A passagem da frente fria pelo RS no final de semana trouxe volumes expressivos principalmente na porção central e leste do estado.
Esses períodos de chuvas servem para dar um alívio, embora momentâneo, na condição de estiagem e no abafamento.
Mais três municípios decretaram situação de emergência à Defesa Civil devido à estiagem que atinge o Rio Grande do Sul. Ao todo, o órgão já contabilizou 31 cidades em situação de emergência, além de outras oito com prejuízos causados pela falta de chuvas. Os decretos foram emitidos entre 23 de dezembro e 10 de janeiro.
Emitiram o decreto: Chuvisca, Cerro Grande do Sul, Sertão Santana, Barão do Triunfo, Camaquã, Mato Leitão, Encruzilhada do Sul, Mariana Pimentel, Pantano Grande, Sinimbu, Venâncio Aires, Amaral Ferrador, Cerro Branco, Cristal, Passo do Sobrado, Ponte Preta, Progresso, Santa Cruz do Sul, Boqueirão do Leão, Encruzilhada do Sul, Vale do Sol, Vale Verde, São Gabriel, Lagoão, Canguçu, Agudo, Sobradinho, Arroio do Meio, Cachoeira do Sul, Gramado Xavier e Rio Pardo.
A estiagem já causa danos sérios à agricultura. As plantações mais afetadas até agora são milho, fumo, soja e feijão. No entanto, como o milho é a base da cadeia produtiva, haverá impacto também na produção de leite.
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog