Todo mundo já deve ter ouvido falar que agosto é o "mês do cachorro louco" ou o "mês do desgosto". A verdadeira razão disso não se sabe, mas algumas crenças populares e acontecimentos históricos podem nos levar a diferentes interpretações sobre o tema.
Uma das explicações é que no período de agosto a concentração de cadelas no cio aumenta muito em função do clima. Por isso os cachorros ficariam "loucos" e brigariam para ter a fêmea. Esse contato mais frequente e intenso faz com que a raiva, doença transmitida pela saliva do animal, espalhe-se mais. As crenças populares afirmam ainda que o mês de agosto é dotado de muita energia negativa, e por isso é o mês do desgosto e do azar.
A crença de que essa é uma época negativa é muito forte na cultura portuguesa e latina em geral, o que acabou influenciando bastante o povo brasileiro. Na política, 3 fatos confirmam o mau agouro do mês de agosto : a subida de Hitler ao poder em 1934, o suicídio de Getúlio Vargas em 1954 e a renúncia de Jânio Quadros em 1961. Neste ano teremos o julgamento do mensalão que começará no próximo dia 14 de agosto.
Coincidências históricas? Talvez... Que venha agosto então, com gosto ou desgosto.
Postado por WM Internet
as 09:40
e tem
1 comentarios >
|
e os assaltos de Tapera ninguem vai falar? não tem nada, só coisa chatas?
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog