O governador Eduardo Leite anunciou, em um comunicado por vídeo, na noite desta terça-feira (31), novo decreto que determinará o fechamento do comércio em todos os municípios. A medida é válida a partir desta quarta-feira (1º), quando o documento será publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado. Na determinação, fica estabelecida a proibição da abertura dos estabelecimentos comerciais até 15 de abril.
No anúncio, o governador destacou que a medida é necessária, pois muitos municípios estavam relaxando nas medidas de restrição. Segundo Leite, o crescimento dos casos em todo o Rio Grande do Sul é um indicativo de que o momento de retomada das atividades ainda não chegou.
Pequenos municípios reclamam do decreto, justificando que em pequenas cidades não há aglomeração de pessoas no comércio. Na tarde desta quarta-feira (01),
a ACIT, o prefeito VolmarKuhn e alguns comerciantes se reuniram no Centro de Eventos de Tapera (RS).
O decreto do governo gaúcho garante a manutenção dos serviços essenciais, como supermercados e farmácias, e também dos setores responsáveis pela assistência a esses serviços. A indústria e a construção civil também estão liberadas para seguir operando, mas com a ressalva de que as prefeituras podem analisar essa determinação de forma independente.
Nesta manhã, o Governo Federal reconheceu a
situação de emergência em Porto Alegre devido a pandemia da Covid 19. É a primeira cidade do País a obter o reconhecimento. A medida garante acesso a recursos federais e benefícios como dispensa licitatória, liberação do FGTS, entre outras ações.
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog