As coisas estão mudando rapidamente, escrever e ter uma letra bonita era importante até pouco tempo atrás. Hoje a proficiência no teclado passou a ter um valor muito maior que a beleza das curvas feitas pela mão.
E a ciência o que tem a dizer sobre isso? Pesquisadores dizem que quando as crianças elaboram uma carta à mão livre, exibem um aumento da atividade em três áreas do cérebro e que quando o mesmo é feito a partir da digitação, somente duas áreas são afetadas e a ativação do cérebro é significativamente mais fraca. A escrita a mão livre exige mais planejamento para execução de um texto. O autor do estudo, Dr. Berninger, vai mais longe a ponto de sugerir que a escrita cursiva pode treinar a capacidade de auto-controle de uma maneira que outros modos de escrita não.
Outro estudo recente relata que os alunos aprendem melhor quando tomam notas à mão do que quando digitam no teclado. Ao contrário de estudos anteriores que afirmavam que a causa da diferença é a distração que os computadores provocam, a nova pesquisa sugere que a escrita à mão permite ao aluno um processo de reflexão e de manipulação que pode levar a uma melhor compreensão e codificação de memória.
A tecnologia está aí, devemos e podemos usufruir de todas suas vantagens. Mas algumas coisas continuam melhores e mais eficientes da forma antiga.
Postado por WM Internet
as 10:41
e tem
2 comentarios >
|
Devemos preservar e resgatar muitas coisas do passado e a caligrafia tem muito valor para mim que sou professora. O ato de escrever revela um pouco de cada um, seja através da letra ou da identidade de cada um.
Se a caligrafia revela algo, eu acho que sou muito confuso.
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog