecida da comunidade. 

A vítima, Aníbal de Oliveira teve alta hospitalar e está recuperando em casa. A comunidade ficou chocada com o fato. A agressora tem um histórico de violência na comunidade e as pessoas expressaram sua inconformidade quanto a liberdade de D.O. Enfim, agora recolhida ao presídio, espera-se que a justiça seja feita.


Postado por WM Internet as 11:46 e tem 10 comentarios


Obituário - João Trevisan

Falecido: João Trevisan

Esposa: Maria Trevisan

Filhos : Vani, Moacir e Rogério

Data de Nascimento: 13/02/1928

Faleceu com 86 Anos de idade

Faleceu dia 12/09/2014 Às 22:20 Horas no Hospital Roque Gonzalez em Tapera.

Seu enterro será dia 13/09/2014 às 16:30  horas com missa de corpo presente rumando logo após para o Cemitério Municipal De Tapera.

Marcadores:


Postado por WM Internet as 10:04 e tem 0 comentarios

sexta-feira, 12 de setembro de 2014
Obituário - Bruno Gengnagel

Falecido : Bruno Gengnagel.

Esposa: Angelina Maia Gengnagel.

Filhos : Maria Odilce, Rosane , Bladimir , Solange, Genir , Adimar, Lourdes , Sonia e Carmem ( In Memorian).

Deixa : genros, noras , netos e bisnetos.

Data de Nascimento: 20/12/1935.

Faleceu com 78 anos de idade.

Faleceu dia 12/09/2014 as 15:00 horas no Hospital Roque Gonzalez em Tapera.

Seu enterro será dia 13/09/2014 as 16:30 horas com missa de corpo presente rumando logo após para o Cemitério Municipal de Tapera.

Marcadores:


Postado por WM Internet as 16:46 e tem 0 comentarios

quinta-feira, 11 de setembro de 2014
Associação propõe suspender voto de quem recebe Bolsa Família

No Paraná, associação comercial propõe a candidatos a defesa da ‘suspensão do direito ao voto’ para beneficiários de programa. 

A ideia já tinha aparecido em redes sociais e até em cartazes nas manifestações de rua de 2013. Agora, porém, foi assumida formalmente pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, município paranaense de 334 mil habitantes, a quase cem quilômetros de Curitiba. Em documento que está apresentando aos candidatos a cargos do Legislativo, a entidade propõe o fim do voto para quem é beneficiário do Bolsa Família.

A ideia parece esdrúxula, ainda mais que o direito ao voto no Brasil é recente e remete a própria cidadania. Outra situação polêmica acontece na Inglaterra: funcionário público inglês não vota, pois há o conflito de interesses. Enfim, democracia é um projeto em constante mudança e a proposta desta associação serve como mais uma ideia, entre outras, para discutir e aprimorar nosso país.  

Postado por WM Internet as 20:03 e tem 19 comentarios


Entrevista - Marli Tereza Kroth, a Pitty

A taperense Marli Tereza Kroth, mais conhecida como Pitty, vem se destacando nas maratonas que tem acontecido na região. Vamos saber como esse esporte entrou na sua vida e seus planos para o futuro: 

Tapera.Net - Pitty, como foi que a corrida aconteceu na tua vida? Quando foi que você começou a levar a corrida mais a sério?

Pitty - Parei de fumar e o ponteiro da balança começou a subir. Como já fazia caminhadas, passei a trotar envergonhada e quando ouvia ronco de carros voltava a caminhar. Corria de uma placa a outra até que comecei a fazer percursos maiores com facilidade e sem perceber já não caminhava mais, só queria correr.
Comecei a levar a corrida mais a sério quando um amigo me convidou, em 2009, para correr a Rústica da Maratona Internacional de Porto Alegre. Foi um desafio, pois pensei que não conseguiria.
Depois desta vieram muitas outras, até que 10 Km começaram a ficar muito fácil, então aumentei gradativamente a distância, até chegar aos 21 Km, que considero um percurso ideal para o meu condicionamento físico.
Hoje estou me preparando para a Meia Maratona de Punta Del Leste que será minha sexta. No ano de 2013 corri a Meia Maratona de Lisboa e de Camboriú e o Asics 21K de Porto Alegre. Neste ano, a Semi Marathon de Paris e Meia Maratona Municipal de Passo Fundo.

Tapera.Net - Como é o seu dia a dia, como está sendo a preparação para a Maratona de Punta del Este  que acontecerá dia 21 de setembro ?

Pitty - O meu dia começa cedo, procuro treinar três vezes por semana, de 8 a 10 Km, de preferência pela parte da manhã. Após, chego ao trabalho com a missão de treino cumprida e uma dose extra de serotonina. Quando não há possibilidade de treino pela manhã durante a semana, migro para o horário do meio-dia. Aos finais de semana procuro correr trajetos mais longos.
A minha alimentação é bem balanceada, sem privações. O único ritual é comer uma macarronada na véspera de provas. Não faço uso de suplementos, porém quando a distância for maior que 10 Km, utilizo um sache de carboidrato gel. Há aproximadamente 1 ano faço musculação duas vezes por semana para fortalecer a musculatura das pernas e do core. 

Tapera.Net - O seu exemplo e determinação está levando outras pessoas para este esporte. Como você vê isso e qual o conselho que você dá para as pessoas que tem vontade de começar a fazer algum tipo de exercício?

Pitty - Vejo isso como um estímulo para mim. Nunca é tarde para começar uma atividade física e mesmo a corrida, que parece ser uma atividade exaustiva, em qualquer fase da vida conhecemos pessoas que a iniciam tardiamente, que é o meu caso.
A persistência é a chave para você se tornar um corredor. O desânimo de um dia ruim pode ir embora com um treino.
Além disso, o incentivo da família, amigos, colegas de trabalho e até mesmo desconhecidos são muito importantes.
Antes de iniciar qualquer programa de exercício busque orientação especializada, e faça exames regularmente.

Tapera.Net - Quais são os planos para o futuro?

Pitty - Meu plano para o futuro é continuar correndo. Corro para ter saúde, viver mais, ficar mais bonita, me sentir bem, fazer amigos, mas sinceramente, já não sei viver sem correr.
Minhas próximas corridas:
- 31 de Dezembro: São Silvestre (São Paulo)
- 15 de Fevereiro: Meia Maratona de Barcelona (Espanha)
Sou uma corredora, e por isso, uma pessoa muito mais feliz.

Parabéns pelo belo exemplo,estaremos torcendo por vocês no próximo dia 21, na  Maratona de Punta Del Leste.


Márcia Elvira, Marli Tereza Kroth,  Lidiana Corazza,  Walkiria D'Puig
 e 
Laura Sucolotti (que não está na foto) participarão da
Maratona Internacional del Punta del Leste.
Na foto, o 1º Trail Run em Passo Fundo.

Postado por WM Internet as 10:54 e tem 6 comentarios

quarta-feira, 10 de setembro de 2014
Comunidade indignada com assalto violento a idoso

Continua repercutindo na comunidade o assalto ao idoso Aníbal de Oliveira, nesta segunda-feira, 08/09. Por volta de 17:30, Aníbal, 99 anos, estava em sua casa quando uma mulher identificada como D. O. pulou o portão e entrou na casa. A mulher deu uma paulada na cabeça de Aníbal e, em seguida , pegou uma faca que estava em cima da mesa e o agrediu com facadas na face, braços, cabeça e pernas. Com a chaleira ela agrediu a cabeça do idoso.

Vizinhos e testemunhas que passavam na rua ouviram os gritos e foram socorrer o idoso e viram a mulher fugindo. Familiares relataram o sumiço da carteira com R$ 500,00 mais a importância de R$ 1.000,00 que estava em outro lugar da casa. A vítima já recebeu alta hospitalar e está sob os cuidados da família. O idoso mora na Av. Brasília - Vila Brasília e a agressora é conhecida da comunidade. 

A ocorrência 910/2014 está registrada na DP de Tapera. Familiares e comunidade estão indignados e querem justiça. 




Postado por WM Internet as 20:39 e tem 18 comentarios


Capa da Revista Na Balada - Júlia Marasca

De Milão para a Na Balada

A capa da edição 58 da Revista Na Ba.ada, é a deslumbrante Júlia Marasca de Tapera.



Postado por WM Internet as 15:48 e tem 3 comentarios


Do verão para o inverno em poucas horas

Segundo a MetSul,  o Estado teve ontem o segundo dia mais quente do inverno. A máxima foi de 35,9ºC em São Leopoldo. Para grande parte do Estado, contudo, o calor vai embora por um breve período a partir de hoje com uma frente fria que trouxe temporais no Uruguai. 

Ontem, em  tinha calor de  28ºC e em 3 horas a temperatura caiu para 12 ºC. Vento virou na cidade com rajadas de 69 km/h e temperatura desabou.  Chuva forte, trovoadas, vento de 84 km/h e frio de 11ºC  viraram o tempo no sul do estado.  No momento há mutas rajadas de vento norte .Espera-se para hoje, quarta-feira, a grande virada do tempo para a nossa região.

Postado por WM Internet as 07:41 e tem 3 comentarios

terça-feira, 9 de setembro de 2014
Obituário: Melina Adam Ritter


Falecida : Melina Adam Ritter .

Esposo : Ernesto Ritter (In Memorian).

Filhos : Marcelo e Paulo, Nora Graziela , Netos Guilherme e Laura . 

Data Nascimento: 17/12/1930.

Faleceu com 83 anos de idade.

Faleceu dia:  08/09/2014 às 14:30 horas no Hospital da Cidade em Passo Fundo.

Seu enterro será dia 09/09/2014 às 14:00  horas , com missa de corpo presente rumando logo após para o Cemitério Municipal de Tapera.

Funerária Carlan

Marcadores:


Postado por WM Internet as 08:55 e tem 2 comentarios


Ação beneficente para o Dia das Crianças

Sabe aquele brinquedo que  as crianças da sua casa não usam mais? Faça um gesto de carinho e doe ele a uma criança carente. O  Regional Supermercados estará recebendo estes brinquedos. Passe em um dos Supermercados Regional, faça sua doação e concorra a 4 bicicletas 18 marchas.



Postado por WM Internet as 08:40 e tem 0 comentarios

segunda-feira, 8 de setembro de 2014
Luiz Marenco se apresentará em Tapera

A programação da Semana Farroupilha iniciará na próxima sexta-feira, 12/09, com o show de Luiz Marenco e Banda, no Tenarião. O ingresso é 1kg de alimento não perecível.

As homenagens começarão às 18h no cemitério municipal, no túmulo de Pedro Dupont Mattei, e, às 20h, está programada a abertura dos festejos com integração das invernadas artísticas do CTG Guido Mombelli e GF Piazito Gaudério. Após o show, será promovido um fandango com a Banda Garotos do Rio Grande. 


Nesta quarta-feira, em Ibirubá, jornalista, historiador r professor universitário Juremir Machado estará em Ibirubá, na Casa de Cultura, as 20 horas, para proferir uma palestra com o tema: 1964-Golpe Midiático-Civil-Militar, que é o título de seu novo livro. O ingresso é gratuito e o livro estará a disposição aos interessados em adquirir no valor de apenas 30 reais. 

Postado por WM Internet as 17:48 e tem 1 comentarios


Semana Municipal da Cultura encerra com atividades alusivas à Semana da Pátria

Para encerrar as festividades da 5ª Semana Municipal da Cultura, a Administração Municipal promoveu ontem, 07/09, a tarde cívico-cultural com desfile alusivo à Semana da Pátria e apresentações artísticas. Estiveram presentes o prefeito Ireneu Orth, o vice-prefeito Volmar Kuhn, as soberanas do município, vereadores, secretários e diretores municipais e demais autoridades locais.








Na oportunidade, a equipe da Secretaria de Saúde juntamente com a do Hospital Roque Gonzales, coordenada pelo grupo SOS Anjos do Salvamento, realizou a simulação de um resgate com vítima. Durante a encenação, o diretor Fabio Maier explicou o que estava acontecendo e as dificuldades encontradas quando acontece um acidente e as pessoas, no intuito de ajudar, acabam atrapalhando. “Parabéns ao município de Tapera que agora possui pessoas capacitadas para o resgate”, comentou. Entre os dias 5 e 7 de setembro, técnicos de enfermagem, enfermeiros e motoristas participaram de uma capacitação para socorristas. 

.

Também no domingo, houve o acendimento da Chama Crioula. Participaram da solenidade o presidente da Sociedade Hípíca Amigos do Cavalo, José Renato Drum, o patrão do GF Piazito Gaudério, Atílio da Silva, a patroa do CTG Guido Mombelli, Terezinha Haupenthal, e o presidente do Conselho Municipal da Cultura, Jorge Quadros. Após, o convite para que a comunidade participe da Semana Farroupilha e a entoação do Hino Rio-Grandense, os cavalarianos conduziram a Chama Crioula para a guarda da Brigada Militar.


Veja mais fotos do evento no site da Prefeitura Municipal de Tapera


Postado por WM Internet as 10:24 e tem 1 comentarios

Posts mais recentes Posts mais antigos




 
Google
 

 




 

Últimos Posts

Uma massa de ar frio atrás da outra
Obituário - Antônio Fredolino Bervian
Obituário - Mario José Kunzler
Boletim Epidemiológico de 14/05/21
Faleceu o radialista Régis Güths de Ibirubá
Obituário - Alair Passinato
Clima de inverno no RS
Obituário - Eva T. Rodrigues
34º óbito por covid em Tapera
Boletim Epidemiológico do dia 06/05

Arquivos

julho 2012 agosto 2012 setembro 2012 outubro 2012 dezembro 2012 fevereiro 2013 abril 2013 maio 2013 junho 2013 julho 2013 agosto 2013 setembro 2013 outubro 2013 novembro 2013 dezembro 2013 janeiro 2014 fevereiro 2014 março 2014 abril 2014 maio 2014 junho 2014 julho 2014 agosto 2014 setembro 2014 outubro 2014 novembro 2014 dezembro 2014 janeiro 2015 fevereiro 2015 março 2015 abril 2015 maio 2015 junho 2015 julho 2015 agosto 2015 setembro 2015 outubro 2015 novembro 2015 dezembro 2015 janeiro 2016 fevereiro 2016 março 2016 abril 2016 maio 2016 junho 2016 julho 2016 agosto 2016 setembro 2016 outubro 2016 novembro 2016 dezembro 2016 janeiro 2017 fevereiro 2017 março 2017 abril 2017 maio 2017 junho 2017 julho 2017 agosto 2017 setembro 2017 outubro 2017 novembro 2017 dezembro 2017 janeiro 2018 fevereiro 2018 março 2018 abril 2018 maio 2018 junho 2018 julho 2018 agosto 2018 setembro 2018 outubro 2018 novembro 2018 dezembro 2018 janeiro 2019 fevereiro 2019 março 2019 abril 2019 maio 2019 junho 2019 julho 2019 agosto 2019 setembro 2019 outubro 2019 novembro 2019 dezembro 2019 janeiro 2020 fevereiro 2020 março 2020 abril 2020 maio 2020 junho 2020 julho 2020 agosto 2020 setembro 2020 outubro 2020 novembro 2020 dezembro 2020 janeiro 2021 fevereiro 2021 março 2021 abril 2021 maio 2021

 

 


WM INTERNET
Blog Home V?o Pol?ca Cidade Pol?a Eventos Obitu?o