Tapera.Net - [email protected]
segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016
Obituário: Normélio Emílio Fath

Falecido: Normélio Emílio Fath

Esposa: Maria Fath

Filhos: Julia, Beti e Roberta

Netos: Gabriela, Caetano, Camila e Luiz Augusto

Data de nascimento: 15/03/1945

Idade: 70 anos

Faleceu dia 29/02/2016 às 11:45

Local: Hospital Roque Gonzales

O corpo está sendo velado na Capela Linha São João

Seu enterro será dia 01/03/2016 no cemitério da comunidade.

Marcadores:


Postado por WM Internet as 17:12 e tem 0 comentarios


Obituário: Janilson Beckmann

Falecido : Janilson Beckmann

Esposa: Simone Beckmann

Filha : Julia Beckmann

Data De Nascimento : 21/04/1990.

Faleceu Com 25 Anos De Idade

Faleceu Dia 29/02/2016 Às  02:00 Horas Na Cidade De Não Me Toque .

O Corpo Esta Sendo Velado Na Capela Mortuária.


Marcadores:


Postado por WM Internet as 10:47 e tem 3 comentarios


Confirmada a identidade da vítima do acidente na ERS 332

Foi identificada a vítima do acidente que aconteceu na noite de ontem

Janilson Beckmann, 25 anos, foi arremessado para fora do veículo em que estava e não resistiu aos ferimentos. O condutor do outro veículo, o Cross Fox, placas IPL 0414, de Lagoa dos Três Cantos foi encaminhado ao Hospital de Não-Me-Toque.

De acordo com o boletim da Polícia Civil de Não-Me-Toque, o condutor do Del Rey perdeu o controle do veículo, derrapou na pista, invadiu a pista contrária e foi atingido na lateral pela Cross Fox que seguia sentido Tapera. Com o impacto, Janilson Beckmann foi arremessado para fora do veículo  e infelizmente veio a óbito.


Postado por WM Internet as 09:07 e tem 3 comentarios

domingo, 28 de fevereiro de 2016
Acidente com vítima fatal na ERS 332

Na noite deste domingo (28), por volta das 23 horas, ocorreu um aciddente de trânsito com vítima fatal, na ERS 332, trecho entre Não-Me-Toque à Lagoa dos Três Cantos. Segundo informações do Grupo de Socorristas Voluntários de Carazinho, o condutor do veículo Del Rey, placas IAZ 6672, de Tapera não resistiu a gravidade dos ferimentos e morreu no local. Já o condutor da Cross Fox, placas IPL 0414, de Lagoa dos Três Cantos foi encaminhado ao Hospital de Não-Me-Toque.

Até o momento não foram divulgados nomes e causas do acidente.

Prestaram atendimento o Grupo de Socorristas Voluntários de Carazinho e Socorristas Voluntários de Não-Me-Toque.



Postado por WM Internet as 23:56 e tem 0 comentarios


Carreta tomba no trevo de Tio Hugo

Uma carreta de Júlio de Castilhos tombou na manhã deste domingo, na RS 153, junto ao trevo de Tio Hugo.

O veículo seguia de Tapera para Passo Fundo, quando na curva o motorista perdeu o controle. A carreta estava carregada de soja. Ninguém ficou ferido.




Postado por WM Internet as 09:32 e tem 0 comentarios


Taperense na Zero Hora de domingo

Os números indicam que fevereiro poderá ser o mês mais violento nos últimos quatro anos em Porto Alegre. São pelo menos 63 homicídios (até quinta-feira). Desde 2013, não havia período com tantos assassinatos na Capital. As estimativas apontam que oito em cada 10 homicídios em Porto Alegre são motivados pelo tráfico de drogas. Mas cerca de 40% dos mortos neste ano na Capital nada tinham a ver com a criminalidade. 

Uma luz de advertência se acendeu quando, na madrugada de sexta-feira passada, mais de 30 tiros atingiram a frente de uma casa noturna da Cidade Baixa, bairro boêmio em área central da Capital, e deixaram sete pessoas feridas. Criminosos em dois carros miravam acabar com a vida de um desafeto, mas além de acertar o rapaz, atingiram mais seis pessoas.

A Zero Hora deste domingo trás uma matéria especial tratando da violência em que autoridades da segurança pública comentam a evolução da violência no RS, inclusive com a participação do taperense e desembargador aposentado Dércio Erpen. Veja aqui o vídeo .



Postado por WM Internet as 08:46 e tem 2 comentarios

sábado, 27 de fevereiro de 2016
Ibirubá Florestal - Deslocamento de iceberg na Antártica causa morte de 150 mil pinguins

Cerca de 150 mil pinguins morreram depois que um iceberg se deslocou e parou na colônia das aves na Antártica, forçando um exílio em busca de comida – segundo um novo estudo científico. O iceberg B09B, de cerca de 100 km2, se deslocou até a Baía Commonwealth no leste da Antártica em 2010, indicaram pesquisadores de Austrália e Nova Zelândia na revista Antarctic Science. A população de pinguins de Adelia no Cabo Denison da baía era de 160 mil em fevereiro de 2011, mas em 2013 caiu para 10 mil. As aves tiveram que iniciar um périplo de 60 km para encontrar comida.

Os pesquisadores alertam para o risco de que os pinguins desapareçam completamente do Cabo Denison nos próximos 20 anos. 

Leia matéria completa no site Ibirubá Florestal

Postado por WM Internet as 08:15 e tem 0 comentarios

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016
Prefeitura repassa R$ 80 mil para realização da Toca do Coelho

Na manhã desta sexta-feira, 26/02, aconteceu a assinatura do convênio 009/2016 que autoriza o repasse financeiro no valor de R$ 80 mil para a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Tapera (ACIT). O montante será utilizado na realização da 17ª Toca do Coelho, que acontecerá entre os dias 17 e 27 de março, no Tenarião.

O documento foi assinado pelo prefeito Ireneu Orth, vice-prefeito Volmar Kuhn e presidente da ACIT, Zaira Maria Anghinoni.

O site da Toca do Coelho está no ar. Confira a programação e novidades!



Postado por WM Internet as 11:35 e tem 1 comentarios


O Tribunal de Contas que funciona

É estarrecedor a estatística da corrupção no Brasil. Só falando em prefeituras: um prefeito é cassado a cada oito dias.

O Rio Grande do Sul é o terceiro pior da lista no País. Em primeiro lugar fica São Paulo e em segundo, Minas Gerais – que têm muitos municípios a mais. De 2013 até agora, no RS, 15 prefeitos foram cassados e estão fora; dois outros prefeitos – via recursos judiciais – ainda se mantêm nos cargos.

A Lei de Responsabilidade Fiscal, que tem recebido duros golpes da presidente Dilma, vem funcionando muito bem para prefeitos. Esperemos que funcione para os altos escalões também.


Postado por WM Internet as 09:35 e tem 0 comentarios

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016
Festividades do aniversário de Tapera acontecem no final de semana

O município de Tapera está completando 61 anos de emancipação político-administrativa no próximo domingo, 28/02. Para comemorar, a Administração Municipal promoverá um Torneio de Futsal no sábado (27), com inauguração do Ginásio de Esportes Romeu Cláudio Kloeckner (veja abaixo). Os jogos terão início às 17h, e contarão com a participação de cinco equipes do no Bairro Brasília.

No domingo, o arcebispo da Arquidiocese de Passo Fundo, Dom Rodolfo Luís Weber, e o padre Oswaldo Baptista Ferreira Junior celebrarão uma missa em homenagem aos 61 anos do Município, na Igreja Matriz, às 8h30min.

Em virtude de ser um ano de mais economia, o show em comemoração ao aniversário será realizado durante a 17ª Toca do Coelho. A Caravana Chamamecera, formada por Elton Saldanha, Alejandro Brittes e Os Fagundes, se apresentará no dia 20/03, no Tenarião. O show será promovido em parceria com o SESC-RS. Fonte - Prefeitura Municipal de Tapera


Um pouco de história - Quem foi Romeu Kloeckner?

Além de pai de Vera, Marli, Reny, Rejane e Roseli e esposo de Camila, Romeu foi um político influente. Teve suas raízes no PTB, migrando posteriormente para o PMDB. Romeu Kloeckner foi vereador de Tapera por três legislaturas – em 1955, 1960 a 1963 e 1989 a 1992. Foi também o terceiro prefeito de Tapera, sucedendo o primeiro mandato de João Batistella, de 1964 a 1968, além de presidente da Cotrisoja, de 82 a 92, e um nome forte do cooperativismo gaúcho.

Postado por WM Internet as 10:19 e tem 0 comentarios


Fazendo a diferença

Uma cidade necessita dos mais diversos serviços. Desde serviços essenciais como escola, hospital até os mais diversos como pequenas oficinas, padarias, etc. Uma empresa que vem servindo Tapera e região desde 1988,  há 27 anos portanto, é a Eletrônica Jacó.

Especializada e experimentada em consertos nas mais diversas marcas de aparelhos eletrônicos, a Eletrônica Jacó facilita a vida de muita gente quando os aparelhos eletro-eletrônicos apresentam defeito. Vamos deixar este pequeno registro em forma de homenagem da atividade desses empreendedores trabalhando em sua bancada de serviço. Na primeira foto com o 'visitante' Dr. Beto Henrich e na segunda com Claudio Wiener.




Postado por WM Internet as 09:02 e tem 6 comentarios

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016
Obituário: Romeu Vieira

Marcadores:


Postado por WM Internet as 11:24 e tem 0 comentarios


Capivara vai às compras em Carazinho


Reportagem da Diário AM 780 acompanha uma caça a capivara que acabou aparecendo na região central de Carazinho.
Publicado por Rádio Diário AM & Jornal Diário da Manhã em Quarta, 24 de fevereiro de 2016
Uma capivara causou transtornos no centro de Carazinho como pode se ver no vídeo da Diário AM 780. Pelo visto, ela não foi capturada. A capivara é o maior roedor do mundo, pesando entre 40 e 90 kg. As capivaras são frequentemente capturadas e aprisionadas para criações em cativeiro ou para serem abatidas como carne de caça. Entretanto, no Brasil, esta prática tem de ser precedida de projeto e licenciada pelos órgãos de controle ambiental sob pena de configurar crime ambiental, já que a capivara é uma espécie protegida por lei.

Postado por WM Internet as 09:20 e tem 1 comentarios

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016
Dedetização nos bueiros será realizada amanhã

A Secretaria Municipal de Saúde de Tapera informa que irá dedetizar os bueiros amanhã, 24/02, a partir das 19h. A dedetização será feita em todo o município, devido ao grande número de baratas.


Postado por WM Internet as 18:26 e tem 0 comentarios

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016
Violência, muita violência

O assassinato de uma mulher em Ibirubá hoje inquietou a região. Aladia de Souza foi morta a facadas. O crime ocorreu quando ela tentava entrar no carro da família. O suspeito do crime, seu marido, que sofre de depressão, foi levado ao Hospital Annes Dias de Ibirubá, onde foi medicado.

De acordo com os dados da OMS, o Brasil tem taxa de 4,8 homicídios por 100 mil mulheres, em 2013, o que coloca o país na 5ª posição internacional, entre 83 países do mundo. No Brasil, há 48 vezes mais homicídios femininos que o Reino Unido; 24 vezes mais homicídios femininos que Irlanda ou Dinamarca e  16 vezes mais homicídios femininos que Japão ou Escócia. 

As estatísticas da violência contra a mulher são alarmantes e é preciso que políticas públicas sejam mais efetivas e que alcancem estas mulheres em situação de risco. 

Mas não é só a violência contra a mulher que tem aumentado nos últimos tempos. Um caso que extrapola qualquer tipo de entendimento aconteceu nesta segunda-feira (23), em Novo Hamburgo. Um casal arremessou um bebê de quatro meses da janela de um veículo (!) .

De acordo com o delegado Enizaldo Plentz, responsável pela ocorrência, o padastro da criança, de 31 anos, discutia com a mãe do bebê, de 21, dentro do veículo quando atirou a criança pela janela. A ação gerou revolta de populares que passavam pelo local, que tentaram agredir o homem. Em seguida, a mulher saiu em defesa do companheiro e atirou novamente o bebê no chão.

O casal foi preso em flagrante. Eles foram encaminhados para a Penitenciária Modulada de Montenegro. A criança foi atendida no hospital da cidade e, após receber alta, está aos cuidados da avó materna. O pedido de prisão preventiva do casal ainda está em análise na Justiça. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.

Postado por WM Internet as 23:25 e tem 0 comentarios

domingo, 21 de fevereiro de 2016
Tragédia no trânsito - 5 da mesma família morrem em Pantano Grande

Um acidente na BR-290, no km 204, em Pantano Grande, chamou a atenção neste fim de semana. No carro, um Corsa azul, haviam 6 pessoas e somente uma menina, Keila Barcelos, sobreviveu. Morreram no local Everaldo Charão Figueiredo, que conduzia o carro; Carlos Lauriano Oliveira, que estava no banco da frente; Kerlon Barcelos, quatro anos, e Isadora Barcelos. Maria Terezinha Carvalho Charão, 66 anos, morreu no final da manhã no Hospital Regional do Vale do Rio Pardo. 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acredita que o motorista pegou no sono e dormiu ao volante. Na manhã deste sábado, o veículo saiu da pista na altura do quilômetro 204, em Pantano Grande, colidiu contra eucaliptos e, após, caiu em um barranco.     

A avó da menina, Maria Terezinha Carvalho Charão, 66 anos, mesmo gravemente ferida, conseguiu telefonar para uma irmã, em São Sepé, e avisar que todos estavam presos dentro do carro acidentado. A busca pelo carro acidentado durou 5 horas. A ligação foi por volta das 4h30min,  só foram resgatados por volta das 9h. A avó chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Keila Barcelos perdeu os pais, o irmão, a avó e um tio. De acordo com o diretor médico do hospital, Alexandre Fucks, Keila sobreviveu ao acidente — em que cinco pessoas morreram — apenas com uma luxação em um dos punhos. O estado de saúde dela é estável e a previsão é que receba alta nesta segunda-feira. As vítimas serão sepultadas em São Sepé neste domingo.



Postado por WM Internet as 09:14 e tem 0 comentarios

sábado, 20 de fevereiro de 2016
Internet ajuda na venda de rifa do Hospital

Facebook, whatsapp, twitter, as redes sociais vieram para facilitar nossas atividades. Desde a mais prosaica comunicação até grandes negócios, as pessoas estão usando a internet e as redes sociais para chegar a seus objetivos. Um exemplo bem prático disso aconteceu hoje quando José Dahmer estava vendendo rifa do automóvel Gol Zero km em frente ao Regional Supermercados.

A arquiteta taperense Adriana Marasca, que mora no Canadá, viu o post no Facebook e entrou em contato para comprar um número e ajudar o hospital Roque Gonzales. O número foi escolhido e preenchido com os dados de Adriana que imediatamente repassou o valor da rifa  (R$ 30,00) para o Banco do Brasil:
Hoje a noite, o carro estará na janta em São Luiz. Aproveite, compre um número e ajude o Hospital. O sorteio será dia 27/02/2016.


Postado por WM Internet as 20:32 e tem 3 comentarios


Ibirubá Florestal - Terra está entrando na Era do Plástico

Um novo estudo publicado no periódico Antropocene sugere que estamos entrando na Era do Plástico, em que a superfície do planeta está notavelmente alterada pelo descarte de materiais de longa durabilidade. O estudo sugere que os plásticos têm um impacto de longo prazo na geologia do planeta porque são inertes e de difícil degradação. 

Como resultado, quando o lixo plástico é jogado na natureza, eles são incorporados ao solo ou aos oceanos e são consumidos pelo plâncton, pelos peixes e pássaros, muitas vezes causando a morte deles. Essa distribuição tanto nos ambientes terrestres como marinhos sugerem que esse é um indicador do Antropoceno, a era geológica caracterizada pelos impactos das ações do homem. “Os plásticos têm uma grande chance de serem fossilizados e deixar uma marca por milhões de anos. A Era do Plástico pode realmente permanecer por anos”, disse o professor de Paleobiologia do Departamento de Geologia da Universidade de Leicester, Jan Zalasievicz, um dos pesquisadores envolvidos no estudo. “Os plásticos eram pouco conhecidos pelos nossos avós quando eles eram crianças. Mas, agora, eles são indispensáveis em nossas vidas. Eles estão em todos os lugares: embrulhando a nossa comida, levando nossa água e leite, embalando ovos, iogurtes, chocolate, conservando os remédios. Também são material para as roupas que vestimos”, disse o professor Zalasievicz. “Eles também estão em todos os lugares da Terra, do topo das montanhas às profundezas dos oceanos – e podem ser fossilizados em um futuro distante. 

Atualmente são produzidos quase um bilhão de tonelada desse material a cada três anos. Se todo plástico descartado nas últimas décadas fosse um filme plástico, seria o suficiente para ter uma camada em volta da Terra. Com os padrões atuais de produção, haverá muitas camadas equivalentes nos meados do século.”

Leia matéria completa no site Ibirubá Florestal

Postado por WM Internet as 11:54 e tem 0 comentarios


Lava Jato e os números atualizados

O procurador da República e coordenador do MPF na #LavaJato em Curitiba, Deltan Dallagnol, divulgou em seu twitter números mais atualizados da operação que vem mudando, ou tentando mudar, o Brasil. Ele é enfático ao apontar a necessidade do engajamento da população no combate à corrupção e convida a todos a assinar as 10 Medidas contra a Corrupção

Um detalhe, o Rio Grande do Sul tem 8.369.739 eleitores e somente 42.508 assinaram apoiando o pacote (veja gráfico por região acima). Faltam poucas assinaturas para que o pacote seja apreciado pelo Congresso, a contagem está em 1.432.346 e são necessárias 1 milhão e meio de assinaturas.


Postado por WM Internet as 10:09 e tem 1 comentarios

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016
A Toca do Coelho vem aí!

A Páscoa encanta a todos. Tapera se transforma em um mundo encantado, colorido e cheio de magia e surpresas. Este ano, grandes surpresas aguardam na Toca do Coelho com a temática cultural escolhida: “AMOR”.  “O objetivo desse tema é conscientizar as pessoas da importância do amor. Os cenários representarão as várias formas de amar. Também teremos um cenário surpresa. A Toca do Coelho em 2016 trará mais coelhos que nos anos anteriores, muitas flores e muita alegria”, destacou Cláudio Ivar Steffens.

A programação da 17ª Toca do Coelho foi apresentada na manhã desta sexta-feira, 19/02, para a imprensa local e regional. A rápida solenidade contou com a presença do prefeito Ireneu Orth, vice-prefeito Volmar Kuhn, secretários e diretores municipais, soberanas do município, membros da diretoria da ACIT, e o mentor da Toca, Cláudio Ivar Steffens.

O prefeito Ireneu Orth explicou que em virtude de 2016 ser um ano de mais economia, a Administração Municipal promoverá o show em comemoração ao aniversário de Tapera durante a 17ª Toca do Coelho. A atração será a Caravana Chamamecera, que conta com a participação de Elton Saldanha, Alejandro Brittes e Os Fagundes. O show será promovido em parceria com o SESC-RS, no dia 20/03.

Orth divulgou a programação do aniversário de 61 anos do Município, e convidou a comunidade para a inauguração do Ginásio de Esportes Romeu Cláudio Kloeckner no Bairro Brasília, que acontecerá no dia 27/02, às 17h. No dia 28/02 haverá uma missa em homenagem ao Município, na Igreja Matriz, às 8h30min, celebrada pelo arcebispo da Arquidiocese de Passo Fundo, Dom Rodolfo Luís Weber, e pelo padre Oswaldo Baptista Ferreira Junior.




Postado por WM Internet as 12:38 e tem 0 comentarios

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016
Histórias de Lagoa

Voltado a uma proposta mais humana referente ao método de fazer assessoria de imprensa, hoje se inicia a serie "Histórias de Lagoa", feita pelo assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Lagoa dos Três Cantos, Tatiel Zart. Ele vai contar em pequenos vídeos a história de pessoas do município de Lagoa. Ao final, são essas pessoas e suas histórias que formam o município, que fazem a característica de um povo. O primeiro vídeo já está disponível (espere o carregamento abaixo) e acompanhe a série no link.

A Primeira História se chama: O Colecionador. Conheça um pouco deste apaixonado por carros e maquinários antigos, que reside aqui em Lagoa dos Três Cantos na localidade de Linha Etelvina.



Olá amigos!Voltado a uma proposta mais humana referente ao método de fazer assessoria de imprensa, hoje se inicia a...

Postado por WM Internet as 04:07 e tem 1 comentarios

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016
Pores-do-sol taperense

Algumas cidades do Brasil brigam entre si pelo mais belo por do sol. Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre  se orgulham de seu por de sol. 

Tapera não tem um grande elemento da natureza para evidenciar o fim do dia, mas os grandes espaços, sempre com céu aberto, proporcionam belos pores-do-sol.

Veja as belíssimas imagens captadas pelo taperense Luis Henrique Piassini.




Postado por WM Internet as 21:10 e tem 1 comentarios


Prefeitura de Campo Bom vai plantar citronela para combater o Aedes aegypti

Combater o mosquito Aedes aegypti pode não ser fácil, mas ideias simples podem ter um ótimo resultado. A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Campo Bom vai dar início a um programa de plantio de citronela por vários pontos da cidade. Serão plantadas cerca de duas mil mudas para repelir o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Conforme a prefeitura, serão priorizados locais públicos onde hajam bromélias - foram localizadas larvas do mosquito neste tipo de planta em uma residência do bairro Paulista. Segundo a secretaria, uma muda de citronela repele o Aedes num raio de 50 metros quadrados.

Além de espalhar critronela, a Sema tem orientado a comunidade a utilizar a planta para se proteger - conhecida como "capim santo", ela produz substâncias que repelem o Aedes. Agentes da secretaria também vão distribuir material informativo para orientar a população a respeito do uso da planta e da Crotalária (que atrai as libélulas que se alimentam de ovos e larvas do mosquito) como repelentes naturais. 

As propriedades da citronela envolvem sua ação como insetífuga, calmante, bactericida, febrífuga, sudorífica e carminativa. Pode ser usada, além de repelente, como um medicamento para febres intestinais e distúrbios digestivos. A planta também é muito usada na aromaterapia, e pode ser cultivada em casa.

Postado por WM Internet as 12:32 e tem 0 comentarios

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016
Amor será o tema da da 17ª Toca do Coelho

A Prefeitura Municipal e a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Tapera convidam para o lançamento da programação da 17ª Toca do Coelho, no dia 19/02, às 9h, no gabinete do prefeito Ireneu Orth.

A Toca do Coelho será realizada entre os dias 17 e 27 de março, no Tenarião. A temática de 2016 será “Amor”.

Postado por WM Internet as 05:36 e tem 1 comentarios

domingo, 14 de fevereiro de 2016
Obituário - Olídia Ana Ebert

Falecida : Olídia Ana Ebert

Esposo  : Arsenio Ebert

Filhos : João ( In Memorian) , Nestor ( In Memorian), Claudete , Roseli , Maristela , Rosane E Cirlei

Deixa: genros , noras , netos e bisnetos

Data de nascimento : 02/09/1934.

Faleceu com 81 anos de idade.

Faleceu dia 14/02/2016 às 18:00 horas no Hospital São Vicente de Paulo em Passo Fundo .

O corpo esta sendo velado na capela mortuária Santa Inês Linha Floresta.

Seu enterro sera dia 15/02/2016  com missa de corpo presente rumando logo após para o cemitério da mesma localidade . Informações a cargo da Funerária Carlan .

Marcadores:


Postado por WM Internet as 22:54 e tem 0 comentarios


Onde mentir dá cadeia

Em 2003, um deputado inglês chamado Chris Huhne foi pego por um radar dirigindo em alta velocidade. Pra não perder a carteira, pois na Inglaterra é feio uma autoridade infringir a Lei, a mulher dele, Vicky Price, assumiu a culpa. O tempo passa, o deputado vira Ministro da Energia, o casamento acaba e a esposa decide se vingar e contar a história pra imprensa.

Como é na Inglaterra, o tal do Chris Huhne é obrigado a se demitir primeiro do ministério e depois do Parlamento. 

Na Inglaterra é crime mentir para a Justiça e a Justiça sentenciou o casal envolvido na fraude do radar em 8 meses de cadeia pra cada um. E vão ter de pagar multa de 120 mil libras, uns 350 mil reais. Segredo de Justiça? Nem pensar, julgamento aberto ao público e à imprensa. Segurança nacional? Nem pensar, infrator é infrator. Privilégio porque é político? Nadica de nada!

E o que disse o Primeiro Ministro David Cameron quando soube da condenação do seu ex-ministro: 'É uma conspiração da mídia conservadora para denegrir a imagem do meu governo.' Certo? Errado. O que disse o Primeiro Ministro David Cameron acerca do seu ex-ministro foi o seguinte: 'É pra todo mundo ficar sabendo que ninguém, por mais alto e poderoso que seja, está fora do braço da Lei.'

Estes ingleses são um bando de botocudos.
Só mesmo nesses paisinhos capitalistas europeus um ministro perde o cargo por mentir para um guarda de trânsito.

A fonte deste texto é atribuída a Cláudia Wallin, jornalista brasileira radicada na Suécia há mais de dez anos e o título é OS INGLESES E A SUA ESTRANHA JUSTIÇA. 


Postado por WM Internet as 19:33 e tem 1 comentarios

sábado, 13 de fevereiro de 2016
Ibirubá Florestal - Com menos emissões, agricultura supera em mais de 60 vezes eficiência da pecuária

Estudo do Imaflora converteu toda a safra agropecuária brasileira em proteína e energia para visualizar, pela primeira vez, a participação da agricultura e da pecuária para o fornecimento dos elementos fundamentais para a alimentação humana. A conclusão é que a agricultura supera em mais de 60 vezes a eficiência da pecuária em produção de proteína, mesmo com menos áreas que a pastagem e com emissões de gases de efeito estufa (GEE) muito inferiores. 

A análise foi feita a partir dos dados das safras de 1975 a 2006 (baseado no Censo Agropecuário do IBGE) e de projeções para 2020. Além do dado agregado nacionalmente, os resultados da safra foram segmentados para cada região do país. O estudo demonstrou que houve aumento na produção, produtividade e emissões de GEE, tanto na agricultura, quanto na pecuária. Contudo, revelou a grande assimetria entre os dois setores em relação à quantidade e a eficiência de produção de proteína e energia e de emissão de gases de efeito estufa. Os resultados indicam a importância da aceleração das iniciativas para a intensificação e maior eficiência da pecuária no Brasil.

Esta e outra notícias, você encontra no site Ibirubá Florestal

Postado por WM Internet as 14:05 e tem 0 comentarios


Microcefalia no Brasil causa polêmica na comunidade científica

Para chamar a atenção sobre a importância da limpeza para eliminação dos focos do Aedes Aegypti, transmissores da dengue, chikungunya e zika vírus, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Sábado da Faxina – Não dê folga para o mosquito da Dengue”.

Enquanto a comunidade científica internacional caminha para provar a relação entre o zika vírus e os casos de microcefalia, médicos argentinos chamam a atenção para outra causa suspeita de provocar a má-formação em bebês: o larvicida Pyriproxyfen, usado no Brasil desde 2014 para deter o desenvolvimento da larva do mosquito Aedes aegypti em tanques de água potável.

Conforme a publicação, as má-formações detectadas em bebês de grávidas que vivem em áreas onde passou a ser utilizado o Pyriproxyfen na água potável "não são uma coincidência". A crítica vai além: "o Ministério da Saúde coloca a culpa diretamente sobre o vírus zika, ignora sua responsabilidade e descarta a hipótese de danos químicos cumulativos no sistema endócrino e imunológico causados à população afetada", posicionam-se os pesquisadores no documento.

Os médicos também questionam o fato de as outras epidemias de zika, como a da Polinésia Francesa, não terem sido associadas a problemas congênitos em recém-nascidos — "apesar de infectar 75% da população nesses países". Outro elemento reforça ainda as suspeitas de que há algo além do zika vírus nos casos de má-formação: a Colômbia, o segundo país com maior número de infectados, contabilizou mais de 3 mil grávidas infectadas, mas não há registros de microcefalia vinculada ao zika. Leia mais aqui

Há outra hipótese, a de que o vírus da zika pode ter mudado antes de chegar ao Brasil. Leia aqui

E mais uma, aventada há mais tempo e já descartada pelo governo, que a causa da microcefalia seria uma vacina em grávidas. Leia aqui

Enfim, o mosquito está ai e é, comprovadamente, vetor de doenças potencialmente perigosas. Devemos todos fazer nossa parte e combater o Aedes!

ATUALIZAÇÃO - O secretário estadual de Saúde, João Gabbardo, anunciou na manhã deste sábado que vai suspender temporariamente no Rio Grande do Sul o uso do larvicida Pyriproxyfen em reservatórios de água potável.

Postado por WM Internet as 08:58 e tem 4 comentarios

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016
Obituário - Nair Silvia Grunitzki

Falecida : Nair Silvia Grunitzki

Filhas : Viviane Roselei Grunitzki De Souza e Eliane Marilei Grunitzki Vicari

Deixa : genros e netos .

Data de nascimento : 20/10/1945.

Faleceu com 70 anos de idade .

Faleceu dia 12/02/2016 às 02:00 horas no Hospital Roque Gonzalez .

O corpo está sendo velado na Igreja Evangélica De Coronel Gervásio.

Seu enterro será dia 12/02/2016 às 17:30 horas com culto de corpo presente , rumando logo após para o cemitério da mesma localidade. Informações a cargo da Funerária Carlan.

Marcadores:


Postado por WM Internet as 09:20 e tem 0 comentarios


Muito calor na sexta!

Água, sombra, ar-condicionado, sorvete: vale tudo para poder enfrentar esta sexta-feira (12) de muito calor na região. Em mais um típico dia de verão, os termômetros podem marcar quase 40 graus.

O calor deverá estimular a formação de nuvens carregadas com pancadas isoladas de chuva da tarde pra noite nas Metade Norte e Oeste. Vale ainda reforçar o uso do protetor solar hoje, uma vez que, segundo a MetSul, seguem muito altos os índices de raios UV. Este calorão precede um fim de semana de instabilidade. Apesar das altas temperaturas, o sábado e o domingo devem ter chuva com raios e trovoadas na região.


Postado por WM Internet as 09:04 e tem 0 comentarios

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016
Aconteceu o 1º Misturadão Automotivo em Tapera

O 1º Misturadão Automotivo do Grupo Taperense de Automobilismo (GTA) aconteceu no domingo, 07/02, e reuniu um bom público no centro da cidade de Tapera. O evento contou com a mostra de aproximadamente 150 carros antigos, fuscas, de competição e rebaixados.

Os alimentos arrecadados com as inscrições foram entregues para a APAE na manhã de ontem, 10/02. O GTA também colaborou com a campanha do Hospital Roque Gonzalez, auxiliando na venda dos números da rifa do carro Gol 0 km, que será sorteado no dia 27/02.




Postado por WM Internet as 14:22 e tem 0 comentarios


Com Dilma, sem Dilma

Dados muito negativos de atividade econômica referentes ao fim de 2015 e o início deste ano têm levado analistas financeiros a repensarem a projeção para o desempenho do PIB em 2016. A economia brasileira corre o risco de mergulhar em um período de três anos seguidos de contração, fato inédito desde 1901, início da série histórica.

A última vez que o PIB encolheu por dois anos seguidos foi no biênio 1930-1931, quando a economia global passava por crise severa após a quebra da Bolsa de Nova York. Um período de três anos de contração nunca ocorreu.

COM DILMA, SEM DILMA - A consultoria MB Associados trabalha com cenários alternativos: com e sem a presidente Dilma Rousseff. Se a presidente deixar o governo, espera queda de 3% do PIB neste ano e expansão de 0,6% no próximo. Caso Dilma sobreviva ao processo de impeachment, os números mudam para duas contrações de 4,1% e 1%.

Leia matéria completa na Folha de São Paulo

Postado por WM Internet as 09:33 e tem 1 comentarios

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016
Folha Espumosense - Crise sem precedentes na Administração Pública de Espumoso

Está declarada uma crise sem precedentes na Administração Pública de Espumoso. Uma relação que vinha arranhada por divergências na forma de administrar, tratada em bastidores mesmo antes da posse dos atuais Prefeito e Vice-prefeito, se estende marcada por vários percalços no decorrer dos últimos três anos. Na semana passada, no entanto, um capítulo a mais pode ter sido inédito em 61 anos do município. O prefeito Derly Helder passou o cargo ao vice-prefeito Roberto Carlos Iopp, às 11h30min da quinta-feira, dia 28. Já na sexta-feira, o então Prefeito em Exercício, Roberto Iopp, esteve reunido com os presidentes do PP e do PT, além do presidente do Poder Legislativo, Leoberto Comin (PP), para definir ações imediatas que seriam executadas nos 13 dias em que estaria no cargo de prefeito. 

A primeira medida foi a demissão do secretário de Transportes, Layres Fiuza, cargo passado ao vereador  Jadir José de Oliveira (PP), decisão que desagradou de imediato o prefeito Derly Helder. Ele, que estava em férias, retornou a Espumoso e, às 9 horas da manhã de sábado, já tinha reavido o cargo. No mesmo dia, uma reunião teve a presença de secretários e presidência do PP e do Poder Legislativo, onde foram apontadas posições divergentes dentro do próprio Partido, com o Prefeito visivelmente alterado, declarando-se ali uma crise dentro da outra, inclusive com agressões verbais e até físicas em plena reunião.

Veja aqui a entrevista dada pelo prefeito à Rádio Planetário

Veja aqui o editorial Lavando roupa suja em público da Folha Espumosense

A T-sourinha não deixou passar: Roberto Iopp só perdeu para a Miss Colômbia... Um dia e meio no cargo de prefeito.

Para acompanhar as edições da Folha Espumosense, siga o facebook do Espumoso.Net

Postado por WM Internet as 09:45 e tem 1 comentarios

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016
Obituário - Aloísio Pedro Rauber

Faleceu hoje, em Formosa - Goiás, Aloísio Pedro Rauber. Aloísio era de Tapera e desde a década de 80 morava em Formosa. Aloísio deixa a esposa, Mercedes, os filhos João Celso, Elton, Naura e Maria Cristina e Guilherme. Deixa também netos e bisnetos.

Aloisio era uma pessoa muito estimada em Formosa. Ele e a esposa eram membros ativos do Centro de Tradições Gaúchas Querência Formosa. Em Tapera, Aloísio tinha muitos parentes e amigos e a comunidade se sente enlutada pela passagem dele. O enterro será amanhã, dia 10/02, as 10 horas.


Marcadores:


Postado por WM Internet as 13:14 e tem 0 comentarios


1º Fórum de Cidades Digitais do Alto Jacuí será em Tapera

Localizada na região central do Alto Jacuí e uma das pioneiras no que se refere a investimentos em tecnologia na gestão pública, Tapera será sede no mês de março do I Fórum de Cidades Digitais do Alto Jacuí. O evento que está com as inscrições abertas é destinado, principalmente, a prefeitos, gestores e vereadores para que possam tratar do fomento às economias locais e desenvolvimento por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). 

O prefeito de Tapera, Ireneu Orth, alerta sobre a necessidade dos municípios do Alto Jacuí buscarem inovações de forma que contribuam com o desenvolvimento como um todo da região. 

Com 11 mil habitantes, Tapera interligou os 29 prédios públicos da área urbana e rural com um anel óptico de 36 km. O projeto implantado no ano passado com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia vem possibilitando o desenvolvimento de iniciativas como a distribuição de internet gratuita na cidade, monitoramento por câmeras e o projeto Administração Municipal Sem Papel, que prevê a gestão eletrônica de documentos em todos os setores.

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO NO SITE DA PREFEITURA

Postado por WM Internet as 09:37 e tem 3 comentarios

domingo, 7 de fevereiro de 2016
Ibirubá Florestal - Floresta regenerada é esponja de carbono

As florestas secundárias, que rebrotam após o desmatamento de uma área, são conhecidas pelo nome algo pejorativo de capoeiras. A palavra vem do tupi e significa, literalmente, “mato que não é mais”. Vistas como pobres em biodiversidade e jamais tão ricas em estoque de carbono quanto uma floresta primária – a tal “mata virgem”–, as capoeiras são frequentemente desprezadas e outra vez desmatadas. Um estudo lançado hoje, porém, deve ajudar a reduzir esse preconceito. 

Um consórcio internacional de cientistas, que inclui gente de diversas instituições de pesquisa do Brasil, acaba de publicar no periódico Nature a maior análise já feita sobre o padrão de crescimento das florestas secundárias na chamada região neotropical, que vai do México ao Estado de São Paulo. Eles concluíram que as capoeiras demoram, em média, apenas 66 anos para repor 90% da biomassa (portanto, do estoque de carbono) que possuíam antes do desmatamento. 

E mais: uma floresta em regeneração sequestra 11 vezes mais carbono do que uma mata virgem na Amazônia. “Esta é a primeira estimativa da resiliência das florestas secundárias. Sempre houve muita dúvida sobre a taxa de crescimento e a resiliência dessas florestas”, disse ao OC o engenheiro florestal Daniel Piotto, professor da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Leia matéria completa no site Ibirubá Florestal

Postado por WM Internet as 10:11 e tem 0 comentarios

sábado, 6 de fevereiro de 2016
Teatro Serelepe em Tapera - Morre o palhaço Serelepe Pai

O cenário artístico gaúcho e nacional amanheceram tristes. Isso porque faleceu o José Maria Almeida (80 anos), o "Serelepe pai", artista que iniciou a história do Teatro Serelepe há muitos anos.

José teve uma parada cardíaca logo depois de um espetáculo, em Tapera. Seu corpo vai ser sepultado em Soledade neste sábado (06). Ele deixa esposa e seis filhos, todos artistas. Um deles, o Marcelo, é o que segura o nome artístico dele há muitos anos.

Idealizado por Francisco Silveira de Almeida, o grupo surgiu, em 1929, na cidade de Sorocaba (SP), com o nome de “Circo Teatro Nhô Bastião” que, mais tarde, num pavilhão de zinco, assumiria a denominação de “Politeama Oriente”, sob o comando de José Epaminondas de Almeida, o palhaço Nhô Bastião.

Já assistido por milhares de pessoas, o teatro da família Almeida chegou, pela primeira vez, ao Rio Grande do Sul em 1962 e fez sua apresentação inicial na cidade de Cruz Alta, comandado por José Maria de Almeida, filho mais velho de José Epaminondas, e que adotou o nome artístico de Serelepe.

Fonte - Radio Soledade



Postado por WM Internet as 11:31 e tem 2 comentarios


"Não fique triste, o Carnaval existe"

O carnaval está aí. Não haverá expediente nas repartições públicas municipais nos dias 8 e 9 de fevereiro. Em Tapera, os plantões da Saúde serão realizados no Hospital Roque Gonzalez.

Os bancos fecham na segunda e na terça e voltam a funcionar na quarta, a partir do meio-dia. Correios, idem. Na quinta-feira, tudo volta ao normal. E começa o ano de 2016.


Postado por WM Internet as 10:42 e tem 3 comentarios


Obituário: Arminda Ferreira Da Silva

Falecida : Arminda Ferreira Da Silva

Filhos: Terezinha Gesi, Maria Cleunice e João Pedro Da Silva

Deixa:nora , genro ,  netos , bisnetos

Data de nascimento: 16/09/1935

Faleceu com 80 Anos de Idade

Faleceu dia 05/02/2016 às 19:55 horas

Faleceu No Hospital Roque Gonzalez

O corpo está sendo velado no  Pavilhão José Soder

Seu enterro será hoje 06/02/2016 com missa  de corpo presente rumando logo após para o  Cemitério Municipal de Tapera.

Marcadores:


Postado por WM Internet as 09:14 e tem 0 comentarios

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016
Desaparecimento de empresário intriga região

O desaparecimento do proprietário da Lotérica Noal em Salto do Jacuí está intrigando as pessoas da região. Por volta das 6:30 da manhã, populares encontraram as grades abertas até a metade e a porta de vidro chaveada e um bilhete escrito: "Não polícia, não, não, não\".

Veja matéria completa no site da Rádio Planetário e se  tiver quaisquer informações sobre Rui Noal entre em contato com a Brigada Militar de Salto do Jacuí nos telefones (55) 3327-1533 e (55) 9621-1653 ou com a Polícia Civil no (55) 3327-1311.

ATUALIZAÇÃO - Segundo informações de um dos filhos, Junior Noal, o pai, Rui Noal, foi vítima de um sequestro relâmpago. Sendo que os bandidos os libertaram no município de Santa Cruz do Sul, levando seus pertences pessoais e quantia em dinheiro. O sequestro foi feito com o carro da vítima que não foi levado. Rui está bem e já se desloca a Salto do Jacuí.

Postado por WM Internet as 15:01 e tem 0 comentarios


Brasil - ilógico e irracional

Na manhã de segunda-feira,  a Brigada Militar de Tunas recebeu uma ligação informando que na localidade de Despraiado, um agricultor, que cultiva soja, estaria com um pulverizador a trator abastecendo em um riacho, afluente do Rio Despraiado.

Os policiais foram até o local, onde encontraram  um homem, de 49 anos, abastecendo sua máquina. O indivíduo foi preso e apresentado na Delegacia de Policia de Arroio do Tigre.  Um galão de veneno também foi apreendido. A máquina pulverizadora acabou recolhida para uma posterior perícia.

Nas mídias sociais, muitas pessoas estão questionando o fato de que o agricultor não estaria lavando o pulverizador, somente abastecendo-o. Outro questionamento feito é a de que ninguém foi responsabilizado pelo maior desastre ambiental do Brasil, o rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco em Mariana. São questionamentos válidos, neste Brasil que parece cada fez mais incongruente, ilógico e irracional.

Postado por WM Internet as 10:37 e tem 1 comentarios

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016
Quer curtir o Carnaval?

As coisas mudam o tempo todo, mas certas coisas não deveriam mudar nunca. O carnaval é uma delas. Em Tapera, o carnaval era um dos mais concorridos da região, sempre havia muitos blocos e as famílias pulavam juntas o carnaval do Clube Aliança.  O tempo passou, o carnaval não é mais o mesmo, e o Clube Aliança está ai resgatando a magia do carnaval.  Será nesta sexta-feira, dia 05, a a partir da 23:30. Compareça e divirta-se!

Se você quer ver fotos antigas, de shows e evento do Clube Aliança, clique aqui e aqui.



Postado por WM Internet as 09:55 e tem 2 comentarios

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016
Impostos, impostos e mais impostos

Ontem a presidente Dilma foi ao Congresso Nacional na sessão solene de abertura dos trabalhos do Legislativo em 2016. Ela foi alvo de muitas vaias ao longo de vários momentos do discurso, principalmente quando defendeu o retorno da CPMF como saída para a crise financeira do Brasil. 

Enquanto isso, a Receita Federal anunciou um aumento da tributação do cigarro, chocolate, sorvete e ração. No total, as mudanças vão gerar um aumento de arrecadação estimado em R$ 641 milhões neste ano e de R$ 1,069 bilhão em 2017.  Segundo a Receita, a nova sistemática é considerada "mais transparente e justa" e tem a vantagem de eliminar a necessidade da edição de decretos sucessivos para alterar a taxação diante da correção dos preços no varejo.

No mês passado, houve um aumento de tributação sobre bebidas alcoólicas e itens de informática como smartphones, tablets e notebooks. No caso do vinho nacional, por exemplo, que pagava de IPI, R$ 0,73 por garrafa passará a pagar R$ 5. O objetivo do governo é obter um acréscimo na arrecadação de R$ 7,7 bilhões em 2016.

Os aumentos de impostos estão aí e muita gente levou um susto ao receber a fatura de luz deste mês. Há casos em que o valor simplesmente dobrou. É o Estado avançando sobre a renda dos brasileiros para pagar o custo da ineficiência e corrupção. Mas se alguém pensa que os brasileiros estão aceitando passivamente o que está acontecendo, é bom olhar os números da aprovação do Governo.


Postado por WM Internet as 11:35 e tem 6 comentarios

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016
Curtas da Prefeitura

Comunicado - As pessoas que possuem débitos com a Prefeitura Municipal de Tapera serão notificadas e deverão quitar suas dívidas no Setor de Arrecadação até o dia 05/03. Após esse período, as cobranças serão enviadas para cartório para protesto.

Produtores serão obrigados a emitir Nota Fiscal Eletrônica a partir de abril  - A Prefeitura Municipal de Tapera, através do Setor de Blocos, comunica aos produtores de suínos e aves e que fazem parte do Sistema Integrado de Produção Primária que será obrigatória a emissão da Nota Fiscal Eletrônica de produtor rural (NF-e). LEIA MAIS

Moradores do Loteamento Haupenthal participam de reunião sobre núcleo habitacional - Os novos moradores e donos de obras em construção do Loteamento Haupenthal participaram de uma reunião na noite de ontem, 01/02, no pavilhão Padre José Soder. LEIA MAIS

Prefeitura Municipal repassará mais de R$ 100 mil para a APAE durante o ano de 2016 - O prefeito Ireneu Orth e o presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Renato Luiz Cassol, assinaram o convênio para repasse de auxílio financeiro à Escola de Educação Especial Girassol durante o ano de 2016 LEIA MAIS


Postado por WM Internet as 23:50 e tem 0 comentarios

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016
A importância da solidariedade

Todos nós sabemos da importância do Hospital na vida de um a comunidade. Cedo ou tarde todos precisaremos de cuidados médicos e ter um hospital no município faz muita diferença.

O Hospital Roque Gonzales está fazendo uma campanha de arrecadação, através do sorteio de um carro zero que irá acontecer dia 27/02. Apesar do poder público municipal colaborar com as receitas de manutenção do hospital, os custos são muito elevados.

Neste domingo, um grupo de voluntários levou o carro que vai ser sorteado para a festa da Barra do Colorado. A comunidade entendeu o esforço dos colaboradores em prol do hospital e retribuiu comprando mais de 50 números. 

Aí se vê a importância do trabalho voluntário e da solidariedade na vida das pessoas. Se você quer fazer parte deste time (eles estão precisando mais 10 colaboradores), entre em contato com José Dahmer ou Nelson Balensiefer pelos fones 54- 3385 2350 ou 9142 2377. Se você está organizando uma festa, entre em contato, o pessoal leva o carro até lá. Colabore! 


Postado por WM Internet as 12:43 e tem 0 comentarios

Posts mais recentes Posts mais antigos




 
Google
 

 




 

Últimos Posts

Uma massa de ar frio atrás da outra
Obituário - Antônio Fredolino Bervian
Obituário - Mario José Kunzler
Boletim Epidemiológico de 14/05/21
Faleceu o radialista Régis Güths de Ibirubá
Obituário - Alair Passinato
Clima de inverno no RS
Obituário - Eva T. Rodrigues
34º óbito por covid em Tapera
Boletim Epidemiológico do dia 06/05

Arquivos

julho 2012 agosto 2012 setembro 2012 outubro 2012 dezembro 2012 fevereiro 2013 abril 2013 maio 2013 junho 2013 julho 2013 agosto 2013 setembro 2013 outubro 2013 novembro 2013 dezembro 2013 janeiro 2014 fevereiro 2014 março 2014 abril 2014 maio 2014 junho 2014 julho 2014 agosto 2014 setembro 2014 outubro 2014 novembro 2014 dezembro 2014 janeiro 2015 fevereiro 2015 março 2015 abril 2015 maio 2015 junho 2015 julho 2015 agosto 2015 setembro 2015 outubro 2015 novembro 2015 dezembro 2015 janeiro 2016 fevereiro 2016 março 2016 abril 2016 maio 2016 junho 2016 julho 2016 agosto 2016 setembro 2016 outubro 2016 novembro 2016 dezembro 2016 janeiro 2017 fevereiro 2017 março 2017 abril 2017 maio 2017 junho 2017 julho 2017 agosto 2017 setembro 2017 outubro 2017 novembro 2017 dezembro 2017 janeiro 2018 fevereiro 2018 março 2018 abril 2018 maio 2018 junho 2018 julho 2018 agosto 2018 setembro 2018 outubro 2018 novembro 2018 dezembro 2018 janeiro 2019 fevereiro 2019 março 2019 abril 2019 maio 2019 junho 2019 julho 2019 agosto 2019 setembro 2019 outubro 2019 novembro 2019 dezembro 2019 janeiro 2020 fevereiro 2020 março 2020 abril 2020 maio 2020 junho 2020 julho 2020 agosto 2020 setembro 2020 outubro 2020 novembro 2020 dezembro 2020 janeiro 2021 fevereiro 2021 março 2021 abril 2021 maio 2021

 

 


WM INTERNET
Blog Home V?o Pol?ca Cidade Pol?a Eventos Obitu?o