Segundo a Metsul, a imagem de satélite abaixo da NASA mostra nitidamente como a fumaça de queimadas da Amazônia, do Centro-Oeste e Bolívia avançou até o Estado. A concentração maior de fumaça se observa na Metade Oeste gaúcha.
Como a fumaça chegou aqui vinda de tão longe? Não é a primeira vez e nas vezes passadas também ocorreu nesta época. Neste fim de semana atuava uma corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera, a cerca de 1500 metros de altitude, que se originava na Bolívia. Este jato de baixos níveis (JBN) não só gerou o vento Norte como trouxe ar muito quente de Norte e junto a fumaça.
A fumaça no ar causou muito desconforto. Aliado a floração dos ipês, o ar ficou muito ruim, principalmente no domingo. Muitas pessoas apresentaram sintomas como tosse seca, cansaço e ardor nos olhos, nariz e garganta. O vento, assim como a chuva que cai no momento, atenua os males da poluição, já que dispersa os poluentes e diminui a concentração deles no ar. Então que seja bem-vinda a chuva (sem temporais, é claro!)
|
A fumaça também proporcionou belas imagens no por do sol
|
Postado por WM Internet
as 12:00
e tem
3 comentarios >
|
Eh Bolivia ! Só nos manda porcaria mesmo!!
... a fumaça em Tapera não provém mais co Curtume.... agora vem do consumo de Craque, Maconha entre outras... o que mais me deixa abismado, é que tem pessoas já com idade (acima de 45 anos) que procuram e consomem drogas como adolescentes... Já sem cérebros,,,ou se acham uns guris ainda, ou são tão ignorantes que não sabem dos maleficios causados pelas drogas....
Em Londres essa fumaça é chique!!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog