Tapera.Net - [email protected]
domingo, 30 de novembro de 2014
Ibirubá Florestal - Academias de ginástica poderão gerar energia elétrica, segundo a Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deu no início deste mês o primeiro passo para transformar academias de ginástica em micro ou minigeradoras de energia elétrica. Isso será possível a partir da adaptação de equipamentos, de forma a aproveitar a força motriz humana aplicada durante os exercícios. Por enquanto, a autorização da Aneel vale apenas para academias públicas, disponibilizadas nas ruas pela prefeitura do Rio de Janeiro. 

Elas fazem parte de um projeto piloto, em parceria com a empresa Adabliu Eventos e a concessionária Light Serviços de Eletricidade. “Toda energia gerada será computada e compensada nas instalações da prefeitura”, informou o relator do processo na Aneel, Reive Barros dos Santos. “Trata-se do reaproveitamento de energia. Ela seria desperdiçada, caso não fossem utilizados sistemas de conversão eletromecânica do trabalho durante a prática desportiva e injeção de eletricidade na rede de distribuição de energia elétrica”, acrescentou. 

Leia matéria completa no site Ibirubá Florestal

Postado por WM Internet as 23:26 e tem 0 comentarios


Os 15 anos do Regional Supermercados em Tapera

Não poderíamos ficar indiferentes às comemorações dos 15 anos do Regional Supermercados em Tapera, que transcorre amanhã dia 1º de dezembro.

O Regional Supermercados surgiu em Ibirubá em 1984, quando a empresa denominava-se “Casa das Carnes”, um pequeno estabelecimento, que comercializava carnes e uma restrita linha de gêneros alimentícios.

Foi no dia 1 de dezembro de 1999, que iniciou a rede Regional Supermercados, com a abertura da loja de Tapera. Inicialmente o Regional adquiriu o Mercado Wirti e algum tempo depois construiu um novo espaço: uma loja com infra-estrutura completa, capaz de sanar as necessidades de Tapera, oferecendo serviços e produtos de qualidade. 

O trabalho, a dedicação e o empreendedorismo resultaram na credibilidade e confiança dos clientes, fornecedores e comunidade. Em Tapera, o Regional Supermercados tem sua história ligada a comunidade através de Lair Grave, o fundador do Regional e mais especificamente Claudete Grave, que é a gerente de Tapera. 

Esse casal, juntamente com seus filhos e noras, implantaram uma empresa familiar e hoje possuem 04 grandes lojas. A matriz em Ibirubá é gerenciada por Lair Grave e a filial da Av Mauá em Ibirubá por Abel Grave. A loja de Espumoso é gerenciada por Rafael Grave e sua esposa Viviane. E a loja de Tapera é gerenciada por Claudete Grave. Ao casal e sua família nossos parabéns, pela dedicação, evolução constante e carinho com que exercem seu trabalho.

Muitos brindes serão sorteados entre clientes e amigos do Regional e ofertas especiais de aniversário para você aproveitar! E o parabéns com bolo, velinha e tudo vai ser nesta segunda-feira, as 4 horas.



Postado por WM Internet as 01:52 e tem 1 comentarios

sábado, 29 de novembro de 2014
Brique adiado!

Devido as obras que estão sendo realizadas no Tenarião, o Brique da Liga só poderá iniciar dia 08/12, segunda-feira.

No domingo dia 07/12 a tarde das 14:30 ás 17:00, a equipe da Liga estará no Tenarião para receber doações! O Brique vai, portanto, do dia 08 ao dia 15 de dezembro.  O funcionamento será na parte da tarde, das 13:30 h até as 17:30.


Postado por WM Internet as 18:45 e tem 0 comentarios


Taperenses classificados na OBMEP 2014

Confira aqui os classificados na OBMEP ( Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) 2014.  Na listagem  geral, é possível conferir as seguintes premiações para taperenses: 

Medalha de Bronze - GABRIEL LEITE PERTILE

Menção Honrosa 

DEBORA ANTUNES DE OLIVEIRA
LUCAS CORNELIUS BRUM
LUCIANA MARASCA WIENER
NICOLE MOMBELLI MATTEI

Aos contemplados e familiares parabéns! Que a premiação seja um incentivo para estudar e se aprimorar sempre!

Postado por WM Internet as 13:51 e tem 0 comentarios


Obituário: Terezinha Karpe

Falecida: Terezinha Karpe

Filha : Keli Cristina Picinin

Deixa genro : Gilnei Picinin

Deixa neta : Tassiana Picinin

Data de Nascimento: 20/07/1943

Faleceu com 71 anos de idade.

Faleceu dia 29/11/2014 às 08:00 Horas em sua residência .

Seu enterro será dia 29/11/2014 às 18:00 horas com missa de corpo presente rumando logo após para o  Cemitério Municipal de Tapera.

Marcadores:


Postado por WM Internet as 11:54 e tem 2 comentarios

sexta-feira, 28 de novembro de 2014
Adeus, Chaves! Morre Roberto Gómez Bolaños, o Chaves

Inúmeros fãs lamentam nas redes sociais a morte do comediante Roberto Bolaños, o Chaves, nesta sexta-feira (28).  Aos prantos, ator de Seu Barriga lamenta morte de criador de Chaves: "Roberto, você não vai, permanece em meu coração e em todos os corações de tantos a quem fez feliz. Adeus Chaves para sempre", escreveu na rede social.

Roberto Gómez Bolaños, o eterno Chaves, era um usuário ativo do Twitter. Sua conta tem pouco mais de 6,6 milhões de seguidores – muitos deles brasileiros que, como este blogueiro, tiveram suas infâncias marcadas pelas trapalhadas do menino de rua. Bolaños tinha plena noção da importância que tinha para nós, os brasileiros. E isso ficou marcado na sua conta no Twitter: a última mensagem que escreveu no microblog foi uma declaração de amor ao país. :´(

Na postagem, feita há dois dias, ele responde a uma fã brasileira e diz “Todo o meu amor para o Brasil”.



Postado por WM Internet as 22:56 e tem 0 comentarios


O calor e as substâncias tóxicas

Com a chegada do verão, muitas pessoas estão sendo surpreendidas com o perigo  do uso de objetos feitos de plástico. O plástico, ao ser aquecido, libera dois compostos químicos: o antimônio e o bisfenol A. O primeiro é reconhecido como cancerígeno pela Organização Mundial da Saúde. O segundo está relacionado à desregulação hormonal e a sérios problemas de desenvolvimento infantil.

Por isso, sabe aquela água na garrafa PET que esquentou o dia todo no carro? Não beba. O calor liberou os componentes químicos para a água.

Da mesma forma, os copos plásticos podem fazer mal à saúde quando aquecidos, ou em contato com líquido aquecido, liberando o bisfenol. Aquele cafezinho ou chá servido em copos plásticos podem ser práticos, mas definitivamente não são saudáveis.

O calor excessivo em carros estacionados ao sol também merece alerta. O nível interior aceitável de benzeno é de 0,05 gr por cm2. No interior de um carro estacionado com as janelas fechadas contém de 0,37 a 0,74 mg de benzeno. Se estiver estacionado sob o sol, a uma temperatura superior a 16ºC, o nível de benzeno sobe p/ 1,84-3,68 mg (40 vezes superior ao nível aceitável) e as pessoas aspiram uma quantidade enorme de toxinas. Recomenda-se, portanto, que os vidros e portas devem ser abertos por algum tempo antes que se entre no carro para que ar quente interior saia .

Essas substâncias tem efeito cumulativo e residual a longo prazo. O tempo de meia vida é de, em média, 7 anos e ao tomar medidas preventivas como essas, estaremos preservando a saúde no futuro.

Postado por WM Internet as 09:56 e tem 0 comentarios

quinta-feira, 27 de novembro de 2014
Programação de Natal em Tapera



Postado por WM Internet as 22:39 e tem 2 comentarios


Lotérica em Selbach assaltada

A Lotérica Safra Extra em Selbach foi assaltada novamente nesta manhã de quinta-feira, 27/11, por volta das 11:30 h. A Lotérica já foi alvo de assalto em setembro de 2012 e julho de 2013.  Os dois assaltantes fugiram em uma moto.

Postado por WM Internet as 13:05 e tem 0 comentarios


Vídeo com atropelamento em faixa de segurança

O vídeo com o atropelamento de uma mulher em uma faixa de segurança em Passo Fundo está causando muita indignação nas redes sociais. É chocante como um simples hábito de atravessar uma faixa de segurança pode significar um ato de cidadania. Um vídeo como esse faz nos lembrar de como somos frágeis. (Aguarde para carregar o vídeo).



Postado por WM Internet as 08:38 e tem 2 comentarios

quarta-feira, 26 de novembro de 2014
Animal solto na pista causa acidente em Seberi

O número de animais abandonados é alarmante no Brasil. A Folha Espumosense tratou deste assunto na última edição. Em Espumoso, é comum  a presença de cães perambulando pelas ruas, disputando espaços com veículos e pedestres, enfrentando risco de serem atropelados ou atrapalhando o trânsito. Um abaixo-assinado com mais de duas mil assinaturas pedindo a criação de um canil público a fim de asilar e tratar cães e gatos em situação de abandono foi apresentado ao Poder Público Municipal, mas a medida não saiu do papel. 

Foto: José Queiroz / Rádio Luz e Alegria / Especial / CP
O caso dos animais abandonados vem sendo tratado com desinteresse pelas autoridades. A quantidade de animais que estão soltos, causando acidentes mostra que esse não é um assunto de pouca relevância. Uma pessoa morreu nesta quarta-feira após a colisão entre dois veículos no Km 47 da BR 386, em Seberi, no Norte do Estado. O motorista de um Ford Escort, com placas de Frederico Westphalen, tentou desviar de um cachorro que estava na pista quando bateu em um Pálio com placas de Seberi. 

Jacírio Roque Zanata, 46 anos, que estava no banco do carona, morreu no local. As outras três pessoas que estavam nos veículos ficaram feridas e foram socorridas pelas viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelo Corpo de Bombeiros. Elas foram encaminhadas para atendidas ao Hospital Pio XXII, de Seberi. 

Postado por WM Internet as 12:50 e tem 1 comentarios


Direito da vítima X Direito do criminoso - Equação não resolvida

A Rádio Soledade divulgou ontem que um dos crimes mais sangrentos da história de Soledade foi revivido no júri realizado no fórum de Soledade nesta terça-feira (25). Por aproximadamente 10 horas, esteve sendo julgado o pecuarista Mairol Batista da Silva, 42 anos, acusado de ser o mandante de uma chacina ocorrida em 2001 na fazenda Santo Augusto, no interior do município.

O juri condenou Mairol Batista a 118 anos de prisão por seis homicídios duplamente qualificados e uma tentativa de homicídio. Embora o cumprimento da pena seja em regime fechado, Mairol poderá recorrer em liberdade (!).

No início desta semana em Passo Fundo, um homem identificado como Daniel Elias Barbosa confessou o assassinato de sua companheira no fim de semana. Daniel relatou à polícia que no sábado estava ingerindo bebidas alcoólicas juntamente com a sua companheira Cristiane Martins Monteiro Moreira de 29 anos quando ocorreu um desentendimento. Ele espancou Cristiane com diversos socos na cabeça, que ficou desacordada. O agressor afirmou ainda que manteve relações sexuais com a vítima desacordada e depois a levou para cama, onde trocou a sua roupa. Também relatou que dormiu as duas noites ao lado do cadáver.

Pelo fato de não ser caracterizado flagrante (!) os policiais conduziram Daniel até a delegacia para prestar depoimentos. Diante das evidências já colhidas, a delegada Daniela de Oliveira Minetto, responsável pelo caso, deverá solicitar ao judiciário o mandado de prisão preventiva do assassino confesso.

Como se vê nos dois casos relatados, o direito à defesa dos réus está amplamente previsto na lei. O direito da vítima parece estar esquecido em algum canto do nosso intrincado sistema jurídico. O desamparo que as vítimas recebem da máquina estatal e da sociedade supõe pensar que os legisladores se colocaram no lugar dos assassinos e não das vítimas.

Neste sentido, há um projeto que acaba com o auxílio-reclusão e cria um benefício mensal no valor de um salário mínimo para amparar vítimas de crimes e suas famílias. Nâo é mais justo amparar a família da vítima do que a família do criminoso? A enquete realizada pela Câmara dos Deputados com a participação de 1.012.530 votos foi amplamente a favor das vítimas.

Postado por WM Internet as 09:50 e tem 0 comentarios

terça-feira, 25 de novembro de 2014
Lugar de corrupto é na cadeia?

A pergunta parece óbvia mas nos dias atuais muitas pessoas estão pensando em subverter essa questão. No nosso estado, muitas empresas vão falir e muitos trabalhadores estão na espera da demissão por conta da Operação Lava Jato que descobriu uma fraude bilionária na Petrobrás. Isso gera muita inquietação e oportunistas certamente irão defender a continuação das fraudes e roubos como meio de continuar com empregos. 

O cenário já não era bom para a Petrobrás antes da operação que calcula um prejuízo de 10 a 20 bilhões de reais. No ano passado, a compra da refinaria de Pasadena nos EUA gerou prejuízo de mais de U$1bi para a empresa. Desde que Dilma tomou posse, o valor de mercado da Petrobras caiu 200 bilhões de reais.

A procuradora responsável pelas investigações contra a Petrobrás nos EUA, Leslie Caldwell, já avisou: "Lugar de corrupto é na cadeia". O Brasil vai contradizer essa afirmação? 

Postado por WM Internet as 20:41 e tem 0 comentarios


Acontecerá por aí

O Conselho Municipal da Assistência Social de Tapera estará reunido na sexta-feira, 28/11, às 8h, no CRAS. Estarão em pauta a revisão da Lei e Regimento Interno do Conselho, o número de conselheiros e assuntos gerais.

A Secretaria Municipal de Saúde de Tapera promoverá a palestra “Do sedentarismo à atividade física: riscos e benefícios”, ministrada pelo professor Benhur Soares. O evento será na terça-feira a noite, 25/11, às 20h, no Centro de Convivência do Idoso.

O 12º Bombachudos x Engravatados será realizado no dia 07 de dezembro, às 10h, na Vila Raspa. A promoção é do Hospital Roque Gonzalez. Ao meio dia será servido almoço no pavilhão da Vila Raspa.

E no dia 03/12, o Imaculada e a Cia. Burzum apresentam o I Espetáculo de Programa Mais Cultura na AFUCO:


A Prefeitura Municipal e a ACIT divulgaram hoje a programação do Natal 2014. Confira no link

Postado por WM Internet as 14:38 e tem 0 comentarios


Prêmio Líbero Badaró presta homenagem a quem faz jornalismo com paixão

A 11ª edição do Prêmio Líbero Badaró visa estimular o desenvolvimento da imprensa brasileira e premiou algumas matérias ou reportagens feitas por instituições, empresas ou pessoas físicas.  O Diário Catarinense (SC) levou o PRIMEIRA PÁGINA - Mais ordem do que progresso. Autores: Edgar Gonçalves Junior, Cristiano Estrela, Rafael Rosa, Émerson Souza e Cristiane Cordioli. Fotógrafo: Cristiano Estrela 

O ilustrador Angeli  pela melhor  ILUSTRAÇÃO - Protestos - Folha de S.Paulo (SP) 


O GRANDE PRÊMIO LÍBERO BADARÓ DE JORNALISMO foi para a reportagem A Batalha de Belo Monte feita pela Folha de São Paulo.

O homenageado com o prêmio de Contribuição à Imprensa “Pela prática do jornalismo como ferramenta de transformação do país” foi Gilberto Dimenstein.  Veja todos os vencedores da 11ª edição do Prêmio Líbero Badaró .

Postado por WM Internet as 12:51 e tem 0 comentarios

segunda-feira, 24 de novembro de 2014
Brasil - desperdício do dinheiro público em todos do níveis

O Senado Federal vai gastar R$ 2,1 milhões com serviços de jardinagem em 2015. De acordo com o edital publicado na página da Casa, a empresa que vencer a licitação terá que fazer a manutenção dos jardins internos e externos, além de podar as árvores e o gramado da residência oficial do presidente do Senado e dos prédios funcionais da quadra 309 Sul, região nobre de Brasília. Os serviços deverão ser prestados por 12 meses consecutivos.

No Judiciário, depois do auxílio-moradia, de R$ 4.377,73, os magistrados querem o pagamento de um adicional por tempo de serviço, que pode elevar os salários em até 35%. Com isso, salários de profissionais em fim de carreira -hoje em R$ 29 mil- podem receber salários de R$ 39 mil.

O Executivo não dá exemplos melhores. A diferença de números de funcionários entre a Casa Branca (460) e o Palácio do Planalto (4600) é gritante. Em vez de pensar em aumento de impostos, não está na hora de começar a cortar gastos?


Postado por WM Internet as 13:56 e tem 1 comentarios

domingo, 23 de novembro de 2014
As cores da moda



Por que pessoas com rendimentos e despesas equivalentes podem estar em polos opostos no que diz respeito a endividamento? Enquanto algumas conseguem administrar o dinheiro de forma eficiente, outras não são capazes de viver dentro dos limites de seu orçamento, independentemente de ele ser generoso ou não. A resposta a esta pergunta intriga pesquisadores do tema e poderia ser a chave para resolver este difícil problema. Leia o artigo da  psicanalista Vera Rita de Mello Ferreira, consultora e especialista em Psicologia Econômica

Para especialistas, o elevado endividamento assumido no passado e aumento do crediário estão comprometendo mais a renda dos brasileiros


Postado por WM Internet as 11:36 e tem 1 comentarios

sábado, 22 de novembro de 2014
Ibirubá Florestal - OMS diz que 748 milhões de pessoas não têm acesso a água potável no planeta

Um total de 748 milhões de pessoas não tem acesso a água potável de forma sustentada em todo o mundo e calcula-se que outros 1,8 bilhão usem uma fonte que está contaminada com fezes, segundo relatório divulgado hoje (19) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O estudo mostra que 2,5 bilhões de pessoas não têm acesso a saneamento adequado e que 1 bilhão defecam ao ar livre, nove em cada dez, em áreas rurais. Os dados constituem as principais conclusões do relatório Glass 2014, estudo feito a cada dois anos pela OMS cujo título, este ano, é investir em água e saneamento, aumentar o acesso e reduzir as desigualdades.

Segundo dados da OMS, se o acesso a água potável fosse melhorado e se fossem implementados serviços de saneamento adequado, as mortes por diarreia poderiam ser reduzidas em cerca de 70%. O estudo calcula que a cada dólar investido em serviços de água e saneamento pode-se obter um retorno de 4,3 dólares, com a redução dos custos de saúde, o aumento da produtividade no trabalho e a criação de novos empregos em indústrias relacionadas com a gestão de resíduos.  Leia matéria completa no site Ibirubá Florestal.

Postado por WM Internet as 15:43 e tem 0 comentarios

sexta-feira, 21 de novembro de 2014
Vem aí o Brique de Verão da Liga

O Brique de Verão da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Tapera (LFCCT) será de 02 a 10/12. O funcionamento será na parte da tarde, das 13:30 h até as 17:30. 

A Liga informa que doações são bem vindas e que o valor arrecadado com a venda será revertido em auxílio às pessoas portadoras e câncer de Tapera. No dia 1º de dezembro, a Liga estará recebendo roupas, calçados e bijuterias. Separe os materiais para doação e leve até salão de jantas do Tenarião.

Você quer ser um apoiador da Liga? Veja aqui os apoiadores taperenses e entre em contato.

Postado por WM Internet as 12:42 e tem 0 comentarios


Obituário: Lucas Rauber Elger

Lucas Rauber Elger

Pai: Enio Miguel Elger

Data de Nascimento: 29.08.1998

Mãe: Jussara Maria Rauber

Faleceu no Hospital Municipal de Victor Graeff no dia 19/11.

Marcadores:


Postado por WM Internet as 09:21 e tem 2 comentarios

quinta-feira, 20 de novembro de 2014
Nunca antes na história deste País

- Corrupção na Petrobras é 'maior escândalo da história do TCU', diz ministro Nardes devido aos altos valores envolvidos.

- O banco americano Morgan Stanley estimou prejuízo de R$ 21 bilhões a acionistas, com base na informação de que desvios de recursos da estatal somam 3% do que foi investido nos últimos anos.

- Em reportagem publicada ontem, quarta-feira, sob o título "Estrela brasileira, Petrobras é afetada por escândalos e estagnação", o jornal The New York Times afirma que a maior empresa brasileira, símbolo máximo do crescimento do Brasil, passou a simbolizar a desordem que afeta a economia do país.

Como se vê não é só a nação brasileira que assiste perplexa a Operação Lava Jato. Indignação, perplexidade e incredulidade são os sentimentos que tomam conta do brasileiro ao assistir o que foi a maior empresa (3º lugar do mundo) passar a ser a empresa mais endividada do mundo (de acordo com relatório pelo Bank of America Merril Lynch). A Petrobrás foi a menina dos olhos das campanhas de Dilma e Lula, sempre defendendo-a e acusando os opositores de querer privatizá-la. É possível ter um vislumbre do motivo dessa defesa, já que os valores desviados abasteceram as campanhas do PT e seus aliados, e se ela fosse privatizada isso não seria possível.

Esse dinheiro desviado para políticos da base governista deveria ter sido pago como lucro da Petrobrás aos acionistas, entre eles o próprio país, que é o maior deles. Portanto, recursos que faltam para a saúde, educação, segurança e outras áreas acabaram nos bolsos daqueles que hoje governam o país.

De qualquer forma, é triste ver o patrimônio brasileiro ser dilapidado por oportunistas quando falta tanto dinheiro em áreas essenciais. O escândalo calou fundo no coração de muita gente e a grande maioria que apoiou o governo na última eleição opta por não comentar o assunto publicamente. Mas, infelizmente, sempre há alguns dispostos a defender a corrupção. A realidade é dura mas temos que encarar que nunca antes na história deste País houve um roubo tão grande como o da Petrobrás.

Postado por WM Internet as 10:44 e tem 17 comentarios

quarta-feira, 19 de novembro de 2014
Ônibus da empresa Helios pega fogo próximo a ULBRA Carazinho

Segundo o Repórter Marcelo Marcos, ônibus da empresa Helios ônibus saiu de pista próximo a ponte do Rio Glória. 

A Reportagem da Diário AM continua no local do acidente ocorrido agora pela manhã na BR 285, próximo a ponte do Rio Glória. Segundo informações no local do acidente o condutor do ônibus teria tentando desviar de uma carreta que colidiu em um caminhão, que estava parado na pista. De acordo com as primeiras informações o ônibus estava sem passageiros. 

Postado por WM Internet as 10:55 e tem 0 comentarios


Tapera está entre as finalistas do Miss RS Teenager

Candidatas de 13 a 19 anos estão concorrendo a Miss RS Teenager. A taperense Leandra Kern é uma das finalistas de nosso estado.

Ajude a representante de Tapera curtindo a Fan Page da ZAP e depois a foto da MISS! A foto mais curtida ganha como a escolhida da internet! A votação encerra dia 23/11/2014 as 20 horas! 

Postado por WM Internet as 10:39 e tem 1 comentarios


Tapera contará com atendimento da Unidade Móvel SEBRAE

A Unidade Móvel do SEBRAE/RS estará em Tapera na quinta-feira, 27/11. O atendimento gratuito será realizado na Praça Central, das 9h às 17h.

Através da parceria entre Prefeitura Municipal e ACIT, os micro e pequenos empresários poderão esclarecer dúvidas sobre a abertura de empresas, receber assessoria e formalizar a declaração anual de faturamento do microempreendedor individual.

Postado por WM Internet as 10:25 e tem 0 comentarios

segunda-feira, 17 de novembro de 2014
Perigo e caos na RS 332

A edição de 15/11 da Folha Espumosense destaca o estado da rodovia RS 332, que liga Espumoso a Soledade:

"Com buracos em toda a sua extensão, a via é importante ligação da Fronteira à Região Central e especialmente utilizada pela população da Região do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí. Carecendo de reformas, a degradação da massa asfáltica se agravou com o inverno chuvoso, que contribuiu com a abertura de crateras que vêm danificando veículos."


É mais uma estrada da região em péssimas condições de trafegabilidade e um evidente descaso das autoridades responsáveis.

Postado por WM Internet as 22:22 e tem 3 comentarios


Parabéns, bixos!

Nesta manhã de segunda-feira saiu o listão dos aprovados da UPF. Muitos taperenses estão nesta lista. Parabéns pela conquista, aproveitem e comemorem! Se quiser, podem deixar os parabéns ao seu bixo nos comentários!

Veja aqui o listão e aqui os prazos para matrículas. As matrículas dos aprovados começam nesta terça-feira, dia 18

Postado por WM Internet as 12:17 e tem 1 comentarios


A RS 142 pede socorro - parte II

O protesto pedindo melhorias urgentes na RS 142 será no dia 20/11, quinta-feira. Lideranças da região organizaram um abaixo-assinado pedindo o alargamento da pista e a construção de um acostamento. O objetivo é alertar as autoridades para uma solução imediata para a rodovia. O bloqueio da rodovia se dará portanto nesta quinta-feira, a tarde. Veja a Reportagem da TV Pampa:



Postado por WM Internet as 10:51 e tem 0 comentarios

domingo, 16 de novembro de 2014
Explicando o que dispensa explicação!

Em relação a matéria TCE aponta que 58 municípios não investiram nada em livros em quatro anos não há uma lista dos 58 municípios que não investiram nada em livros. Os gráficos divulgados na matéria mostram que na região de Passo Fundo, Tapera está entre os cinco municípios que mais investiram em livros. Os gráficos mostram também que em relação às despesas totais do município, Tapera ocupa a quarta posição de maior investimento, com 0,1264%.


Postado por WM Internet as 21:48 e tem 0 comentarios


O falar e o agir e a distância entre eles

Neste domingo, a presidente Dilma falou pela primeira vez depois da prisão dos envolvidos na Operação Lava Jato que levou 20 empresários à prisão na sexta-feira, dia 14/11.  Dilma diz que a Lava Jato vai ‘mudar o Brasil para sempre’;

“Eu acho que isso mudará para sempre as relações entre a sociedade brasileira, o Estado brasileiro e as empresas privadas. O fato de nós, neste momento, estarmos com isso de forma absolutamente aberta sendo investigado, é um diferencial imenso”, disse a presidente durante a coletiva. "Em que sentido? No sentido que vai se acabar com a impunidade”, continuou Dilma. Este é o discurso.

Enquanto isso, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, diz que a PF investigará, através da corregedoria, delegados que participam da operação Lava Jato e que criticaram Dilma, Lula e o PT nas redes sociais. Essa medida soou como pressão para constranger a ação da PF. Esta é a prática.

Realmente, uma coisa é o discurso, outra a prática. Não há como defender a corrupção, muitos petistas históricos estão perplexos ante o tamanho da corrupção na Petrobrás. A sociedade exige medidas drásticas no sentido de punir culpados e não de investigar delegados. A desconstrução que deve ser feita é em cima de corruptos e não em cima de gente honesta que está trabalhando. O Governo não tomou nenhuma medida para afastar a diretoria da Petrobrás, que no mínimo foi conivente com o roubo, que a nossa presidente insiste em chamar de 'mal-feitos'. Mal-feito é quando se faz uma coisa de forma descuidada, relapsa. Roubo é quando alguém pega dinheiro que não é seu. E definitivamente o que está havendo na Petrobrás é roubo! 


Postado por WM Internet as 10:32 e tem 13 comentarios


Ibirubá Florestal - Abobrinha é o alimento com mais resíduos de agrotóxicos

A abobrinha foi o alimento no qual foram encontrados mais resíduos de agrotóxicos, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (14) no relatório final do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, da Anvisa. Entre as amostras de abobrinha, alface, feijão, fubá de milho, tomate e uva, 25% apresentaram irregularidades. As amostras foram coletadas em 2012 em supermercados e feiras, em todos os estados brasileiros. 

O levantamento mostra que 1,9% dos alimentos tem uma quantidade de agrotóxico acima do limite, e em 23% foram encontrados resíduos de produtos não autorizados para a cultura do alimento. Entre as 229 amostras de abobrinha, 48% foram consideradas insatisfatórias, 45% por terem ingredientes ativos não autorizados. Segundo a gerente-geral de toxicologia da Anvisa, Ana Maria Vekic, isso pode acontecer porque existem poucos produtos registrados para o cultivo da abobrinha. Veja matéria completa no site Ibirubá Florestal.

Postado por WM Internet as 09:21 e tem 0 comentarios

sábado, 15 de novembro de 2014
As manifestações em fotos

Milhares de manifestantes saíram às ruas neste sábado para pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Em São Paulo, cerca de 10 mil pessoas se reuniram na Avenida Paulista, segundo a Polícia Militar. Outras 22 cidades também tiveram ato contra Dilma.









Postado por WM Internet as 17:56 e tem 6 comentarios


Operação Lava-Jato assombra o Brasil

Trezentos policiais federais, 50 fiscais da Receita Federal e 85 mandados de prisão e de busca e apreensão - esta foi a maior operação contra a corrupção realizada no país.

A Polícia Federal cumpriu nesta sexta-feira (14) mandados de prisão preventiva, prisões temporárias e de condução coercitivas no Paraná, em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, em Pernambuco e no Distrito Federal. Até as 10h deste sábado (15), 20 estavam presos na sede da PF em Curitiba e 5 seguem sendo procurados.

Segundo a Polícia Federal, o trabalho ainda está longe do fim. “A Operação Lava Jato provavelmente vai se expandir muito para outras áreas do serviço público”, defende o delegado Igor de Paula. A operação é resultado de diversas delações premiadas que junto com farta documentação apresentada pelos delatores comprovam o envolvimento de mais de 40 políticos dos mais altos postos no desvio de mais de 10 BILHÕES de reais da Petrobrás.

Sérgio Moro, o juiz da Operação Lava Jato, mandou que a PF recolhesse ao xadrez executivos das mais vistosas logomarcas da empreita: Camargo Corrêa, OAS, Queiroz Galvão, Mendes Júnior, Iesa, UTC e Engevix. Na Odebrecht, não houve prisões, mas foram apreendidos documentos nos escritórios da empresa. Juntas, essas empreteiras colecionaram na Petrobras contratos de R$ 59 bilhões desde 2003. Outra novidade: o doutor Moro mandou bloquear as contas bancárias dos presos. Somam R$ 720 milhões.

O governo está atônito com a velocidade da Operação Lava Jato, que levou à prisão também o ex-diretor de Serviços da Petrobrás Renato Duque, indicado para o cargo pelo ex-chefe da Casa Civil José Dirceu. A maior preocupação, agora, é com a blindagem da presidente Dilma Rousseff, que está em Brisbane, na Austrália para participar da Cúpula do G-20, e com a extensão do escândalo, já considerado no Palácio do Planalto como a pior crise política do governo petista.

Apenas como curiosidade: o ministro da Justiça ordenou que a Polícia Federal investigue quatro dos seus delegados que postaram elogios a Aécio Neves em um endereço fechado no Facebook. São delegados que comandam a devassa na Petrobras. Foi a única medida tomada pelo governo até agora e mostra que a promessa de campanha de apurar todas irregularidades, corrupção e 'mal-feitos' definitivamente não está sendo cumprida.

Empresário Ricardo Pessoa, Presidente da construtora UTC 

Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobrás


Postado por WM Internet as 11:20 e tem 8 comentarios

sexta-feira, 14 de novembro de 2014
Professor Marins palestrou Tapera

A palestra com o Professor Marins aconteceu na quarta-feira,11, no Tenarião, A promoção foi do Sicredi em parceria com as Associações Comerciais de Tapera, Selbach, Colorado e Lagoa dos Três Cantos. O professor Marins mostrou dados da economia mundial e brasileira e, conforme estudos apresentados, disse que em 2040 o Brasil será a quarta economia mundial e a China será a maior economia do mundo, ultrapassando os Estados Unidos. 

O professor também apresentou dados de pesquisas que mostram o que os consumidores/clientes querem. Ele ressaltou a importância da excelência no atendimento ao público, nas boas práticas de comércio e serviços e na formação de bons profissionais.

A palestra “Como enfrentar os desafios de um mundo em mudanças” foi de alto nível e agradou as pessoas presentes. Parabéns aos promotores.

  

 

Postado por WM Internet as 14:51 e tem 1 comentarios

quarta-feira, 12 de novembro de 2014
Prefeitura divulga nome dos taperenses beneficiários do Programa Bolsa Família

A Prefeitura de Tapera está divulgando em seu site os beneficiários do Programa Bolsa Família. A lei que criou o Programa Bolsa Família (Lei nº 10.836, de 9 de janeiro de 2004, art.13) prevê que deve ser de acesso público a lista de famílias beneficiárias, com os respectivos valores transferidos pelo governo federal. O decreto que regulamenta essa lei (Decreto nº 5.209, de 17 de setembro de 2004, art. 32, § 1º) complementa a determinação, indicando que a relação de beneficiários do Programa deve ser amplamente divulgada pelos municípios e pelo Distrito Federal.

Em virtude dos decretos, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Tapera está divulgando a lista dos beneficiários no município. Leia aqui.

Postado por WM Internet as 22:51 e tem 7 comentarios


Palestra do Professor Marins será hoje em Tapera

Luiz Almeida Marins Filho, o renomado Professor Marins, profere hoje a palestra “Como enfrentar os desafios de um mundo em mudanças”. Será às 20h, no Tenarião.

E dia  07/12/14, na Vila Raspa, será a vez dos Bombachudos X Engravatados. O  valor arrecadado com o evento será revertido em benefício do Hospital Roque Gonzalez. A entidade está vendendo cartões para o almoço. Os espetos de carne de gado custam R$ 35 e ½ espeto de galeto custa R$ 15. Serão servidas saladas, pão e cuca.

Postado por WM Internet as 14:26 e tem 1 comentarios


Arte e Cultura por toda parte recebe Menção Honrosa do Prêmio Gestor Público 2014

Tapera, está novamente de parabéns, recebeu Menção Honrosa do Prêmio Gestor Público 2014 pelo projeto Arte e Cultura por toda parte. A solenidade de entrega da premiação aconteceu na noite de ontem, 11/11, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. O evento foi prestigiado por prefeitos, parlamentares gaúchos e demais lideranças municipais e estaduais. Leia mais no site da Prefeitura

  

  

Postado por WM Internet as 12:24 e tem 0 comentarios

terça-feira, 11 de novembro de 2014
TCE aponta que 58 municípios não investiram nada em livros em quatro anos

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou levantamento nesta segunda-feira (10) na Feira do Livro de Porto Alegre relacionado aos gastos dos municípios gaúchos com livros entre 2009 e 2013. Os dados revelam que 58 dos 497 municípios gaúchos não investiram nenhum real na aquisição de material bibliográfico no período. 

Nos municípios da Região de Passo Fundo, Tapera é citada duas vezes no relatório:



Conforme o TCE, municípios de pequeno porte se destacam como os que mais investem em livros, tanto na análise do investimento nominal, quanto no relativo à despesa total. Os gastos registrados nessa rubrica são pouco expressivos em relação à despesa total do município. A região de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, com 58 municípios, possui os maiores gastos com livros.

Postado por WM Internet as 17:19 e tem 0 comentarios


Comunicado da Prefeitura Municipal de Tapera

A Prefeitura Municipal de Tapera comunica aos estudantes que o pagamento do subsídio do programa Passe Livre Estudantil previsto para acontecer nos dias 12 e 13/11, em virtude de problemas administrativos, foi transferido para o dia 21/11.

Veja aqui a lista dos estudantes que irão receber e os documentos necessários pagamento do transporte.

Postado por WM Internet as 13:54 e tem 4 comentarios

segunda-feira, 10 de novembro de 2014
A ERS-142 pede socorro!

Lideranças da região estão organizando uma mobilização para chamar a atenção sobre a situação da ERS-142. A ERS-142 liga Não-Me-Toque a Carazinho e foi construída de 1954 a 1957, possuindo 22 Km entre os dois municípios e 23 curvas ao longo do trecho. É uma das mais antigas rodovias do Estado e seu estado é lamentável: buracos, trecho sem acostamento e com desnível muito grande e árvores de grande porte em sua beira. O perigo se agrava devido ao grande fluxo de veículos que trafega diariamente na rodovia.

Nos últimos 14 dias, três acidentes foram registrados, um deles com mais de 30 feridos e uma vítima fatal. No último domingo, outro acidente grave deixou duas pessoas feridas. Um veículo Chevette com placas de Carazinho capotou e colidiu contra uma árvore. O carro quase foi dividido ao meio.
Foto - Repórter Marcelo Marcos
Os representantes do Poder Público de Não-Me-Toque vem pleiteando junto aos órgãos estaduais melhorias na rodovia desde o início do ano. Em agosto, autoridades e empresários estiveram junto ao Governador Tarso Genro em Carazinho, entregando um dossiê reivindicando melhorias na rodovia. Tarso Genro garantiu que entre os investimentos em infraestrutura, a duplicação da RS-142 seria feita pela sua importância no desenvolvimento da região.

No dia 20 de Novembro, a partir das 15 horas, uma mobilização irá bloquear a ERS-142 para cobrar de uma vez por todas as melhorias nesta via tão importante para o desenvolvimento da região. Empresas, sindicatos, entidades e toda a comunidade estão convidados a fazer parte deste manifesto.

Postado por WM Internet as 23:07 e tem 2 comentarios


Discussão e xingamentos hoje no Sala de Redação entre Kenny Braga e Paulo Sant'Ana

Integrante do programa Sala de Redação, da Rádio Gaúcha, Kenny Braga foi demitido da emissora nesta segunda-feira, 10. Seu colega, Paulo Sant’Anna está afastado. As medidas foram tomadas como punições após um episódio de xingamentos protagonizado na edição de hoje do programa. Em meio a uma intensa discussão em grande parte inaudível, Paulo Sant’Anna disse a Kenny Braga: “Vai gritar com a tua mãe!”. Ao que Kenny respondeu: "Vai tu, o filho da puta!". O áudio do programa, normalmente disponibilizado alguns minutos após o encerramento da edição, ainda não consta no site da emissora.

Procurado por Coletiva.net, o jornalista Paulo Sant’anna disse que não tem nada para falar sobre o assunto. Kenny Braga ainda não foi localizado. A Rádio Gaúcha ficou de se manifestar ainda hoje.


Postado por WM Internet as 18:06 e tem 2 comentarios


Comunidade da Vila Elisa participa do Abrace Nossa Comunidade

A EMEF Francisca Cerutti promoveu o 10º Abrace Nossa Comunidade no sábado, 08/11, nas dependências da escola na Vila Elisa. Além da mostra de trabalhos, o evento oportunizou oficinas de corte de cabelo, manicure e tatuagens infantis, sala de jogos e de bolãozinho, e mateada. Houve recreação, contação de histórias, apresentação do grupo de capoeira Berimbauê e distribuição de mudas de árvores frutíferas realizadas pelos integrantes da Brigada Mirim.

  

  

Postado por WM Internet as 13:25 e tem 0 comentarios

domingo, 9 de novembro de 2014
Pérola do PT

Enquanto as Pérolas do ENEM não vem, pois serão produzidas hoje a tarde, veremos a pérola que O PT em sua resolução de 03/11 conseguiu produzir:

Neste sentido, o Partido tem que retomar sua capacidade de fazer política cotidiana, sua independência frente ao Estado, e ser muito mais proativo no enfrentamento das acusações de corrupção, em especial no ambiente dos próximos meses, em que setores da direita vão continuar premiando delatores.

Linda, não?  Enquanto isso, o Google de hoje homenageia os 25 anos da queda do Muro de Berlim. Curta aqui

Postado por WM Internet as 10:46 e tem 13 comentarios


Imagem do Dia - Inglesa se despede de seus cavalos


Da BBC, veio esta tocante imagem de Sheila Marsh se despedindo de seus cavalos. Sheila Marsh, de 77 anos, estava no estágio final de um câncer e tinha um último desejo: despedir-se de seus dois cavalos. Isso parecia ser difícil de ser realizado, já que ela estava internada no hospital e não podia sair de lá - o ambiente de um hospital não é o mais adequado para animais.

No entanto, o Royal Albert Edward Infirmary, em Wigan, no norte de Inglaterra, concedeu uma autorização especial para que os animais pudessem ser levados até o lado de fora do edifício, e Marsh foi levada até seu encontro.

"Ela chamou gentilmente por um dos cavalos, e ele foi até ela e abaixou sua cabeça carinhosamente e encostou em seu rosto", disse a enfermeira Gail Taylor. Marsh faleceu pouco depois de dizer adeus aos animais.

Postado por WM Internet as 08:33 e tem 0 comentarios

sábado, 8 de novembro de 2014
Ibirubá Florestal - Saneamento pode eliminar favelas em menos de uma geração

Investir em água e saneamento pode erradicar a pobreza urbana e eliminar as favelas em menos de uma geração, afirmou um estudo publicado nesta quinta-feira (6). Quase 1 bilhão de pessoas, a maioria no sul da Ásia e na África, vivem em favelas, sem acesso a serviços básicos como água limpa e sanitários adequados. Fornecer água e saneamento a áreas empobrecidas é necessário para estimular o desenvolvimento econômico e pode ser feito em algumas décadas, segundo o estudo da instituição de caridade internacional Water Aid. “O saneamento não chega com a prosperidade, ele estimula a prosperidade”, disse Barbara Frost, executiva-chefe da Water Aid, à Fundação Thomson Reuters nos bastidores de uma cúpula da água em Londres.

Embora a maioria das favelas esteja se espalhando ao redor das cidades nos países em desenvolvimento, a riqueza nacional não deveria ser uma condicionante para os investimentos em água e saneamento, afirma o documento. “Se é para cumprir a meta de erradicar a pobreza extrema até 2030, será essencial investir em água e saneamento”, de acordo com Frost. “A menos que haja acesso universal a (estes) serviços básicos, a pobreza extrema não pode ser erradicada.” Leia matéria completa no Ibirubá Florestal.

Postado por WM Internet as 08:42 e tem 20 comentarios

sexta-feira, 7 de novembro de 2014
102 mm de chuva!

A chuva causou estragos em Tapera. Também pudera,  foram registrados 102 mm em 2 pancadas de chuvas. A primeira chuva veio acompanhada de vento forte por volta das 14 horas. A segunda, com menos vento e maior volume de água, aconteceu as 16:00 horas e transbordou rios que passam dentro do município.


As fotos de Edineia Silva dão uma noção da quantidade de água:






Para o fim de semana, a previsão é de tempo seco e ensolarado em todo o Estado. Os dias começam com temperaturas amenas, mas é esperado um processo de aquecimento à tarde.

Postado por WM Internet as 11:55 e tem 13 comentarios

Posts mais recentes Posts mais antigos




 
Google
 

 




 

Últimos Posts

Uma massa de ar frio atrás da outra
Obituário - Antônio Fredolino Bervian
Obituário - Mario José Kunzler
Boletim Epidemiológico de 14/05/21
Faleceu o radialista Régis Güths de Ibirubá
Obituário - Alair Passinato
Clima de inverno no RS
Obituário - Eva T. Rodrigues
34º óbito por covid em Tapera
Boletim Epidemiológico do dia 06/05

Arquivos

julho 2012 agosto 2012 setembro 2012 outubro 2012 dezembro 2012 fevereiro 2013 abril 2013 maio 2013 junho 2013 julho 2013 agosto 2013 setembro 2013 outubro 2013 novembro 2013 dezembro 2013 janeiro 2014 fevereiro 2014 março 2014 abril 2014 maio 2014 junho 2014 julho 2014 agosto 2014 setembro 2014 outubro 2014 novembro 2014 dezembro 2014 janeiro 2015 fevereiro 2015 março 2015 abril 2015 maio 2015 junho 2015 julho 2015 agosto 2015 setembro 2015 outubro 2015 novembro 2015 dezembro 2015 janeiro 2016 fevereiro 2016 março 2016 abril 2016 maio 2016 junho 2016 julho 2016 agosto 2016 setembro 2016 outubro 2016 novembro 2016 dezembro 2016 janeiro 2017 fevereiro 2017 março 2017 abril 2017 maio 2017 junho 2017 julho 2017 agosto 2017 setembro 2017 outubro 2017 novembro 2017 dezembro 2017 janeiro 2018 fevereiro 2018 março 2018 abril 2018 maio 2018 junho 2018 julho 2018 agosto 2018 setembro 2018 outubro 2018 novembro 2018 dezembro 2018 janeiro 2019 fevereiro 2019 março 2019 abril 2019 maio 2019 junho 2019 julho 2019 agosto 2019 setembro 2019 outubro 2019 novembro 2019 dezembro 2019 janeiro 2020 fevereiro 2020 março 2020 abril 2020 maio 2020 junho 2020 julho 2020 agosto 2020 setembro 2020 outubro 2020 novembro 2020 dezembro 2020 janeiro 2021 fevereiro 2021 março 2021 abril 2021 maio 2021

 

 


WM INTERNET
Blog Home V?o Pol?ca Cidade Pol?a Eventos Obitu?o