Pronto para ir a votação, o projeto de lei que reconhece "o direito de andar a cavalo, individualmente ou em grupo" e transforma a cavalgada em patrimônio cultural do Estado pode ter o trote interrompido. É o que tentam os defensores dos animais, que consideram o texto exagerado e pedem que a Assembleia Legislativa amplie o debate antes de votá-lo.
O filósofo Peter Singer, professor da cátedra de bioética da Universidade de Princeton, defende uma regulamentação universal que preze pelos direitos dos animais, de forma a garantir o fim dos maus-tratos e uma vida digna a todos eles. Ele acredita que a conscientização sobre os direitos animais vai se tornar muito mais corriqueira, o que fará com que muitas pessoas diminuam ou até deixem de comer carne. O consumo de cosméticos, couro e até a compra de animais de estimação também deve sofrer mudanças. Ainda é cedo para prever, mas vamos mudar nossa forma de se relacionar com eles.
Um exemplo disso é a defesa dos animais que os Integrantes do Movimento Gaúcho de Defesa dos Animais (MGDA) estão pleiteando junto ao presidente do Legislativo gaúcho, deputado Pedro Westphalen (PP). Eles querem impedir a votação do projeto 312/2012 e dizem que o projeto fere um dos itens do código do Conselho Regional de Medicina Veterinária, que determina um veterinário para cada 11 conjuntos de cavalos e cavalarianos e libera aos organizadores a determinação dos tempos de descanso nas cavalgadas. Diz ainda que o projeto exige que prefeituras liberem trânsito e limpem ruas após as passagens.
É uma queda de braço interessante. O cavalo sempre fez parte das comemorações gaúchas e está ligado à tradição no nosso estado. Mas o ativismo político em defesa dos animais está crescendo muito e já chegou aos pampas.
Postado por WM Internet
as 11:32
e tem
2 comentarios >
|
me parece q a coisa ta mais pra bicho que pra gente
Conscientizar-se que é melhor ter 50 cavalos sendo tratados melhor do que gente, do que 500 com condições razoáveis? Será melhor não nascer, do que nascer pobre...?
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog