A proposta de regionalização do parto e do nascimento no Estado do Rio Grande do Sul foi aprovada em uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada na Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), em Porto Alegre. O objetivo é qualificar a atenção à saúde da gestante e do recém-nascido e, com isso, reduzir a mortalidade materno-infantil e sequelas que possam afetar a saúde da criança.
Com a medida, 100 municípios do Estado deixarão de fazer partos e Tapera é um deles.
O governo do Estado exige a realização de, no mínimo, 365 partos por ano e 50 leitos para a casa de saúde manter o procedimento. O Hospital Roque Gonzalez realiza em torno de 139 partos por ano, aproximadamente 11 por mês, e possui 38 leitos.
Outra exigência é que a casa de saúde possua uma equipe mínima de profissionais com quatro médicos obstetras, pediatras, anestesistas e enfermeiros e 168 horas registradas no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde).
Analisando o caso, a região 19 – Botucaraí, que contempla 14 municípios, decidiu que o Hospital Notre Dame São Sebastião de Espumoso receberá os encaminhamentos de Tapera, Campos Borges, Alto Alegre e Tunas. Prevê-se totalizar uma média de 418 partos ano.
A Secretária Municipal de Saúde de Tapera, Marisa de Souza de Vargas, esclarece que o aconselhamento e pré-natal serão mantidos nas unidades de saúde em Tapera até a 36ª/37ª semana de gestação, sendo referenciada somente para a realização do parto. “A SMS será responsável pelo transporte das gestantes tanto para conhecer o Hospital quanto para o dia do parto, promovendo a humanização e segurança das gestantes, mantendo o atendimento às mães e aos familiares, pensando sempre no bem-estar nesse momento tão importante” ponderou Marisa.
Postado por WM Internet
as 12:41
e tem
8 comentarios >
|
alguém aqui pode responder se isso já está valendo????
Vai voltar as parteiras?
não haverão mais taperenses :(
então os Taperenses serão espumosense
é verdade, pois quem nasce em Espumoso, é ESPUMOSENSE
O jeito é voltar ao passado e parir em casa ou não se procriar mais.
Podem anotar aí...Mais alguns anos e Burkina Fasso vai ultrapassar o Brazil no I.D.H.
Vamos nascer em Espumoso ser registrado em Espumoso fazer documentos em Espumoso e votar em Espumoso, cuidado para não ir nossos postos de saúde para Espumoso.
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog