Tapera.Net - [email protected]
quinta-feira, 29 de maio de 2014
Uma Copa do Mundo de boas intenções

Vamos transcrever literalmente a posição de Melita Inez Gatto, diretora da Escola Dionísio, sobre a Copa do Mundo. Ela faz importantes colocações de como está a situação do ensino no educandário seu ponto de vista sobre a Copa do Mundo.

“Dona Fifa” parece uma senhora muito rica, pois já tem reservados 83 milhões de reais como prêmio à Seleção Campeã da Copa no Brasil ... Mas, minha Escola Dionísio Lothário Chassot de Tapera-RS com 77 anos de vida , mais de 500 alunos não tem janelas que abrem e fecham, nem ginásio de esportes adequado, nem uniformes, nem bolas para todas as aulas de educação física, nem proteção contra incêndio, nem rede elétrica segura.

A Fifa distribui altos valores para Seleções, estádios luxuosos, premiações douradas, concentrações palacianas. No entanto, minha Escola não tem computadores, desde que um choque elétrico em aluno fez interditar a sala onde só havia 5 computadores para pesquisa e, ainda, fechada está. 

A Seleção tem 23 jogadores cuidados por psicólogos, massagistas, médicos, técnicos, auxiliares, publicitários, nutricionistas... Porém, na maioria das salas de aula da minha escola, mais de 23 alunos disputam diariamente a atenção somente do professor que tem o quadro, livro, giz e motivação.

Sei que os atletas vão receber mais de 1 milhão se ganharem a Copa do Mundo. E nós vamos receber outra data para recuperar o dia letivo dispensado para assistir aos jogos do Brasil.

Li que os atletas vão receber almofadas com aromas para descansar. Merecem. Como eu queria que nossos alunos tivessem cadeiras confortáveis para sentar-se durante mais de 4 horas por dia de estudo e uma sala agradável para os 200 dias de aula por ano!

Os jogadores do Brasil terão camas king size para seu descanso. Eu quero que nossos alunos tenham alguns colchonetes para exercícios nas aulas de educação física, salas com aparelhos de ar condicionado e outros confortos para seu bem estar.

As Seleções terão um mega esquema de segurança com agentes, homens do exército, polícia militar, Polícia Federal, seguranças da CBF, batalhão de choque, isolamento com barreira de policiais, esquadrão anti-bomba... Nós queremos apenas cercamento ou muro de proteção de nossos pequenos alunos, para segurança, ao menos nos intervalos de recreação, pois há ruas movimentadas no entorno da escola.

Todo país vai parar para assistir jogos da Seleção. Eu queria que as famílias também parassem uma hora de vez em quando e passassem na escola de seus filhos para acompanhar, informar-se e valorizar o que os alunos fazem aqui.

Vai ter Copa. E nós vamos torcer com entusiasmo! Torcer muito para que mais brasileiros sejam bem atendidos na saúde pública. Mais brasileiros possam ter uma educação de boa qualidade. Para que os governantes reestruturem as escolas públicas tornando-as um ambiente bem equipado e seguro para qualquer criança que esteja na escola. Vamos torcer muito para que os policiais cuidem da segurança de todos os brasileiros sempre. Torcer para que nossos médicos sejam valorizados pela importante missão que tem: a de cuidar e salvar vidas. Torcer muito para que os brasileiros que precisam de transporte público não percam a esperança de ter dias melhores. Torcer para que os hospitais sejam equipados para o atendimento padrão tanto quanto os estádios foram reformados para jogos da Copa.

Vou torcer para o Brasil em todos os jogos. E vou torcer também para que, em todas as famílias, as crianças, jovens e idosos sejam bem cuidados. Mais esperança e torcida para que esquadrões façam a segurança diária em nossas estradas brasileiras a fim de que menos vidas terminem no trânsito violento desse país. Esse é meu grito do peito! Também vamos torcer para que, a eficiência na destinação de recursos para a Copa do Mundo, seja também, modelo para a competência na política séria, no trabalho responsável, no estudo valorizado como forma de promoção humana, no respeito à saúde de cada cidadão. Esse é o desejo que eu amarro na”chuteira” com a qual caminho diariamente, porque o verde-amarelo são também cores de nosso coração e queremos mais do que sucesso no futebol. Queremos a emoção do grito de gol o dia inteiro ! 
Tapera, 26 de maio de 2014. 

Postado por WM Internet as 21:38 e tem 57 comentarios
57 Comments:
Anonymous Anônimo disse...

A Profe Melita botou rá quebrar. Grande diretora!!!!!!!!

29 de maio de 2014 às 21:58  
Anonymous Anônimo disse...

Parabéns! Essa é a realidade.

29 de maio de 2014 às 23:28  
Anonymous Anônimo disse...

Parabéns pelas colocações, quando a gente vê um texto assim sente orgulho dos professores que temos.

30 de maio de 2014 às 07:39  
Anonymous Anônimo disse...

A Fifa não é um órgão público.É uma instituição com fins lucrativos como as redes de tv,operadoras de celular e internet,etc... .Não adianta esperar uma atitude filantrópica de uma entidade assim;tem que esperar dum governo(expúreo)que se diz socialista!!!

30 de maio de 2014 às 08:07  
Anonymous Anônimo disse...

À quem devemos atribuir a má educação no trânsito de Tapera e o lixo jogado nas ruas???

30 de maio de 2014 às 08:13  
Anonymous Anônimo disse...

Parabéns um texto muito bonito, e que so foi colocado coisas que realmente muitos ve e nao falam.

30 de maio de 2014 às 10:13  
Anonymous Anônimo disse...

De boas intenções o inferno de Dantes tá cheio!!!

30 de maio de 2014 às 10:37  
Anonymous Anônimo disse...

NA Vila Elisa tem verba do PAC 2 para calçamento e Calçadas, no entanto no Bairro Seminário Não. Como se explica isso.

30 de maio de 2014 às 11:08  
Anonymous Anônimo disse...

Parabéns prof Melita. Estamos orgulhosos de você por dizer tanta verdade em um só texto.

30 de maio de 2014 às 11:10  
Anonymous Anônimo disse...

No bairro Seminário ou não tem eleitores da Dilma ou não fica em Cuba!!

30 de maio de 2014 às 11:52  
Anonymous Anônimo disse...

Parabéns, realmente um texto fantástico. Professora Melita é um exemplo para muitos.. e esperamos realmente melhorias no nosso país.. mais uma vez.. PARABÉNS! !

30 de maio de 2014 às 12:14  
Anonymous Anônimo disse...

Professora Melita. Parabéns Parabéns Parabéns

30 de maio de 2014 às 12:59  
Anonymous Anônimo disse...

esse texto é exatamente o que todos nós sentimos... devemos cobrar isso de nossos governantes, e com certeza dar resposta nas urnas

30 de maio de 2014 às 13:13  
Anonymous Anônimo disse...

Quem sabe, a profe Melita consiga fazer com que se inicie aqui por Tapera um movimento organizado de protesto para reivindicarmos isso tudo e muito mais,afinal até agora foi tudo chuva no molhado, vamos lá pessoal, temos a pessoa certa para dar início, apoiemos.

30 de maio de 2014 às 13:51  
Anonymous Anônimo disse...

Quem sabe, a profe Melita consiga fazer com que se inicie aqui por Tapera um movimento organizado de protesto para reivindicarmos isso tudo e muito mais,afinal até agora foi tudo chuva no molhado, vamos lá pessoal, temos a pessoa certa para dar início, apoiemos.

30 de maio de 2014 às 13:52  
Anonymous Anônimo disse...

Aqui só se coloca o que é interesse pessoal

30 de maio de 2014 às 14:27  
Anonymous Anônimo disse...

O Bolsonaro mete o dedo na ferida e não acontece nada...nada muda!!!!

30 de maio de 2014 às 15:09  
Anonymous Anônimo disse...

Isso aí Prof. Melita. Parabéns!

30 de maio de 2014 às 15:39  
Anonymous Anônimo disse...

Professora, ótimo texto, porém deixe-me colocar alguns pontos:
- O problema já nem é mais a má distribuição das verbas, o problema é o Estado inflado que requer alta carga tributaria para manter políticas populistas;
- Serviços públicos nunca serão de qualidade por mais alto que o imposto seja;
- A solução que eu aponto é o liberalismo. Menos políticas populistas, menos tributação, deixar que o povo ande com as próprias pernas, pois sem o peso do Estado, ele consegue.

Privatização, diminuir o Estado, mais liberdade.

Abraços.

30 de maio de 2014 às 16:58  
Anonymous Anônimo disse...

Até que enfim um comentário realista!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

30 de maio de 2014 às 17:32  
Anonymous Anônimo disse...

Nossa Professora Melita, já gostava do teu trabalho, agora mais ainda. Sou teu fã. Um comentário somente de verdades. Parabéns.

30 de maio de 2014 às 18:40  
Anonymous Anônimo disse...

Prof Melita , parabéns pelo texto. Você falou e disse.

30 de maio de 2014 às 18:46  
Anonymous Anônimo disse...

Olha antes de mais nada o texto escrito pela professora Melita foi simplesmente fantástico, real e muito bem colocado. Em relação a copa do mundo não me entendam mal, mas não consigo torcer de coração para o Brasil por causa de tantas falcatruas existentes. É tanta gente desonesta querendo levar vantagem em tudo, desviando milhões. Pode ter certeza de que tem quem está ganhando muito com essa copa. Não sou contra o Felipão que é o melhor treinador que conheço, não sou contra os jogadores que estão lá para fazer a sua parte, não sou contra o esporte e muito menos contra uma copa aqui no Brasil. Tenho contra toda essa coisa de Brasileiro de levar vantagem em tudo. Isso da nojo. O que era para ser uma coisa boa transforma-se em algo negativo que embora nosso coração mande torcer para o Brasil tem algo que nos puxa para trás devido a tudo o que coloquei acima. Obrigado.

30 de maio de 2014 às 18:52  
Anonymous Anônimo disse...

Se existissem mais Melitas esse nosso país seria bem melhor.

30 de maio de 2014 às 19:10  
Anonymous Anônimo disse...

Só não dá para esquecer que quem trouxe a copa para o Brasil foi um presidente analfabeto funcional que passou boa parte da vida sendo Louvado pelo CEPERGS inteiro.

30 de maio de 2014 às 21:50  
Anonymous Anônimo disse...

profe melita se educação dava votos com certeza receberia mais verbas não vamos longe quando os universitarios foram pedir para aumentar a ajuda no transporte o nosso prefeito argumentou que no tempo dele eles pagavam uma kombi para ir estudar pois bem nesse tempó nos iamos na carroçeria de caminhão em jogos de futebol então manda os cara do américa ír de caminão

30 de maio de 2014 às 22:15  
Anonymous Anônimo disse...

Engraçado que na escola ao lado da sua tem ar condicionado em todas as salas, todo o prédio foi reformado, a biblioteca repleta e com criação de cursos técnicos e em breve nova ala para tal. Será que não está na sua escola o problema pelo fato de não buscar o que precisa nos lugares certos?

30 de maio de 2014 às 23:58  
Anonymous Anônimo disse...

Mas como pode isso, se as duas escolas são públicas?

31 de maio de 2014 às 12:00  
Anonymous Anônimo disse...

blá blá blá ....O problema não é a copa;o problema é o Brazil!!!! O governo até investe em educação mas é uma educação de baixíssima qualidade!! ...Ah e quanto à copa...tomara que a Argentina ganhe!!!!

31 de maio de 2014 às 13:48  
Anonymous Anônimo disse...

Contrariedades à parte, parece que o país inteiro acredita que todos os problemas, carências e ineficiências do estado por quase 500 anos teve origem após o anúncio de que a copa de 2014 teria sede no Brasil. Também é exagero menosprezar os avanços proporcionados pelo governo Federal nesse decênio em virtude de preferências político-partidárias ideológicas. Há falhas, sim. Também há muita coisa a ser feita, mas esse caos propagandeado e replicado pelos factóides e assimilado por muitos é IRREAL. O Brasil mudou e para muitíssimo melhor do que era no início do século, mesmo com todo o marketing contrário. Quem precisa sabe ver.
Cobrar é bom a democracia, mas com muita coerência e sem ódio ideológico. Isso somente serve às discórdias sem soluções práticas.

1 de junho de 2014 às 13:19  
Anonymous Anônimo disse...

13:19 mais uma tentativa de confundir os leitores...
Vou te explicar de forma mais direta para que você não venha mais com esse desrespeito a nossa inteligência.
A reclamação de todos não é o que você ardilosamente tenta colocar na boca do povo. Estamos reclamando é da opção errada e eleitoreira por uma copa do mundo milionária em vez de resolver problemas muito mais importantes como saúde, educação e segurança.
Dizer que são problemas de 500 anos autoriza o governo a gastar em estádios bilhões recolhidos através dos altíssimos impostos pagos pelos pobres na compra de alimentos, roupas e até medicamentos?
Só porque cumpriu com parte das obrigações assumidas ao se candidatar a ser governo, ou seja avançar na qualidade de vida do povo brasileiro, não quer dizer que temos que achar que foi um bom governo. Temos o direito de achar que foi muito menos do que prometeu, e que se não tivesse se preocupado tanto em se manter no poder através de manobras como a do mensalão, talvez o Brasil tivesse um avanço pelo menos mais parecido como os de diversos países com muito menos condições do que o nosso.
13:19, a sua tentativa é do jogo democrático, mas como você mesmo afirma, precisa muito mais coerência e muito menos ódio ideológico.
Não falar da corrupção afirmando que fez lembra muito o que vocês mesmo diziam do ex-governador paulista Maluf, hoje parceiro do seu partido: "Rouba mas faz".

1 de junho de 2014 às 14:43  
Anonymous Anônimo disse...

Lógico q hoje em dia está melhor pra se viver...mas em virtude das tecnologias avançadas e não desses políticos corruptos e retrógados que são sanguessugas duma sociedade alienada que se contenta com pão e circo e acha que o governo tem que dar tudo.Esse país já começou errado sendo colonizado por Portugal;e infelizmente o que começa errado...bom,a situação está aí pra quem quiser ver!!!

1 de junho de 2014 às 15:33  
Anonymous Anônimo disse...

15:33 quer dizer que o país melhorou por causa da tecnologia? Então te pergunto o seguinte: Como o povo tem acesso [os pobres que tem de suar para ganhar a vida] a essas melhoras? Pois eu mesmo te respondo! Pelo aumento do poder aquisitivo de todas as classes economicas, especialmente as mais baixas, não como era no passado. E isso tudo é recente, porém constante e progressivo. Mesmo que tu seja paga para negar, contra os fatos não há argumentos!

1 de junho de 2014 às 16:46  
Anonymous Anônimo disse...

14:43, a governabilidade exige alianças indigestas , mas o que mais me dói é a participação desse partido miserável usurpador dos direitos do povo, totalmente imoral repleto de políticos sanguesugas chamado PP. São tão mau caráter e que vendem a mãe (porém não entregam) para se perpetuarem no poder mamando nas tetas do governo. Pp é aliado do PT? É o que acham? Como explicar que todo pp do rs é anti pt? Prova incontestável de que o pior partido brasileiro é arena, aatualmente Pp. Me envergonho em ter essa corja próximo.

1 de junho de 2014 às 17:10  
Anonymous Anônimo disse...

PP,PT,PMDB,PDT,PX....São todos iguais!!! Quem coloca esses lixo no poder é igual ou pior que eles!!!

1 de junho de 2014 às 18:05  
Anonymous Anônimo disse...

Você falou e disse SÃO TODOS IGUAIS. Quando vem esses defensores de determinados partidos da raiva. PAREM, POR FAVOR. Não somos mais crianças e não acreditamos mais em Papai Noel.

1 de junho de 2014 às 20:47  
Anonymous Anônimo disse...

É lamentávelk que o protesto da Profe Melita, tâo bem colocado tenha virado motivo de discussão política. Então vamos lá: Tenho nojo do PT e jamais votaria nele. Estou começando a torcer contra o Brasil na Copa porque dizem alguns entendidos que se o Brasil perder a Copa , a Dilma perde a eleição. Vou torcer pro URUGUAI. Mas independentemente de Dilmas, Lulas e PTs, sou brasileira e acho que é uma falta de respeito a forma como parte do nosso povo está protestando. Quando o Lula candidatou o Brasil e fez tudo e mais um pouco para conseguir a Copa todos vibraram e ninguém foi lá falar contra. Agora estão indo para as ruas fazer quebradeira e fazer TODOS o brasileiros passar vergonha. Vamos protestar por escrito como fez a Profe Melita e não passar vergonha diante dos que virão visitar nosso país.

1 de junho de 2014 às 22:07  
Anonymous Anônimo disse...

Eles nunca falam da corrupção do governo, nem dos presos do mensalão, fingem que não é isso que o povo tá reclamando. Tudo é culpa dos outros, são uns santos. Caramba! Ou é negação, ou não tem vergonha na cara mesmo.

1 de junho de 2014 às 23:27  
Anonymous Anônimo disse...

Ao comentário da Professora Melita: muito bem escrito, porém com inverdades professora. Pois nos governos anteriores você como cidadã não se manifestou e sua escola estava assim ou pior, Hoje por estar ligada a um Partido(PP) se manifesta e por ser diretora.

2 de junho de 2014 às 11:25  
Anonymous Anônimo disse...

Esse assunto já deu...Agora Cheeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeega!!!!

2 de junho de 2014 às 13:30  
Anonymous Anônimo disse...

Só o que o PT fala é verdade. Além disso, todos tem direito a uma opinião, não só os petistas. Facebook, blogs e redes sociais não existiam antes e o PT ta morrendo de medo deles, ne?

2 de junho de 2014 às 14:19  
Anonymous Anônimo disse...

Ninguém pode criticar o PT. Antigamente, qd criticava a ditadura, vinha um militar pra cima. Agora vem um amigo-censor.
Vamos tirar essa gente que tem a ditadura no DNA do poder. Abaixo os ditadores do PT!

2 de junho de 2014 às 14:27  
Anonymous Anônimo disse...

Parabéns Melita! Lendo suas palavras agora sinto muito orgulho em poder dizer que fui tua aluna e que concordo plenamente com as tuas palavras. Sem levar pro lado político, disse o que está saltando na nossa frente e calamos. Só nos resta a torcida de que tudo se resolva em nosso país!

2 de junho de 2014 às 14:36  
Blogger Unknown disse...

Parabéns Profe Melita!!!!

2 de junho de 2014 às 14:39  
Anonymous Anônimo disse...

Não é só em Tapera,o Brasil inteiro protesta contra a Copa e o governo do PT.Veja só o que aconteceu no show do Rappa http://www.youtube.com/watch?v=swTLb29kxtY

2 de junho de 2014 às 14:53  
Anonymous Anônimo disse...

Prefiro os militares do que esses comunistas ateus!!!

2 de junho de 2014 às 15:09  
Anonymous Anônimo disse...

22:15 pelo amor de Deus, q bando d gente ignorante.. a Professora Melita apenas fez um texto falando as verdades q devem ser ditas e q muitos não fazem e ainda votam pra esses infeliz.. ve se amadurecem e param d ta se queimando desse jeito, q fiasco, as pessoas sabem q a escola Dionísio é d ótima qualidade e que graças a Deus alguem como a Melita esta administrando.. as pessoas so acham defeitos, mas n tem a capacidade de fazer o q ela esta fazendo.. independente d partido.. gente, como ela mesma disse, temos q torcer pelo Brasil e n sair falando merda, n sou PT, mas agora q o nosso governo fez a cagada... como diz o ditado, tudo o q se planta, colhe.

2 de junho de 2014 às 18:20  
Anonymous Anônimo disse...

Foi só uma opinião. Todo cidadão tem direito de expressar seu pensamento. Nada a ver com PT, eu nem sou deste partido, mas a Melita elaborou um baita texto e VIVA O BRASIL! Vamos torcer agora sem deixar de lutar pelas boas causas!

2 de junho de 2014 às 21:31  
Blogger Unknown disse...

concordo tomara que a argentina ganhe,foi um otimo texto ,simplesmente a realidade mas o problema é o brasil isso é cronico nunca vai mudar....ha hoje tem muita gente falando e fazendo passeatas mas quando começar esta droga de copa todo mundo esquece o povo é um grande culpado....

2 de junho de 2014 às 21:50  
Anonymous Anônimo disse...

Quem torce para o Brasil se dar mal deveria também mudar de endereço. Vão morar na Espanha, Portugal ou Argentina logo. Só que esse desprezo é uma reação replicada pelas mentes pequenas sem senso crítico que assimilam tudo o que a mídia divulga,enganosamente com intuito de alienar o povo (ignorante) às suas vontades. A professora,como dizem tem a opinião dela, mas não significa que esteja certa, apenas exalta sua linha política. Se acredita piamente em tudo que escreveu, melhor pra ela. Eu torço pelo meu País ficar melhor a cada dia, mesmo com toda campanha pelo pior melhor.

3 de junho de 2014 às 07:08  
Anonymous Anônimo disse...

CUIDADO PROFE COM SEU EMPREGO TA.......

3 de junho de 2014 às 08:32  
Anonymous Anônimo disse...

15:09 tomara que um dia um militar cristão (tipo Jair Bolsonaro) te ponha no pau de arara como faziam na ditadura, ai, talvez um descerebrado como você mude de idéia.

3 de junho de 2014 às 08:52  
Anonymous Anônimo disse...

Não adianta...vai dar Argentina!!!!!

3 de junho de 2014 às 09:50  
Anonymous Anônimo disse...

Eu chego ter um orgasmo quando vejo a tropa de choque baixando a lenha nesses vagabundos!!!!

3 de junho de 2014 às 09:59  
Anonymous Anônimo disse...

A professora apenas deu sua opinião, ela é uma pessoa como eu como você ela não é melhor que ninguém e eu posso pensar diferente dela, eu acho que ela não deveria ter usado cargo de diretora para isso. MAS VAMOS TORCER PRO NOSSO PAÍS, é aqui k nós moramos e devemos nos orgulhar por isso. quem quer roubar vai fazer isso sem copa do mundo. PENSE NISSO.

3 de junho de 2014 às 12:49  
Anonymous Anônimo disse...

os petistas vão ao delírio...como é que ainda apoiam ladrão na maior cara de pau? Agora com 7% de desemprego quem vai manter esses cabides de emprego e as "benesses" para se reelegerem? Sera que o povo que trabalha aguentará tudo isso até as eleições?!

3 de junho de 2014 às 19:32  
Anonymous Anônimo disse...

Eu não aguento mais!!!

4 de junho de 2014 às 10:52  

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos




 
Google
 

 




 

Últimos Posts

A Vila Elisa está ficando bonita!
Atitudes que encantam
Tapera se mexeu no Dia do Desafio
Prontos para o Baile do Quati?
Luiz Marenco em Tapera
Problemas iguais - Selbach, Tapera e Espumoso estu...
Vem aí o Dia do Desafio
Ministro selbachense diz que não vai haver emplaca...
Nangeli e Astrit estão entre as vinte finalistas!
Alerta Metsul - Vórtice ciclônico traz risco de gr...

Arquivos

julho 2012 agosto 2012 setembro 2012 outubro 2012 dezembro 2012 fevereiro 2013 abril 2013 maio 2013 junho 2013 julho 2013 agosto 2013 setembro 2013 outubro 2013 novembro 2013 dezembro 2013 janeiro 2014 fevereiro 2014 março 2014 abril 2014 maio 2014 junho 2014 julho 2014 agosto 2014 setembro 2014 outubro 2014 novembro 2014 dezembro 2014 janeiro 2015 fevereiro 2015 março 2015 abril 2015 maio 2015 junho 2015 julho 2015 agosto 2015 setembro 2015 outubro 2015 novembro 2015 dezembro 2015 janeiro 2016 fevereiro 2016 março 2016 abril 2016 maio 2016 junho 2016 julho 2016 agosto 2016 setembro 2016 outubro 2016 novembro 2016 dezembro 2016 janeiro 2017 fevereiro 2017 março 2017 abril 2017 maio 2017 junho 2017 julho 2017 agosto 2017 setembro 2017 outubro 2017 novembro 2017 dezembro 2017 janeiro 2018 fevereiro 2018 março 2018 abril 2018 maio 2018 junho 2018 julho 2018 agosto 2018 setembro 2018 outubro 2018 novembro 2018 dezembro 2018 janeiro 2019 fevereiro 2019 março 2019 abril 2019 maio 2019 junho 2019 julho 2019 agosto 2019 setembro 2019 outubro 2019 novembro 2019 dezembro 2019 janeiro 2020 fevereiro 2020 março 2020 abril 2020 maio 2020 junho 2020 julho 2020 agosto 2020 setembro 2020 outubro 2020 novembro 2020 dezembro 2020 janeiro 2021 fevereiro 2021 março 2021 abril 2021 maio 2021

 

 


WM INTERNET
Blog Home V?o Pol?ca Cidade Pol?a Eventos Obitu?o