Existe toda uma série de golpes e ações aos donos de empresas que se aproveitam de falhas administrativas, de comunicação interna ou organizacionais, comuns em empresas ou entidades de todos os tipos.
Em alguns casos não se trata tecnicamente de fraudes ou atos abertamente ilícitos, mas de ações no limite da legalidade, e muito discutíveis de um ponto de vista ético, que visam conseguir pagamentos não obrigatórios por parte de empresas descuidadas ou desinformadas. São 'boletos-pegadinha'. É como se fosse um boleto normal para pagar, mas é 'facultativo', porque é um 'boleto oferta'.
Os boletos de associações empresariais furadas são um exemplo desse tipo fraude. A empresa recebe um boleto bancário por supostos serviços rotineiros ou taxas de associação ou participação em alguma coisa. Na maioria dos casos o boleto tem aparência "oficial", ou seja passa a sensação de ser um documento de alguma associação ou entidade pública, cujo pagamento é obrigatório ou recomendável.
Outro exemplo são as faturas por material não fornecido. A empresa recebe uma fatura por um valor modesto (algo entre 50 e 200 R$) supostamente relativa ao fornecimento de material para escritório de consumo habitual (papel sulfite, cartuchos de impressora, papel para fax, canetas, toner etc...). Em alguns casos os golpistas usam o nome e as marcas de verdadeiros fornecedores habituais da empresa, mas os dados bancários para o pagamento são diferentes.
Para os donos de domínio (e site) na internet, a ação é a mesma. Os fraudadores enviam boletos facultativos e nada obrigatórios, cobrando por domínio e/ou hospedagem. Em vez de Registro.br vem em nome de Br.Registro entre outros, com a clara intenção de confundir as pessoas. Mas se trata apenas de ofertas de serviços que nem sempre são realizados após o pagamento.
É importante saber que vários casos deste tipo são passíveis de ações de recuperação (quando os golpistas não tiverem sumido). Fique atento! A melhor defesa é sempre ter um controle firme sobre a própria administração, contabilidade e processo de pagamentos.
Postado por WM Internet
as 12:15
e tem
1 comentarios >
|
Tropa de vagabundos!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog