O TCU aprovou por unanimidade determinação à Casa Civil e ao Ministério da Fazenda que elaborem plano para reduzir os riscos à sustentabilidade da previdência própria de Estados, Distrito Federal e municípios. O RS tem o maior desequilíbrio do país na relação entre aposentados e funcionários da ativa. Para cada servidor público, o Estado tem dois funcionários inativos. É o maior desequilíbrio do país nessa comparação.
Leonardo Rolim, consultor de orçamento da Câmara dos Deputados, aponta três questões principais como a origem do desequilíbrio. Primeiro, a questão demográfica (os brasileiros estão vivendo mais – e no Rio Grande do Sul a expectativa de vida é maior do que a média nacional). O segundo ponto, entende Rolim, tem relação com a generosidade das normas criadas para se aposentar no serviço público. A terceira falha que ajudou a dar forma ao problema fiscal mais grave dos Estados é a falta de capitalização dos sistemas de previdência.
Enfim, a herança é indigesta é a saída não é fácil. Como tudo, exige coragem política de toda a sociedade. Enquanto, o RS ficar apontando o dedo procurando culpados, a solução não virá.
Postado por WM Internet
as 15:50
e tem
2 comentarios >
|
Aposentadoria. Assunto do momento.
1) Cidadão se aposentou, continua trabalhando, a empresa recolhe as obrigações (INSS, etc.)e o empregado também tem seu desconto na folha de pagamento. Porém, ele não tem direito a DESAPOSENTAÇÃO. Mas o governo não devolve ao empregado o INSS que continua sendo descontado.
2) Funcionário Público - a grande maioria tem direito a se aposentar com o valor integral do salário que recebia. O cidadão comum aposentado pelo INSS tem teto máximo. Um dia vai estourar o caixa dos estados e país, aliás, JÁ ESTOUROU.
3) Jamais sou contra funcionário público, pelo contrário. Mas agora, o governador (não importa de que partido político), enviou a Assembléia Legislativa um plano paa "fechar" alguns órgãos, o que INFELIZMENTE acarretará em demissões. Há uma mobilização para que não ocorra essas demissões. JUSTO.
PORÉM: quando centenas de milhares de funcionários são demitidas neste país afora,por empresas que faliram, os nobres deputados, senadores fazem alguma mobilização para ajudar???
CRITÉRIOS E INTERESSES DESIGUAIS.
Isso que da colocar o estado para gerir a previdência. As pessoas deveriam ser livres pra escolherem o tipo de previdência que quiserem.
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog