Interessante a matéria da ZH de hoje que fala de plantas exóticas que estão conquistando produtores do Rio Grande do Sul. Fala de culturas que sequer entram em estatísticas, devido à pouca produção no Estado e que vêm ajudando produtores a ampliar a renda.
A matéria dá exemplos de agricultores como Roberto Salet, de Coronel Bicaco, que há cinco anos resolveu investir na chia e Irineu Bortolotto, de Vacaria, que há 10 anos resolveu investir no mirtilo. Outro exemplo é o plantio de cactus, em Piratini. São pequenas áreas de cultivos com grandes retornos. A estratégia desses produtores é aproveitar oportunidades nesse nicho de mercado.
É um exemplo do empreendedorismo do agricultor gaúcho que busca sempre a eficiência produtiva no campo, seja aperfeiçoando técnicas de manejo, seja introduzindo novas culturas. Comprovando isso, a economia do RS cresce 2,5% no primeiro trimestre impulsionada pela agricultura. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (12), pela Fundação de Economia e Estatística (FEE).
A ótima matéria é assinada por Fernando Goettems. O jornalista é taperense, filho de Solange e Eduardo Goettems.
LEIA MAIS NA ZH
A produção de mirtilo de Irineu Bortolotto é vendida nos Estados de São Paulo e Paraná
arquivo pessoal
Postado por WM Internet
as 11:29
e tem
0 comentarios >
|
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog