O desamparo de animais domésticos é grande problema no país inteiro. Só na cidade de Manaus, aproximadamente 200 mil cães e gatos vagam perdidos pelas ruas da cidade. De acordo com a secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Kamila Amaral, esse número pode ser maior.
Com o intuito de discutir políticas públicas de proteção aos animais, foi realizado neste mês, o 1º Seminário Estadual de Proteção Animal do Amazonas – que tem como objetivo reunir instituições públicas e a sociedade civil para discutir o tema. O Centro de Zoonoses (CCZ) realiza cerca de 400 castrações por mês. Segundo o diretor do órgão, o correto seria conseguir quatro mil procedimentos para se ter um resultado significativo no controle populacional dos animais. Porém, para que isso aconteça é preciso a participação da sociedade. “Esses animais abandonados tiveram dono um dia, porém eles acham que podem deixar largar o animal na rua ou no CCZ porque não querem mais ou não têm condições de cuidar”, acrescentou Zardo.
Cachorros e gatos abandonados são um risco para a saúde pública. Os animais que ficam nas ruas podem transmitir doenças graves. A raiva, por exemplo, ainda circula pelo país em animais abandonados. Outro problema é a leishmaniose visceral. Basta passear pelas ruas para ver que eles estão por toda parte.
Quantos seriam os animais abandonados em Tapera? Uma pessoa saiu para passear com sua filha em um domingo pelas vilas e bairros de nossa cidade e contou 480 cães vagando pelas ruas. O método de contagem não é preciso, mas é um começo. O número de cães abandonados vem crescendo assustadoramente em todos só municípios brasileiros e o poder público não tem conseguido resolver mais este problema.
Outro problema são os animais perdidos que os donos procuram e não conseguem encontrar. Se você quiser colaborar com a pesquisa de um produto que sendo desenvolvido para achar animais perdidos, clique aqui, é super-rápido!
Postado por WM Internet
as 12:46
e tem
1 comentarios >
|
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog