Pesquisa confirma o que taperenses já sabem há bastante tempo: o número de carros em Passo Fundo aumentou extraordinariamente nos últimos anos. Em Passo Fundo, o número de carros por pessoa é superior a média estadual. A frota de veículos nesta cidade já é igual ao número de habitantes adultos (!)
No Rio Grande do Sul a situação é critica, com 11 milhões de habitantes no estado existem cerca de 6 milhões de veículos. Descontando a parcela da população que tem menos de 18 anos, chega-se ao número de um carro para cada 2 habitantes. Em Passo Fundo, os números são superiores a média estadual, no total são 109 mil veículos, 70 mil carros, 16 mil motos e 23 mil de outros tipos. Tudo isso para uma população de 194 mil habitantes, o que significa, sem contar os menores de idade, 1 veículo para cada habitante adulto. Para se ter uma ideia, no estado, de 2002 para 2013 a frota aumentou 90%, com uma média de 265 mil carros novos por ano.
Enfim, para os taperenses que costumam ir a Passo Fundo, o negócio é se acostumar com a nova realidade: falta de estacionamento, carros e pedestres disputando espaço, cada vez mais câmeras de vigilância multando cada infração, etc. E a previsão do Ministério da Saúde também não é nada animadora: estima-se que em 2014 sejam registradas 46 mil mortes no trânsito.
No Brasil o trânsito mata 2,5 vezes mais que nos Estados Unidos, 3,7 vezes mais que na União Europeia e quatro vezes mais que na Espanha. Morre-se mais em acidentes de trânsito do que por câncer. As mortes no trânsito são a guerra que o Brasil está perdendo.
Postado por WM Internet
as 13:48
e tem
0 comentarios >
|
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog