Muitas pessoas postando, perguntando e comentando sobre os roubos e assaltos em nossa cidade e região. Há uma percepção que a violência aumentou e que a segurança que tínhamos não existe mais. As pessoas comentam o furto de um carro aqui, um roubo ali, outro acolá e chegam a conclusão (correta) que não há mais segurança nem nas pequenas cidades.
A nossa percepção de mundo é o que nos faz tomar decisões, é o que nos move. Devemos investir tempo e dinheiro em mais segurança? Devemos abrir mão de outras prioridades para que nossas famílias fiquem em segurança? Quais atitudes devemos tomar frente a essa mudança na cidade? A percepção da realidade deve ser confrontada com números, com as estatísticas da violência.
Quantos roubos acontecem na cidade, quantos assaltos, quantos furtos acontecem agora? Quantos aconteciam há anos atrás? Infelizmente, estas estatísticas não são divulgadas. A Polícia Civil e a Brigada Militar divulgam os números do Estado, mas não há uma divulgação por cidades, principalmente cidade pequena como Tapera. Há relatórios diários, mas não uma estatística mensal para comparação de números. Esta comparação, entre a realidade atual e passada seriam muito úteis na tomada de decisões. Por enquanto, fica a percepção que a tranquilidade que desfrutávamos por ser uma cidade pequena, não existe mais.
Nestes novos tempos, sempre é bom saber a diferença entre furto, roubo e assalto:
A diferença fundamental é que o furto é feito sem uso de violência, nem grave ameaça a pessoa. Por isso que o furto, quase via de regra, é praticado na ausência da vítima, com exceção, por exemplo, daqueles especialistas em bater carteira sem que a vítima perceba.
O roubo (ou assalto) se caracteriza pelo uso de violência ou de grave ameaça.
ADENDO - A ZH deste domingo reconstitui todos os casos de roubo e furto de veículos em 24 horas na Capital e se propõe a retratar a saga de motoristas vítimas dos ladrões em Porto Alegre durante as 24 horas do último sábado, 27 de julho. Leia aqui
Postado por WM Internet
as 14:07
e tem
1 comentarios >
|
Depois da entrada do governo Tarso, os furtos, latrocínios e roubos aumentaram 31%.
O estado precisa investir mais em segurança.
Caso contrário ficaremos refém do medo.
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog