Após 2 anos de retração, a economia voltou a crescer 2017 e inicia o ano com perspectiva de uma recuperação mais robusta em 2018, em meio à contínua retomada do consumo, expectativa de aumento dos investimentos e cenário externo ainda favorável, segundo economistas e analistas de mercado.
O número oficial da variação do PIB em 2017 será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (1). As estimativas oficiais do governo é de alta de 1,1% do PIB em 2017 e de 3% em 2018.
Se o IBGE confirmar o resultado positivo para o PIB em 2017, será a primeira alta depois de dois anos seguidos de queda na atividade econômica e da mais longa recessão da história do país. Segundo as últimas revisões feitas pelo IBGE, o PIB registrou retração de 3,5% tanto em 2015 quanto em 2016. Essa sequência de dois anos seguidos de baixa só havia sido registrada no Brasil em 1930 e 1931.
Entre os principais fatores que contribuíram para a recuperação da economia em 2017, os analistas destacam, especialmente, a safra recorde de grãos, a queda da inflação, a redução da taxa Selic para mínima recorde, a melhora do consumo, o bom desempenho do setor externo e o início da recuperação do investimento.
Leia mais
Postado por WM Internet
as 10:25
e tem
0 comentarios >
|
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog