Tapera.Net - [email protected]
segunda-feira, 31 de agosto de 2015
O editorial da Folha Espumosense - A câmera de vigilância decisiva

"No dia 06 de janeiro de 2015, por volta das 23h57min...”. Estas primeiras linhas da sentença que determinou a condenação do réu confesso de agressão a um jovem que resultou em sua morte, dá a ideia de quanto a câmera de vigilância foi importante na elucidação da morte de Alexandre Rosa, no início do ano. Cinco testemunhas foram arroladas prestando seus relatos em juízo confirmando o fato ocorrido naquela noite, mas a linha tênue entre a condenação e uma possível absolvição foi o recurso tecnológico do monitoramento eletrônico.

Consta na sentença anunciada na manhã de ontem pela juíza de Direito de Espumoso, Débora Sevik, detalhes como a procura das chaves do veículo que tinham sido escondidas pelo réu enquanto Alexandre Rosa adentrou no mercado Tiaraju para comprar uma carteira de cigarros, os minutos que
sucederam a falta das chaves pela vítima e a insistente e vã procura dentro e fora do veículo, as risadas e desdenhas do réu acompanhando o insucesso da vítima em busca das chaves, a reação do réu quando lhe foi perquirido por Alexandre sobre o paradeiro das chaves, os socos na região frontal do rosto, fazendo com que esta caísse sobre a calçada e batesse gravemente a nuca, provocando-lhe traumatismo craniano que ocasionou a sua morte, a agitação do réu enquanto Alexandre agonizava caído na calçada, as mãos na cintura e, por derradeiro, a saída do local sem prestar socorro, “como se nada tivesse ocorrido” (cf. sentença).

Tudo foi gravado pela lente de uma câmera de vigilância que permitiu a análise técnica infalível de todas as circunstâncias que envolveram o crime que chocou a comunidade espumosense e regional. Leia todo o editorial da Folha Espumosense aqui

NOTA - Ubirajara Bernardo, o “Bira”, de 22 anos, autor do soco de matou Alexandre foi condenado a nove anos e quatro meses de reclusão, em regime fechado a ser cumprido no Presídio Estadual de Espumoso. 

Postado por WM Internet as 23:35 e tem 5 comentarios


Aconteceu o 6º Festival da Canção


O 6º Festival da Canção iniciou as festividades da Semana da Cultura em Tapera. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal na noite de ontem, 30/08, no Tenarião. Dos 43 inscritos, 40 candidatos se apresentaram, emocionando e animando o público presente. 

As apresentações foram avaliadas pelos jurados Wagner Rodrigues, músico, produtor musical, atualmente tecladista e acordeonista da equipe Renan Hansen e Banda; Paulo Jacson de Paula, músico, professor de música, e atualmente vocalista da Banda Paulinho e Turma Baladeira; e Mauro Antonio Galvani, músico e produtor de áudio e vídeo.

A Banda Exclusiva foi a responsável pelo som. A solenidade foi conduzida pelo comunicador Guto Ávila. Veja aqui os ganhadores do 6º Festival da Canção, inclusive com as notas dos jurados e mais fotos do evento.




Postado por WM Internet as 12:16 e tem 3 comentarios


Bonecos de políticos - nenhuma novidade no front


A representação de políticos através de bonecos não é nenhuma novidade na política. Em 1998, boneco gigante de FHC foi 'malhado' em manifestação da CUT,  O custo da produção do boneco de FHC foi de 10 mil ou R$ 32 mil ao valor atual. Já o Pixuleco do grupo Movimenta Brasil teve o custo de 12 mil reais. De novo mesmo, só a tentativa de classificar a brincadeira como incentivo ao ódio.

O boneco inflável do ex-presidente Lula atualmente está em tour pelos cartões-postais do país.



Postado por WM Internet as 08:20 e tem 1 comentarios

domingo, 30 de agosto de 2015
Domingo lindo!

O dia amanheceu lindo hoje em Tapera. Promete ser um domingo auspicioso, daqueles de se curtir bem devagarinho, observando a vida passar...

E para fechar o dia, acontecerá o 6º Festival da Canção, a partir das 16h30, no Tenarião. O evento está inserido na programação da 6ª Semana Municipal da Cultura. A entrada é gratuita e mais de 1000 cadeiras foram providenciadas para o evento. Mas pode levar sua cadeira, porque o Tenarião, a exemplo dos outros anos, promete encher.

Atenção! Não haverá venda de bebidas alcoólicas, sendo proibida a entrada de pessoas portando bebidas alcoólicas, refrigerantes, lanches e similares.

Foto - Patrícia Silveira


Postado por WM Internet as 10:40 e tem 0 comentarios


Ibirubá Florestal - Aumento do nível do mar preocupa

O nível do mar subiu, em média, quase 8 centímetros em todo o mundo desde 1992 devido ao aquecimento global, informou nessa quarta-feira (26) a agência especial norte-americana (Nasa, a sigla em inglês), alertando que a tendência deverá manter-se nos próximos anos. Um grupo de cientistas da agência apresentou os mais recentes dados sobre o aumento do nível da água do mar em todo o mundo – que foi, em média, 7,62 centímetros superior ao de 1992 –, apesar de o panorama variar em diferentes regiões. Em alguns casos, o nível chegou a superar os 22 centímetros.

A Nasa também publicou um vídeo, com os dados obtidos pelos seus satélites, em que se verifica, por uma gradação de cores, a evolução em cada parte do mundo nos últimos 23 anos. As costas da Ásia e Oceania, no Pacífico, juntamente com o Mediterrâneo Oriental e a costa da América, foram as mais prejudicadas pela subida do nível do mar. O aquecimento global, provocado principalmente pela atividade humana, é o principal culpado pelo aumento do nível dos oceanos e dos mares, na medida em que é responsável pelo degelo da Antártida e pela subida da temperatura da água. “É muito provável que a situação piore no futuro”, alertou Steve Nerem, geofísico da Universidade do Colorado, durante a apresentação dos dados.

Os cientistas alertaram que mesmo que sejam tomadas medidas para tentar reverter a situação, seriam necessários séculos para voltar aos níveis anteriores às alterações climáticas. A subida do nível da água do mar põe em risco o futuro de inúmeras cidades e povoações costeiras, ameaçando fazer desaparecer uma série de ilhas e, no caso do Pacífico em especial, países inteiros.

Leia esta e outras notícias no site Ibirubá Florestal 

Postado por WM Internet as 09:49 e tem 0 comentarios

sábado, 29 de agosto de 2015
É de cair os butiás do bolso!

Em meio às discussões em torno da criação de um novo tributo para financiar a saúde, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu neste sábado (29), durante um seminário em São Bernardo do Campo (SP), o retorno da CPMF.

Lula defendeu o retorno da CPMF e diz que tributo não deveria ter sido extinto.

É de cair os butiás do bolso!

Postado por WM Internet as 13:54 e tem 0 comentarios


Adoção minimiza problema de animal abandonado

No dia 26 de agosto, a professora  Simone Elisa da Silveira compartilhou algumas fotos com um apelo para que alguém cuidasse de um cachorro que estava abandonado perto de sua casa. Veja o apelo:

"Pessoal. ... Vamos compartilhar....esta cadela está a 10 dias no lado do Poli....é dócil, brincalhona, querida. ...fica aí parada parece que está esperando alguém. ...agora está na chuva. ..não sai daí ....dá dó de ver....ela fica chorando. ...talvez está perdida se alguém souber de seu dono avise....e se tiver uma família para adotá-la ela ficará feliz..."

Ontem, Simone, ao levar comida para o cão abandonado,  não a encontrou mais. Mais tarde , recebeu um recado de Angela Gehlen que a cadela foi adotada pela empresa Zeni e que os funcionários do Escritório Zeni ficaram responsáveis por ela. 

A adoção é uma forma de minimizar o abandono destes animais. É grande o número de cães que perambulam pela cidade sem nenhuma forma de abrigo. Parabéns ao Escritório Zeni e seus funcionários pela iniciativa!

Postado por WM Internet as 10:20 e tem 1 comentarios


Espumoso registra primeiro caso de sequestro relâmpago de sua história

Por volta da meia noite de sexta-feira, (28) no Município de Espumoso foi registrado um crime só conhecido em grandes cidades. Pela primeira vez na história, lamentavelmente, registrou-se o crime de sequestro relâmpago na cidade. A vítima não autorizou a divulgação de seu nome. 

Sobre o caso, o Delegado Ramildo Portela dá mais detalhes no site da Rádio Planetário.  O que chamou a atenção do Delegado, foi o fato de que os próprios bandidos, disseram para à vítima, que registrasse o ocorrido se a mesma quisesse recuperar seu veículo. Portela acredita que os autores do sequestro queriam tão somente o veículo para sair da cidade. 

Veja mais na Rádio Planetário,

Postado por WM Internet as 09:10 e tem 0 comentarios

sexta-feira, 28 de agosto de 2015
Charge do dia


A charge está sem crédito, não é possível identificar o autor. De qualquer forma, o chargista exprime o sentimento de todos em relação aos inúmeros acidentes que vem ceifando vidas no Brasil motivados por buracos nas estradas. O acidente que vitimou o humorista Wilmutt aconteceu dia 21, sexta-feira passada. Lastimável!

Postado por WM Internet as 11:51 e tem 1 comentarios

quinta-feira, 27 de agosto de 2015
Homenagem a Leonardo Mayer

Na noite da última segunda-feira, 24 de agosto, ocorreu como de costume a sessão ordinária da Câmara de Vereadores da cidade de Tapera.  O projeto de lei nº 060/2015 enviado pelo Executivo Municipal denomina a sala de imprensa do centro administrativo do município de Tapera, como Sala de Imprensa  Leonardo Mayer.

Leonardo Mayer era natural de Panambi e chegou a Tapera no final de 1979. Convidado pelo então prefeito João Maximiliano Batistella, em 07 de dezembro daquele ano, criou o Jornal da Integração, semanário que mais tempo ficou em circulação em Tapera. Mayer ficou a frente do JI até dezembro de 2003, quando o mesmo trocou de mãos.Ao longo dos 34 anos que  viveu e trabalhou na região, Leonardo foi jornalista de vários veículos de comunicação e assessor de imprensa da Prefeitura de Tapera.

A criação do Blog do Leonardo em setembro de 2007, em parceria com o Tapera.net, aumentou ainda mais o número de leitores. O Blog do Leonardo se tornou leitura diária em Tapera e cidades da região, Estado, País e exterior, Informativo, pessoal e de utilidade pública, Leonardo tinha encontrado o meio ideal para sua escrita rápida, criativa e interativa. Teve mais de 2.000.000 (dois milhões) de pageviews e mais de 140 mil visitantes únicos (IPs). Uma marca extraordinária para um blog do interior!  Leonardo faleceu em 2013. 



Postado por WM Internet as 12:12 e tem 2 comentarios


Filme de ação internacional é gravado em Passo Fundo

A última filmagem do filme “Maverick:  Caçada no Brasil" acontece hoje (27), em frente a Catedral

A obra é  dirigida por Emiliano Ruschel e  tem produção-executiva de Iussen Seelig e Felipe Lemos. Durante a madrugada foram rodadas cenas no qual o Maverick negro do agente americano conhecido como Jack Maverick é perseguido por um caminhão nas principais ruas da cidade, com muita velocidade, ação, tiros, efeitos e adrenalina.

O elenco ganhou reforço de atores de peso, como Larissa Vereza (Chico Xavier) e Márcio Kieling (Dois Filhos de Francisco). Com 90% das filmagens feitas em Passo Fundo, a película envolve assassinatos, trafico de drogas, tiroteios e perseguições de alta velocidade. Além do centro a obra terá filmagens também no interior do municípío. Outras locações serão feitas na cidade de Los Angeles no Estados Unidos.

O produtor Iussen Seelig, que é de Passo Fundo, explicou que a equipe vem planejando o filme há dois anos. Emiliano Ruchel, o diretor e roteirista, é natural de Lagoa Vermelha, sendo que ganhou recentemente um importante prêmio internacional de cinema. Emiliano trabalha nos Estados Unidos, de onde também vieram grandes cooperações para a obra como trilha sonora e suporte.

A ideia dos produtores é de mostrar Passo Fundo, o Rio Grande do Sul e a cultura gaúcha para o mundo. Graças ao empenho de empresários locais, foi possível conseguir verba e rodar o filme na cidade.

A última filmagem na cidade acontece hoje (27), em frente a Catedral. A previsão é de que o filme seja lançado em 2016.

Informações - Rádio Uirapuru


Postado por WM Internet as 11:30 e tem 0 comentarios


Crime ambiental justificável?

Foram apreendidos nesta quarta-feira (26), 23 galos de rinha em Lajeado, no Vale do Taquari do Rio Grande do Sul. As aves estavam em um bar.

Atendendo a uma determinação judicial, a Rede de Proteção Ambiental e Animal de Teutônia recolheu os galos. Policiais do pelotão de Operações Especiais acompanharam o trabalho. Os animais foram abatidos, porque a carne é considerada imprópria para consumo.

A ação é, no mínimo, estranha... Para combater um crime ambiental, é justificável cometer outro?

Postado por WM Internet as 08:30 e tem 2 comentarios

quarta-feira, 26 de agosto de 2015
Raios, chuvas e trovões!


Acompanhe no link da RINDAT os raios, chuvas e trovões de hoje na região.

Postado por WM Internet as 12:28 e tem 0 comentarios


Hospital Roque Gonzalez corre risco de fechar

A situação financeira do hospital não está bem há muito tempo, e isso já é de conhecimento de toda comunidade. O que poucos sabem é que com a falta de repasse dos governos estadual e federal, os problemas financeiros estão se agravando a ponto de interromper o atendimento à população.

Segundo a assistente-administrativa da instituição, Patrícia Mariani, algumas medidas foram tomadas para reduzir os gastos mensais, como redução do quadro funcional, economia das despesas e fechamento de oito leitos: “Estamos fazendo tudo para manter o básico e não afetar o atendimento à comunidade, que é realizado 24 horas por dia, 30 dias por mês. Porém, a falta de recursos financeiros irá impactar serviços como a realização de raio-X, exames laboratoriais, sessões de fisioterapia e, posteriormente, o básico”, alertou.

Para evitar que os atendimentos ambulatoriais e internações cessem, a diretoria do hospital está intensificando a campanha de contribuição espontânea, iniciada em meados de 2006 pelo médico João Vianei Dias de Castro. “A comunidade taperense sempre foi muito prestativa e colaborou com os apelos do hospital. Em 2006, quando a situação financeira estava ruim, lembro de ter ligado para cerca de 600 pessoas pedindo ajuda para manter o hospital aberto. Naquela época, o valor representava 10% do salário mínimo e as pessoas doavam R$ 10,00. Se fossemos reajustar esse valor, atualmente a contribuição deveria ser de R$ 77,80. Então estamos pedindo a colaboração de R$ 30,00 mensais para auxiliar nas despesas do hospital”, solicitou o médico.



Postado por WM Internet as 09:51 e tem 21 comentarios


Degradação institucional

Ontem a noite, após mais um debate acalorado no TSE, a ministra Luciana Lóssio pediu vista no processo que o PSDB move contra a campanha de Dilma. A decisão da ministra vai adiar a investigação por mais uma semana .

Quem é Luciana Lóssio?

Luciana Lóssio,  juíza titular no TSE, foi assessora direta de Dilma na campanha de 2010 e indicada à corte pela própria Dilma. Luciana não se declarou impedida de votar e agora estará julgando a campanha da qual fez parte.

O fato lembra as palavra de Joaquim Barbosa: Que degradação institucional!

Postado por WM Internet as 09:35 e tem 0 comentarios

terça-feira, 25 de agosto de 2015
Ícones caem

O tempo passa, as coisas mudam e nem todas as pessoas conseguem se reciclar, analisar a realidade e mudar ideias e opiniões. Enquanto vemos velhos ícones caírem agarrados às velhas ideologias, outros se reciclam, fazem mea culpa e renascem das cinzas cono a fênix renovada.

Luis Fernando Veríssimo, em coluna da Zero Hora, comparou os manifestantes a vira-latas: 'Os manifestantes contra o governo sabem o que não querem — a Dilma, o Lula, o PT no poder —, mas ainda não pensaram bem no que querem. Se conseguirem derrubar o governo, que cada vez mais se parece com um Fusca indefeso sitiado por cães obsoletos, o que, exatamente, pretendem fazer com o vácuo?' Ele finaliza lembrando a Marcha da Família com Deus pela Liberdade contra a ameaça comunista e o.golpe de 64.

Por outro lado, temos o filósofo francês, Régis Debray, que tornou-se um “reformista radical”. Ele diz que a política sucumbiu à economia: 'A carreira política é hoje para os imbecis'. Debray elogia o “revoltado” papa Francisco e diz que a ' a esquerda está sem voz'. 

Luis Fernando Veríssimo, conhecido por suas crônicas e textos bem humorados, não soube interpretar a realidade; já o filósofo francês, Régis Debray viveu, viu e absorveu as mudanças. Em tempos de grandes mudanças, alguns ícones caem, outros florescem. Uma boa dica de leitura, sem dúvida, é a entrevista do filósofo francês Régis Debray.

Para quem não sabe, Régis Debray veio ao Rio de Janeiro, em 1964, com 24 anos, após o golpe militar, para tentar contatar Carlos Marighella. Era só uma passagem para Cuba, onde ficou amigo de Fidel Castro. Debray se lançou à guerrilha armada ao lado de Che Guevara. Foi preso na Bolívia e condenado à pena máxima de 30 anos de prisão. Ficou atrás das grades de abril de 1967 a dezembro de 1970, quase quatro anos, e foi libertado devido a uma campanha internacional de intelectuais liderada por Jean-Paul Sartre.

Postado por WM Internet as 22:44 e tem 2 comentarios


Classificação no Concurso Público da Prefeitura de Tapera

A classificação final de cargos do Concurso público da Prefeitura Municipal de Tapera já está no site. Confira neste link. 


Postado por WM Internet as 14:41 e tem 0 comentarios


Brasileiro cordial - o mito que cai

O apelo na janela de um ônibus em Porto Alegre expressa o sentimento das pessoas em relação à violência. Os linchamentos, que eram raros, infelizmente estão se tornando mais frequentes. O mito do brasileiro cordial caiu por terra e as pessoas demonstram estar com pouca paciência para a violência. O fato da diminuição da maioridade penal ter sido aprovado por uma grande maioria pelo Congresso é um exemplo disso.

Em Tapera, os assaltos que se tornaram frequentes há alguns meses, pararam. A Polícia Cívil e a Brigada Militar desarticularam algumas quadrilhas que vinham agindo na região e a tranquilidade voltou a imperar em Tapera. Parabéns aos órgãos e pessoas que agiram garantindo a segurança das família da região!



Postado por WM Internet as 09:59 e tem 2 comentarios

segunda-feira, 24 de agosto de 2015
Dias trabalhados para o governo

Às vésperas de aumentos de impostos no Rio Grande do Sul e na eminência do Governo Federal vir com novos aumentos dos impostos (ou retirada de descontos em salários e produtos), podemos dar uma olhada para trás e examinar como anda a atual carga tributária brasileira. 

Não é saudosismo, muito pelo contrário, é pura constatação do avanço do Estado brasileiro sobre o cidadão. Veja quantos dias temos trabalhado por ano para o(s) governo(s) nos últimos anos:


Desanimador para uma segunda-feira de manhã? Mas é o que temos.
Bom dia e boa semana para quem pode!

Postado por WM Internet as 09:14 e tem 13 comentarios

domingo, 23 de agosto de 2015
Polêmica no STJ - Ler é a mesma coisa que estudar?

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) discute se ao ler livros e fazer resenhas sobre as obras, o presidiário estudou, o que permitiria remição ao preso.

A questão está hoje no centro de uma divisão entre juízes, promotores e defensores públicos. A discussão só acontece porque a leitura não está claramente expressa na Lei de Execução Penal, que determina a remição pelo estudo (a cada 12 horas de frequência escolar, um dia é extinto).

Sobre o tema, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) recomendou em 2013 que a leitura de obras "literárias, clássicas, científicas e filosóficas" fosse incentivada nas prisões.

O preso pode ter até 48 dias de perdão num ano caso faça uma resenha por mês. O juiz adota a prática se quiser. Nos quatro presídios federais do país, o projeto existe desde 2009. Houve adesão de 3.067 presos: das 2.493 resenhas, 2.197 foram aprovadas.



Confira os livros que podem reduzir a pena nos presídios federais e as sinopses de cada obra.

Postado por WM Internet as 08:58 e tem 0 comentarios

sábado, 22 de agosto de 2015
Obituário: Irani da Costa

Falecida: Irani da Costa

Esposo: Albino da Costa (In Memorian)

Filhos: Valdir, Soeli, Marli e Claudir

Deixa 11 netos, 7 bisnetos e 2 noras

Data de Nascimento: 03.03.1929

Faleceu com 86 anos no Hospital Roque Gonzales em Tapera, dia 22.08.2015,  às 13:30 Hs.

Seu enterro será dia 23.08.2015 ás 14:00 com missa de corpo presente, rumando logo após para o Cemitério Municipal de Tapera.  Informações Funerária Carlan.

Marcadores:


Postado por WM Internet as 20:57 e tem 0 comentarios


Ibirubá Florestal - Há algo de podre, e não é no reino da Dinamarca

Definitivamente, se há algo de podre hoje, certamente não está no Reino da Dinamarca. Enquanto no Brasil a venda de agrotóxicos saltou de dois bilhões de dólares em 2001 para mais de oito bilhões e meio em 2011, levando nosso país desde 2009 a receber o título de maior consumidor mundial dessas substâncias comprovadamente cancerígenas, a Dinamarca anuncia que irá dobrar, até 2020, a área destinada à agricultura orgânica (em relação à área reservada em 2007). Os contrastes são evidentes. No Brasil, o Ministério da Agricultura, totalmente desvinculado de qualquer preocupação com a saúde pública e a ecologia, afirma que os agrotóxicos são extremamente relevantes para o desenvolvimento do país.

Na Dinamarca, o Ministério da Alimentação, Agricultura e Pesca anunciou que, em 2015, a receita obtida com a venda de alimentos orgânicos alcançou a marca de 8% do total de vendas – ou seja, o mais elevado índice de vendas de produtos orgânicos em todo o mundo. Esse número não surgiu por acaso. De 2007 até hoje, o índice elevou-se em 228% e continua a crescer. Em igual período, o volume das exportações de alimentos orgânicos aumentou em quase quatro vezes. E essa tendência parece continuar. Tal crescimento na exportação acaba oferecendo maior segurança no mercado para que se prossiga nos investimentos ecológicos.

Já em nosso país...

Leia matéria completa no site Ibirubá Florestal

Postado por WM Internet as 14:35 e tem 0 comentarios


Médico que matou a ex-esposa é preso durante palestra em que criticou a impunidade em Goias

A Polícia Civil de Goiás prendeu esta semana o médico mineiro Alfredo Carlos Dias Mattos Junior, de 47 anos, que estava foragido da Justiça após ser condenado por matar sua ex-mulher, Magda Maria Braga de Mattos .Ela morreu após ser dopada e receber uma dose de álcool no soro que ela tomava na veia enquanto estava internada

Alfredo Carlos, em 1999, já separado da ex-mulher Magda Maria Braga de Mattos, descobriu que ela estava namorando. Movido pelo sentimento de posse ou pelo machismo, resolveu matá-la. É o que consta no processo que condenou o médico a uma pena de 14 anos de prisão, considerado culpado de crime de homicídio qualificado.

O assassinato ocorreu em 28 de abril de 1999. Segundo as investigações, Magda Maria foi internada em um hospital de Nova Lima (MG) para fazer uma cirurgia e tratar dores abdominais. O ex-marido, conforme o Ministério Público, foi até o leito, dopou a mãe da vítima (companheira de quarto da paciente) com um suco e aplicou álcool no soro da ex-mulher, causando sua morte.

Na terça-feira (18), provavelmente sem saber que a polícia estava no seu encalço, o médico dava uma palestra para estudantes de medicina em Rio Verde (GO). O filho do médico estuda na instituição e postou um panfleto na Internet sobre a apresentação, o que ajudou a polícia a encontrá-lo. A palestra tinha como tema a pena de morte.

Ironicamente, durante sua palestra, Alfredo criticou o sistema judiciário brasileiro, sustentando que a impunidade no país é preocupante, uma vez que a maioria dos crimes não é solucionada. Ele está recolhido ao Presídio Municipal de Rio Verde (GO), aguardando a remoção já determinada pela Justiça de Minas Gerais. (Com informações do Jornal da Cidade Online e Espaço Vital).

Vamos combinar que pena de 14 anos de prisão por matar ex-esposa é um presente e não uma pena. A sensação de impunidade que permeia a vida dos brasileiros é reforçada diariamente em casos assim: onde há condenação, não há castigo. Enfim, no Brasil, o direito da vítima é sempre menor que o direito do criminoso.

Postado por WM Internet as 09:46 e tem 0 comentarios

sexta-feira, 21 de agosto de 2015
Humorista Willmutt morre em capotamento

O humorista paranaense Cleiton Geovani Kurtz, conhecido pelo personagem alemão "Willmutt", morreu às 14h desta sexta-feira (21) em um acidente de carro perto da cidade de Aporé, em Goiás, segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Kurtz tinha 39 anos e era de Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná.

Conforme a PRE, Kurtz dirigia o veículo pela GO-184, quando no KM-91 um pneu estourou. "O veículo saiu da pista e capotou. Ele ficou preso no cinto de segurança, foi socorrido, mas morreu no hospital", disse o sargento Sales.

O passageiro do carro ficou ferido e foi encaminhado para um hospital da região com ferimentos leves. Segundo familiares, o corpo será levado para Marechal Cândido Rondon, mas não há informações sobre horário e local do velório.



QUEM FOI WILLMUTT - Cleiton Geovani Kurtz, o Willmutt, foi servente de pedreiro, carteiro, atendente de farmácia e vendedor de loja até que incorporou o humorista Willmutt e saiu do anonimato para se tornar conhecido e reconhecido em todo o Brasil, especialmente na região Sul, por seus trotes telefônicos e humor irreverente. O personagem Willmutt surgiu de uma brincadeira entre amigos. Nesta brincadeira aconteceu o primeiro trote, aplicado despretensiosamente numa operadora de telefonia celular, em 2003. Por mais de dois anos aquele trote ficou guardado até que, em 2005, os seus amigos fizeram com que ele ganhasse o mundo através da Internet, primeiro através de e-mails e Orkut e depois, através de site próprio.

Postado por WM Internet as 20:23 e tem 0 comentarios


Caçadores de Bons Exemplos estiveram em Tapera

Cansados de ouvir notícias ruins todos os dias nos noticiários, Iara e Eduardo Xavier, decidiram largar a rotina para viver em busca de bons exemplos pelo Brasil. Em 2011, o casal vendeu o apartamento em Minas Gerais e tomou a atitude de viajar pelo país para conhecer pessoas que fazem a diferença na comunidade onde vivem. Eles acreditam que existem mais ações positivas do que ações negativas no mundo. E, ao percorrer mais de 220 mil quilômetros pelo país e catalogar 1.150 projetos, os Caçadores de Bons Exemplos conheceram o Programa A União Faz a Vida, que completa 20 anos em 2015, e resolveram percorrer 20 cidades dos 11 estados brasileiros que possuem o PUFV para descobrir histórias inspiradoras.

Entre os municípios escolhidos, um deles foi Tapera, e no sábado, 15, os caçadores vieram conhecer a escola Francisca Cerutti, da Vila Elisa, e foram até a casa da aluna Bruna Natália Ales da Silva. O dirigente da Sicredi Integração Rota das Terras RS, Sérgio Luiz Tonello; a assessora de Programas Sociais do Sicredi, Laís Paulata; a secretária municipal de Educação, Maria Regina Bósio Salvadori; a coordenadora local do Programa A União Faz a Vida, Verônica Spezia de Matos; a diretora da escola, Márcia Maldaner; e a professora e supervisora da escola, Josemári Eckstein, acompanharam o casal.

De maneira voluntária, Iara e Eduardo vão produzir 20 documentários para mostrar a importância do trabalho do PUFV nas comunidades. Conforme o casal, a transformação vem através da educação e eles sonham com o dia em que todas as escolas do país possam trabalhar com o programa de educação cooperativa.

A diretora da EMEF Francisca Cerutti, Márcia Maldaner, disse que o PUFV auxilia o trabalho contínuo dos professores e que é possível notar as mudanças no envolvimento dos alunos e educadores no processo de aprendizagem. “O programa possibilita desenvolver as habilidades das crianças, gerando uma ampliação no conhecimento das mesmas. A educação pode ser melhorada se houver trabalho em equipe, realizado com amor, dedicação e doação”, falou.

Para a supervisora e coordenadora do PUFV na escola, Josemári, o brilho no olho, as descobertas do mundo do aluno, o olhar para a comunidade, a participação no processo de aprendizagem, através de uma troca de saberes, são os significados que o PUFV representa para ela. “A satisfação do aluno no momento da aprendizagem faz com que ele descubra o quanto é bom aprender, ser protagonista da aprendizagem e mais participativo. Aprender na escola o que se vai vivenciar no mundo, através das relações”, salientou.

Depois de conhecer a Escola Francisca Cerutti, os caçadores foram conhecer a casa da aluna Bruna Natália, que teve toda sua vida influenciada pela escola e pelos projetos do Programa A União Faz a Vida. “Na escola a gente quer buscar mais, ir além do possível, tentar gerar novidades. E se questiona o que seriam as pessoas sem a educação, pois ela abre portas, traz reconhecimento”, ressaltou Bruna. A aluna participa de diversos projetos e isso, segundo ela, proporcionou muito crescimento e conhecimento para a sua vida. “Hoje eu ganhei um trabalho em uma escola devido a estes projetos. Sou auxiliar de educação e lá as crianças me chamam de professora. Se eu posso, muitas pessoas podem”, disse.

Para a assessora de Programas Sociais do Sicredi é gratificante ver o trabalho do PUFV sendo reconhecido como referência nacional em educação cooperativa. “São 20 anos que o Sicredi desenvolve o programa em parceria com as prefeituras municipais, pois acredita que a educação é o bem mais precioso de uma criança e de um adolescente. Aprender, ensinar e resgatar valores como respeito, diálogo, justiça, solidariedade, cooperação e empreendedorismo é o que se acredita enquanto programa”, falou Laís.

  
Fotos e texto: Assessoria de Comunicação Sicredi

Postado por WM Internet as 09:14 e tem 1 comentarios

quinta-feira, 20 de agosto de 2015
Bingo beneficente da APAE será na sexta-feira

A APAE de Tapera promoverá um bingo beneficente à entidade no dia 21/08, às 19h30, no salão de jantas do Tenarião.

 A cartela principal custa R$ 5,00 e está à venda com os funcionários da escola. O 1º prêmio será no valor de R$ 500,00; o 2º prêmio no valor de R$ 300,00 e o 3º prêmio será um Home Theater. Haverá rodadas extras.

Postado por WM Internet as 23:43 e tem 0 comentarios


Taperense é vítima de roubo de veículo em Passo Fundo

Na noite dessa quarta-feira (19), foi registrada uma ocorrência de roubo de veículo com refém em Passo Fundo. Fábio Emir Schaker, de Tapera, estava com seu automóvel Toyota Corolla, de cor preta, de placas IQS-0083, de Victor Graeff, estacionado na Rua Teixeira Soares, no centro, próximo ao módulo da Brigada Militar, quando foi surpreendido por dois homens armados e que anunciaram o assalto.

A vítima estava na companhia de seu filho, um menino de 1 ano e 8 meses, e foi obrigada a permanecer dentro do veículo. O assaltante assumiu a direção do carro e seguiu em direção ao bairro Santa Marta. As vítimas foram libertadas minutos depois em uma estrada de chão, próximo à empresa Colchões Castor, nas margens da ERS 324. A dupla fugiu com o carro em direção à Vila Donária.

Guarnições da Brigada Militar realizaram buscas, porém os assaltantes não foram localizados. Até o momento o carro não foi encontrado.

Informações Rádio Uiraupuru

Postado por WM Internet as 11:58 e tem 6 comentarios


Todos fazendo sua parte

O recolhimento de lixo é parte essencial não só na saúde como pública como no embelezamento do meio ambiente da cidade. Todos municípios encontram dificuldades nesta área. Em tapera, não podia ser diferente. Se todos fizerem sua parte, tudo fica melhor. Mas todos tem que fazer a sua parte. Na foto abaixo, podemos ver um exemplo disso:




Postado por WM Internet as 10:37 e tem 9 comentarios

quarta-feira, 19 de agosto de 2015
Os motivos para a prisão de Jairo Kolling

A Dr. Marilene Parizotto Campagna, juíza da comarca de Tapera, solicitou a prisão de Jairo Paulinho Kolling, autor da morte do padre Eduardo Pegoraro, após a primeira audiência no Fórum, dia 17/08.

Leia a fundamentação do pedido de prisão:

"Hoje, por ocasião da audiência, pude perceber que o réu não está mais se alimentando por sonda, consegue se locomover e falar, normalmente. Embora não possua conhecimentos de medicina, que não os do senso comum, ficou mais do que evidente a todos os que assistiram a solenidade que ele possui condições de dar entrada no sistema prisional. Além disso, a vítima, novamente, relatou temer por sua segurança, salientando que o réu era uma pessoa tranquila, assim como relatado pelas testemunhas de defesa, mas que acabou “surtando” ao desconfiar que ela possuía um relacionamento com o Padre Eduardo. 

No expediente de medidas protetivas em apenso, inclusive, Patricia relatou ter tomado conhecimento de que o réu teria comentado, após os fatos, que não estava arrependido, sendo que o irmão dele teria afirmado que se fosse com ele faria a mesma coisa ou pior. É evidente que as declarações prestadas pela vítima, na solenidade de hoje, poderão culminar em outro "surto". Diante desse contexto, deve o réu ser recolhido ao sistema prisional, para garantia da segurança da vítima e de seus familiares".

Postado por WM Internet as 09:27 e tem 3 comentarios

terça-feira, 18 de agosto de 2015
Grave acidente na saída de Passo Fundo

Grave acidente deixa duas vítimas fatais na ERS-153, saída de Passo Fundo para Ernestina, próximo ao Santuário Nossa Senhora Aparecida.  Faleceram no local, o motorista Edson Rudimar Glinka de Oliveira, 37 anos e Daiana Subtil, 22 anos. Ambos são moradores de Passo Fundo e o acidente aconteceu no fim da pista dupla, na saída de Passo Fundo.

Foto - arquivo pessoal Facebook

Foto Uirapuru


Postado por WM Internet as 17:57 e tem 0 comentarios


Cotê faz 106 anos amanhã!


O Cotê, figura centenária de Tapera, fará aniversário nesta quarta-feira, dia 19 de agosto. Manuel Ortiz dos Santos, o  Cotê, pelas contas dos familiares, nasceu em 1909, portanto estará completando 106 anos. Isso mesmo 106 anos!

O Cotê morou na praça de Tapera por muitos anos, junto ao prédio antigo da prefeitura. Agora ele está sendo muito bem cuidado no Lar do Idoso José e Rosalina Koehler. Ele continua firme e forte.  Parabéns, Cotê!

Obrigado ao Jornal da Integração pela cedência de fotos e textos para a página do Lar do Idoso. 

Postado por WM Internet as 17:26 e tem 15 comentarios


Uso do dinheiro público causa polêmica em Tapera

O Presidente da Câmara de Vereadores de Tapera parou de contribuir com a Ascamaja, alegando mau uso do dinheiro público pela associação. Durante a reunião semanal na noite desta segunda-feira, o Presidente da Câmara de Vereadores de Tapera, Elias Goulart defendeu a atitude conforme você pode ouvir na Rádio Lider. A Ascamaja arrecada mais de 80 mil reais por ano e segundo a última prestação de contas, foi gasto 26 mil reais com jantares aos vereadores.

Os vereadores Alcides Maldaner e Luiz Carlos Ritter contestaram a decisão, alegando o histórico de participação do município na Ascamaja e o fato de que 200 vereadores da região participam da associação. Veja a posição de Alcides Maldaner


Postado por WM Internet as 11:30 e tem 33 comentarios


Jairo Kolling está preso

A Dr. Marilene Parizotto Campagna, juíza da comarca de Tapera, solicitou a prisão de Jairo Kolling na noite de ontem.  Jairo Kolling já se encontra no presidio de Espumoso.

Ontem (17/08), às 14h, no salão do júri do Fórum de Tapera, foi realizada a primeira audiência de Jairo Paulinho Kolling, autor da morte do padre Eduardo Pegoraro, ocorrida em 22/05 na Casa Paroquial de Tapera. O acusado Jairo Kolling não se manifestou e aparenta estar bem de saúde. Foram ouvidas 12 testemunhas, sendo oito de acusação e quatro de defesa. Patrícia Kolling relatou os fatos que aconteceram no dia do assassinato do padre. A comunidade  manifestou seu repúdio ao assassinato brutal do padre portando cartazes e fotos pedindo paz e justiça.

Postado por WM Internet as 10:01 e tem 0 comentarios

segunda-feira, 17 de agosto de 2015
Programação da Expotapera


Saiba mais sobre a ExpoTapera que acontecerá de 08 a 11 de outubro no site da Expotapera

Postado por WM Internet as 17:13 e tem 0 comentarios


Velocidade máxima na BR-386 mudará

A velocidade máxima na BR-386 no Rio Grande do Sul passará de 80 km/h para 100 km/h. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou nesta quinta-feira que a medida será tomada depois da análise do projeto BR Legal (de revitalização e implantação de sinalização na rodovia), que está em fase final. Segundo o deputado federal Giovani Cherini (PDT), líder da bancada gaúcha no Congresso, o novo limite deverá ser adotado até o final do ano.

Como consumidor, é difícil ler que para mudar a velocidade de uma via, o Estado (seja qual nível, no caso estadual) leve tanto tempo para trocar algumas placas de velocidade! Como consumidor, a impressão que passa é que o Estado brasileiro, quando não é corrupto, é ineficiente. E ainda tem gente que defende a ideia de Estado grande...

Postado por WM Internet as 10:56 e tem 4 comentarios


Comunidade se mobiliza para o depoimento de Jairo Kolling

A comunidade de Tapera está se mobilizando para o depoimento que o Jairo Kolling,  autor da morte do padre Eduardo Pegoraro, prestará à Justiça no dia de hoje. Veja o texto que circula em uma rede social:

"Amanhã, 2ª feira,17 de agosto, nos reuniremos para expressar nossa indignação pelo assassinato do Padre Eduardo aqui em Tapera. Às 13h e 30 min. diante do Fórum - Tapera. Não à violência! Não à vingança! Sim à Verdade! Sim à Justiça! Sim à Paz! Convide alguém e vá também!"

Entenda o caso - O crime aconteceu na manhã do dia 22 de maio, na Casa Paroquial de Tapera, quando, motivado por ciúmes da esposa,  Jairo matou o padre com dois tiros no peito. Após efetuar os tiros contra o padre,  atirou na esposa, Patrícia, acertando um dos tiros no abdômen. Na sequência atirou contra o próprio rosto. Ele foi preso em flagrante pela Brigada Militar.

Postado por WM Internet as 08:22 e tem 1 comentarios

domingo, 16 de agosto de 2015
Imagem do domingo


Independente de qualquer avaliação sobre as manifestações deste domingo, uma imagem (ou a montagem de várias imagens) dá o tom de indignação, civilidade e democracia dos brasileiros. 

Postado por WM Internet as 20:18 e tem 0 comentarios


Ibirubá Florestal - Falta de saneamento é vexame internacional para o Rio

Vírus ou bactérias? A poucos dias da celebração que marcará exatamente um ano do início das Olimpíadas do Rio, microorganismos ameaçadores à saúde disputam a liderança no ranking de preocupações dos atletas que virão à cidade para disputar as provas de iatismo e remo. A polêmica envolvendo o estudo encomendado pela Associated Press (AP, uma das maiores agências de notícias do mundo) junto à Universidade Feevale, de Novo Hamburgo, para saber qual a situação das águas do Rio de Janeiro é inspiradora. Pouco importa se há imprecisão nos dados técnicos levantados. A poluição é fato, a omissão das autoridades também, e o risco de contaminação dos atletas – em maior ou menor grau – humilha a cidade anfitriã dos Jogos.

Leia matéria completa no site Ibirubá Florestal

Postado por WM Internet as 18:55 e tem 0 comentarios


Exercício de cidadania no domingo!

O domingo começou com sol e a perspectiva de mais um domingo cívico em todas as capitais. É a terceira vez que O Brasil pára, ordenadamente e civicamente, para protestar contra Dilma e o PT. Convocado pelos movimentos Brasil Livre, Vem Pra Rua e Revoltados On Line, os protestos deste domingo estão confirmados em mais de 200 cidades.

Independente dos rumos que o Brasil irá tomar, a democracia brasileira tem se fortalecido ao longo dos protestos e a maioria das pessoas reforçam saídas pacíficas para a grave crise econômica, política e ética que o Brasil se encontra. Então, vamos exercer nossa cidadania e ir às ruas neste domingo?

Postado por WM Internet as 10:46 e tem 2 comentarios

sexta-feira, 14 de agosto de 2015
Acidente com três veículos em Tio Hugo deixa um morto e dois feridos

No início da noite desta sexta-feira um grave acidente de trânsito, ocorrido na BR-386 no km 215, próximo a Tio Hugo, deixou um morto e pelo menos mais duas pessoas feridas. Ainda não foi divulgado pela Polícia Rodoviária Federal a identidade de todos os envolvidos e também a cidade que residiam.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal, o acidente envolveu três veículos: um caminhão, um Fiat Pálio e um Volkswagen Gol. A colisão acabou resultando em um incêndio em um dos veículos, que deixou  a pista bloqueada e em chamas. O Corpo de Bombeiros de Soledade atendeu a ocorrência, apagando o incêndio. O motorista que acabou morrendo no local conduzia o Gol, sendo que os outros dois motoristas foram encaminhados para o hospital de Soledade.

No momento a Polícia Rodoviária Federal mantém apenas uma  das pistas  liberada. Por conta do acidente um grande engarrafamento se formou na região, com relatos de que ultrapassa 3km. A previsão é de que no decorrer da madrugada a outra  pista seja completamente liberada e também a identidade da vítima fatal seja divulgada.


Postado por WM Internet as 22:32 e tem 0 comentarios


Domingo - um divisor de águas

Politicamente falando o Brasil hoje se encontra em uma encruzilhada. São 3 as opções que existem:

- A continuidade do mandato de Dilma;

- O impeachment (que não é golpe, aprendam história);

- A renúncia de Dilma.

Qualquer das três opções não é uma saída fácil para o Brasil.

Como todos sabem, as manifestações estão marcadas para o dia 16 de agosto, domingo. Há rumores, nas redes sociais, que em Tapera também haverá manifestações no domingo, às 4 horas, na praça. 

Durante o último programa do Partido dos Trabalhadores houve panelaço em Tapera. A insatisfação com o caminho que o Brasil tomou é grande e o futuro, em termos econômicos, parece pouco promissor. Protestar é um direito legítimo do cidadão (apesar do governo achar que não é). Então, se você faz parte do coro dos descontentes, apareça por lá.

Postado por WM Internet as 16:04 e tem 20 comentarios


Destaques em Tapera

Os preparativos para ExpoTapera continuam. A programação da feira que acontece de 08 a 11 de novembro será divulgada nesta segunda-feira, dia 17, no gabinete do Centro Administrativo. 

Também continuam os preparativos para a Semana da Cultura em Tapera, que acontecerá entre os dias 30/08 e 07/09. A programação será diversificada e além de Fabrício Carpinejar, teremos outros autores agitando culturalmente a cidade. Veja Quem é quem na Feira do Livro de 2015. 

Não esquecendo que neste sábado, 15, todas as Unidades de Saúde da Família estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia para o Dia D de vacinação - Campanha Nacional de Multivacinação e Vacinação contra a Poliomielite. Não esqueça de levar a carteira de vacinação de seu filho.


Postado por WM Internet as 09:49 e tem 0 comentarios


Frase da semana

O  presidente da CUT  bradou, ontem,  no salão no Palácio do Planalto: 

“Vamos para as ruas entrincheirados com arma na mão se tentarem derrubar a presidente Dilma Rousseff.  A qualquer tentativa de golpe, nós teremos o exército que enfrentará a burguesia nas ruas”.

Mais uma vitória do PT. Após alçar à classe média quem ganha até mil reais mensais, agora o Brasil é composto de 93% de burgueses. Mais nonsense ainda é a presidente aplaudir um discurso que faz apologia à violência e incentiva crimes em evento oficial. É Brasil e o vale-tudo governamental está aberto, inclusive usar dinheiro público para inflar 'movimentos sociais' (que de sociais só tem o uso do dinheiro público).

Postado por WM Internet as 09:29 e tem 2 comentarios

quinta-feira, 13 de agosto de 2015
Pensão vitalícia para a ex-governadores é inconstitucional!

Em julgamento na sessão desta quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em caráter liminar, que a pensão vitalícia para a ex-governadores é inconstitucional. O caso analisado pela Corte trata de uma ação específica da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) referente ao Estado do Pará. Caso a decisão seja mantida na análise do mérito, a tendência é de que o benefício deixe de ser pago também em outros Estados.

No Rio Grande do Sul, atualmente, os cofres públicos pagam mensalmente oito pensões a ex-governadores e mais às viúvas de Euclides Triches, Amaral de Souza e Sinval Guazzelli e uma ex-companheira de Leonel Brizola. O valor depositado hoje para cada mensalmente é de R$ 30.471,11.

Pelo menos uma gota de razão no mar da insanidade do uso de dinheiro público no Brasil!

Postado por WM Internet as 09:47 e tem 5 comentarios


Movimentos sociais movidos a dinheiro público

Levanta a mão aí quem está contente com a farra do dinheiro público nestes últimos anos? Segundo pesquisas, somente 7 pessoas em cada 100 levantariam a mão. Para os outros 93 brasileiros descontentes, saiba quanto custou a Marcha das Margaridas ao seu bolso:

Caixa Econômica R$ 400 mil

BNDES R$ 400 mil

Itaipu Binacional R$ 55 mil

Total - 850 mil

É muito bom viver em um país rico que pode esbanjar dinheiro do contribuinte em 'movimentos sociais'.  E se você é daqueles que ainda acha que não paga imposto, leia aqui quanto você paga de imposto  nos produtos que que consome diariamente,

Postado por WM Internet as 08:48 e tem 3 comentarios

quarta-feira, 12 de agosto de 2015
Pergunta que não quer calar

Recentemente, o Brasil perdoou 900 milhões de dólares em dívidas de 12 países africanos, durante as celebrações do cinquentenário da unidade africana no ano passado. Inclusive de países sob ditaduras sangrentas como a do Congo. A explicação é que o perdão é destinado a dinamizar as relações econômicas entre o Brasil e a África.

Agora que o Rio Grande está de pires na mão (aliás, como sempre esteve), a 'gaúcha' Dilma Roussef resolve bloquear as contas do Estado por conta de atraso no pagamento de dívida com Governo Federal. A medida implica em severas restrições à governabilidade do Estado e o Rio Grande do Sul perde completamente a capacidade de gerência sobre os seus próprios recursos.

E a pergunta que veio a mente dos gaúchos nesta linda manhã de quarta-feira é: 

Por que os países da África são perdoados de suas dívidas e o RS é tratado como um ladrão, um caloteiro, um ente abominável?  O que a África tem que nós não temos?


Postado por WM Internet as 12:17 e tem 3 comentarios

Posts mais recentes Posts mais antigos




 
Google
 

 




 

Últimos Posts

Uma massa de ar frio atrás da outra
Obituário - Antônio Fredolino Bervian
Obituário - Mario José Kunzler
Boletim Epidemiológico de 14/05/21
Faleceu o radialista Régis Güths de Ibirubá
Obituário - Alair Passinato
Clima de inverno no RS
Obituário - Eva T. Rodrigues
34º óbito por covid em Tapera
Boletim Epidemiológico do dia 06/05

Arquivos

julho 2012 agosto 2012 setembro 2012 outubro 2012 dezembro 2012 fevereiro 2013 abril 2013 maio 2013 junho 2013 julho 2013 agosto 2013 setembro 2013 outubro 2013 novembro 2013 dezembro 2013 janeiro 2014 fevereiro 2014 março 2014 abril 2014 maio 2014 junho 2014 julho 2014 agosto 2014 setembro 2014 outubro 2014 novembro 2014 dezembro 2014 janeiro 2015 fevereiro 2015 março 2015 abril 2015 maio 2015 junho 2015 julho 2015 agosto 2015 setembro 2015 outubro 2015 novembro 2015 dezembro 2015 janeiro 2016 fevereiro 2016 março 2016 abril 2016 maio 2016 junho 2016 julho 2016 agosto 2016 setembro 2016 outubro 2016 novembro 2016 dezembro 2016 janeiro 2017 fevereiro 2017 março 2017 abril 2017 maio 2017 junho 2017 julho 2017 agosto 2017 setembro 2017 outubro 2017 novembro 2017 dezembro 2017 janeiro 2018 fevereiro 2018 março 2018 abril 2018 maio 2018 junho 2018 julho 2018 agosto 2018 setembro 2018 outubro 2018 novembro 2018 dezembro 2018 janeiro 2019 fevereiro 2019 março 2019 abril 2019 maio 2019 junho 2019 julho 2019 agosto 2019 setembro 2019 outubro 2019 novembro 2019 dezembro 2019 janeiro 2020 fevereiro 2020 março 2020 abril 2020 maio 2020 junho 2020 julho 2020 agosto 2020 setembro 2020 outubro 2020 novembro 2020 dezembro 2020 janeiro 2021 fevereiro 2021 março 2021 abril 2021 maio 2021

 

 


WM INTERNET
Blog Home V?o Pol?ca Cidade Pol?a Eventos Obitu?o