Este ano está prestes a se tornar o mais quente de que se tem registro, afirmou a Organização Meteorológica Mundial (OMM), da ONU, nesta quarta-feira. O calor recorde se deve, principalmente, às altas temperaturas registradas na superfície dos oceanos, que, provavelmente, continuarão elevadas até o fim de dezembro. A OMM aponta que o aquecimento é um fator de desequilíbrio do clima mundial, podendo provocar inundações e secas extremas, de que é exemplo a estiagem em São Paulo, segundo a entidade.
De acordo com dados divulgados pela OMM na Conferência Climática das Nações Unidas, a COP 20, a temperatura média global nos dez primeiros meses deste ano ficou 0,57 grau Celsius acima da média de 14 graus Celsius entre 1961 e 1990, período usado como referência pela agência da ONU. Considerando-se apenas o padrão dos últimos dez anos, a média foi 0,09 grau Celsius maior. Se a temperatura global se mantiver elevada, 2014 será mais quente que 2010, 2005 e 1998, até agora os anos mais quentes. Contando com 2014, 14 dos 15 anos mais quentes da história pertencem ao século XXI.
Os registros de temperaturas globais confiáveis datam de aproximadamente 1850. “O que vimos neste ano é consistente com o que esperamos de um clima em mudança”, disse Michel Jarraud, secretário-executivo da OMM, em comunicado. “Emissões recorde de gases-estufa associadas às concentrações de gases na atmosfera estão levando o planeta para um futuro incerto e inóspito.” No mês passado, a Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) já havia afirmado que os dez primeiros meses de 2014 foram os mais quentes do planeta desde o início dos registros de temperatura em 1880. Leia matéria completa no site Ibirubá Florestal.
Postado por WM Internet
as 15:49
e tem
2 comentarios >
|
Indico essa leitura sobre: http://veja.abril.com.br/blog/cacador-de-mitos/2014/12/09/2014-e-o-ano-mais-quente-da-historia/
Há muito sensacionalismo nessas questões climáticas.
Abraço.
A humanidade tá condenada!!!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog