Se você recebeu alguma remessa internacional tributada pela Receita Federal nos últimos dias, deve ter se deparado com uma surpresa pra lá de desagradável: não bastasse o imposto de importação e o ICMS, agora temos que pagar uma taxa de R$ 12 reais aos Correios por cada pacote vindo de fora do Brasil.
Chamada de Taxa para Despacho Postal, esta despesa adicional para os nossos bolsos começou a valer em 2 de junho deste ano para todo o território brasileiro. Não houve nenhuma campanha prévia para avisar os cidadãos, pelo menos não de maneira massiva. No site dos Correios, a nota oficial sobre o assunto foi disponibilizada no mesmo dia em que a cobrança passou a vigorar.
Sendo a taxa inevitável, será que a arrecadação adicional refletirá ao menos em algum benefício direto ao cidadão, como maior agilidade nas entregas, um dos aspectos que mais geram reclamações em relação aos serviços dos Correios? Seria ótimo, mas a resposta é “não”. Os Correios frisaram que a cobrança de R$ 12 visa cobrir custos que já existiam e que aumentaram bastante nos últimos anos, ou seja, não há nenhuma promessa do tipo “vamos usar a receita oriunda da taxa para investir em tal frente”.
Há alguma forma de nos livrarmos da taxa? Sim, basta que o seu pacote não seja tributado. No entanto, caso o sistema mencionado anteriormente apresente a eficiência prometida, praticamente não haverá mais pacotes internacionais não submetidos às cobranças. Veja matéria completa no Tecnoblog
Postado por WM Internet
as 17:36
e tem
11 comentarios >
|
só o q me faltava, cobrar até pra isso....Brasil, Brasil! Roubo, roubo!
Ainda bem que nao importo nada e nao tenho contatos no estrangeiro.
Pra um governo que se diz socialista;até que são bem chegados num capital.
País rico é país com tributos.Por que nao fazem tributo à Legião Urbana??
Está aí a maior diferença entre algo do Estado e algo privado.
Se uma empresa privada não gera lucros, pelo contrário, prejuízo, ela simplesmente vai a falência. Já quando uma estatal gera prejuízo, quem paga é o contribuinte. Não vou nem falar de qualidade de serviço, preço e concorrência.
O FHC devia ter privatizado os correios ou ter dado de graça.
O negócio é correr do Correio!!
Vou parar de trazer champanhe da França!
Eu em vez de mandar vir champanhe da França pelo correio, vou é tomar champanhe em Paris pq pobre nesse país tem q sofrer tendo em vista os governantes que elegem. Povo burro tem que sofrer. Paris depois da copa me espere.
Eu vou beber aqui mesmo e ver o caos de camarote!
E pq não vai antes da copa? Não fará falta aqui, com certeza, não sou burro nem tão pobre assim, aliás minha vida até que é boa, mesmo sem beber champanhe, que por sinal não aprecio, um chimarrao é bem mais saudável, mesmo com o preço da erva elevado,é bem mais em conta.
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog