O Rio Grande do Sul ultrapassou na semana passada a marca dos 1.000 casos de Covid-19. Apesar da constante no crescimento de novos pacientes diagnosticados, levantamento realizado pelo Correio do Povo a partir de dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) indica que a velocidade do contágio entrou em ritmo distinto entre as cidades da Região Metropolitana e das localizadas no interior.
Até às 22h de ontem o Estado tinha 1.208 pessoas infectadas pelo vírus em 125 municípios. Destas localidades, 99 eram do interior, o que representa 79,2% do total de cidades gaúchas com casos confirmados da Covid-19. Esse patamar vem crescendo rapidamente. Seis dias antes, 74,48% do total de cidades com pelo menos um paciente diagnosticado era de fora da Região Metropolitana de Porto Alegre. No dia 14 deste mês, era de 73,4% e no dia 8, 69,87%.
Os números apontam para um avanço mais acelerado da doença rumo aos rincões mais distantes da Capital. O comércio aberto, com atividades essenciais e não essenciais funcionando em algumas cidades, pode estar contribuindo com este processo. O assunto também tem sido tema de conversa entre prefeitos gaúchos que, apreensivos com a Covid-19, têm observado casos pipocando até mesmo em cidades pequenas, segundo o vice-presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e prefeito de Taquari, Maneco Hassen.
Conforme boletim da Sexta Coordenadoria de Saúde, no final da tarde deste sábado, os números confirmados de covid-19 aumentaram em vários municípios. Os maiores municípios da região, Passo Fundo, Carazinho e Marau, são exemplos disso. Em Cruz Alta, há dois casos confirmados:
Entre a sexta-feira (24) e o sábado, dia 25 de abril, Passo Fundo passou de 78 para 106 casos confirmados, com um aumento de cerca de 35%. Já Marau pulou de 35 para 46 novos casos, o que representa cerca de 31%. Por fim, Carazinho foi de 3 para 8 novos casos, um aumento de 166%.
Tapera continua bem, com 3 casos monitorados e nenhum caso de covid-19 no município:
Postado por WM Internet
as 10:27
e tem
0 comentarios >
|
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog