Há quase 10 anos, uma moradora de Não-Me-Toque convive com uma doença que vai tirando aos poucos os movimentos das pernas. Ela precisa de uma cirurgia que é feita apenas fora do Brasil. Para isso, a família luta para conseguir os recursos e mobiliza a comunidade da região.
A doença é seringomielia, que afeta a medula óssea. É rara. Atinge oito a cada 100 mil pessoas. Com isso, a professora Andrea Lourdes Feles teve que deixar de lado uma de suas paixões: a sala de aula.
"As consequências são que hoje eu já não consigo caminhar sem auxílio de muleta ou com ajuda de alguém. Não tenho sensibilidade nas pernas, equilíbrio e força. As dores são constantes. Tem dores que são muito fortes", conta.
Professora da rede municipal, Andrea parou de trabalhar por causa do avanço da doença. Para fazer a cirurgia, precisa de pelo menos R$ 120 mil. Com as campanhas pela internet, já conseguiu uma van. Ela foi doada por um morador de Ibirubá. Com o veículo, a família fez uma rifa. Porém, os recursos ainda não foram suficientes para pagar os custos da viagem para Barcelona, na Espanha, nem a cirurgia e a medicação.
Pelo menos duas vezes por semana, Andrea precisa viajar cerca de uma hora de Não-Me-Toque a Passo Fundo para fazer fisioterapia. É o filho mais velho que acompanha a mãe. Ele também ajuda a mobilizar a comunidade.
"O meu maior desejo, hoje, seria que ela pudesse o mais rápido possível realizar essa cirurgia. Porque essa doença pode deixar no estado vegetativo. Daí a pessoa começa a não sentir as pernas, pode afetar a respiração... É uma água que tem na coluna e ela vai subindo cada vez mais. Então, quanto mais rápido ela fizer, mais melhoras ela vai ter", diz Lucas Feles dos Santos.
"De repente você vê a vida mudar totalmente. E com isso, você tem que mudar. Você tem que buscar alternativas para que você também não adquira outras doenças", acrescenta Andrea.
Postado por WM Internet
as 13:12
e tem
0 comentarios >
|
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog