quarta-feira, 9 de julho de 2014
Hora de pagar as contas
|
Vamos transcrever aqui a entrevista do antropólogo Roberto DaMatta que diz que a derrota vai fazer o Brasil acordar para os problemas:
"O futebol nos deu, sim, autoestima, mas não podemos reduzir o Brasil a isso. Essa derrota vai fazer o Brasil acordar e ter lucidez para lidar com seus problemas, em termos de segurança, saúde e especialmente no mundo da política, já que a eleição está aí", disse.
Para DaMatta, a frustração e como lidar com ela é algo importante para o brasileiro e isso pode impulsioná-lo a ter uma visão diferente, com mais nitidez, das mazelas nacionais.
E essa mudança ganha mais peso diante do placar dramático. "É preciso ter em mente que 7 a 1 é mais que uma simples derrota, é uma demonstração clara de que estávamos vivendo uma ilusão", disse DaMatta, que já analisou o Brasil por meio do futebol em diversos textos. Alguns deles reunidos no livro "A bola corre mais que os homens - duas Copas".
O antropólogo acredita que o golpe na autoestima do brasileiro com o jogo desta terça-feira terá reflexos nas próximas semanas, até a eleição, e também depois disso, até os jogos de 2016.."Essa derrota vai fazer o Brasil acordar e ter lucidez para lidar com seus problemas. "A Olimpíada está aí e, com essa derrota, será preciso lidar com as questões nacionais, porque ela vai colocar o país em xeque de uma maneira brutal, especialmente na área da política pública."
Você concorda com a visão de DaMatta? Antropologia está longe de ser uma ciência exata, mas é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural, uma ciência portanto.
Postado por WM Internet
as 09:51
e tem
3 comentarios >
|
|
À tempo estamos dizendo pra esse país acordar(em todos os sentidos)mas teve que ser dessa forma...
A culpa dessa derrota é dos loirinhos de olhos azuis!!
Falou muito certo.
O Brasil estava esquecendo os escândalos de corrupção deste governos durante a copa.
Espero que o povo acorde novamente.
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog