A MetSul Meteorologia alerta que um cenário de risco meteorológico se estabelece no Rio Grande do Sul a partir de hoje. Fortes áreas de instabilidade associadas a uma frente quente que se forma no Oeste, Sul e Leste do Estado trazem chuva (localmente forte) e trovoadas no começo desta quinta para estas regiões. A frente é gerada pelo ingresso de ar muito quente pelo Oeste e Noroeste e alimentada por significativa corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera que serve de combustível para a formação de nuvens de tempestade. A instabilidade vai se manter e ganhar força no Oeste e no Sul do Estado com chuva forte e temporais hoje com possibilidade de granizo e vendavais localizados.
Áreas mais ao Centro, Norte e Nordeste gaúcho e que tem chuva no começo desta quinta pela frente quente, caso de Porto Alegre e região, devem experimentar melhora do tempo ao longo do dia com temperatura alta e abafamento. No Noroeste, a tarde será de muito calor.
Entre a tarde e a noite desta quinta e o começo desta sexta a instabilidade forte do Oeste e do Sul avançará para as demais regiões do Rio Grande do Sul desta vez como uma frente fria, fazendo o caminho inverso da frente quente e não mais impulsionada por ar quente de Norte e sim frio de Sul, encontrando em sua dianteira ar quente, o que vai trazer chuva forte e novos temporais no restante do Estado. Em cidades mais ao Norte e o Nordeste do território gaúcho, como da Serra, Litoral Norte, Alto Uruguai, Grande Porto Alegre e Campos de Cima da Serra, a frente fria deve chegar no começo da sexta com chuva possivelmente localmente forte a intenso e risco de temporais.
Entre amanhã (sexta) e o domingo, a atmosfera vai seguir muito instável no território gaúcho com chuva na maioria das regiões e elevados volumes de chuva. Os acumulados nos três dias podem chegar a 100/150 mm em algumas áreas com volumes mais altos em alguns pontos, o que pode trazer transtornos e alagamentos em algumas cidades. Porto Alegre e área metropolitana estão na zona de risco de risco de chuva forte nestes três dias. Rios com bacias no Centro do Estado e na Metade Norte exigirão atenção, em especial no Noroeste do Rio Grande do Sul que acumula volumes muito altos de chuva em maio. A bacia do Rio Uruguai é uma das que causa preocupação.
Postado por WM Internet
as 11:25
e tem
0 comentarios >
|
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog