Aproveitando a Semana Nacional do Trânsito, vamos transcrever o alerta do taperense João Luís Theis feito em sua coluna semanal na Gazeta Catarinense. João Luis é Engenheiro Mecânico, membro do Conselho de Trânsito de São Miguel do Oeste - SC, onde mora há 10 anos. Leia a coluna e reflita sobre o comportamento de todos nós no trânsito:
Uma pesquisa global realizada pela Allianz Seguros apontou que os pedestres são maioria entre os mortos em acidentes de trânsito. Segundo o estudo, 20 mil transeuntes morrem todo ano ao redor do mundo. No Brasil, eles representam entre 28% e 36% de todos os óbitos em ocorrências viárias. Comparado a países europeus, o índice nacional é preocupante. Na Holanda, por exemplo, país com o melhor número na União Européia, apenas 10% das ocorrências são de mortes com pedestres. O Brasil está à atrás apenas de países como a Índia (!!), em que usuários vulneráveis, incluindo pedestres, ciclistas e outros não-motoristas, correspondem a cerca de 60% de todas os óbitos em áreas urbanas. Vale lembrar que a situação é mais grave em países de renda média e baixa em que, segundo a Allianz Seguros, 84% das estradas não são pavimentadas. Em Blangladesh, por exemplo, 80% das vias não têm sequer calçamento. Por esse motivo, sustenta a alta taxa de morte de 50% em acidentes com pedestres. A via que liga as cidades de Daca e Sylheth no país asiático, por exemplo, foi avaliada como a mais mortal do mundo pelo Programa de Avaliação Rodoviária Internacional (IRAP, em inglês).
CHANCES DE SOBREVIVÊNCIA...
Segundo as informações divulgadas pela Allianz Seguros, um pedestre tem 90% de chance de sobreviver se for atingido por um carro a 30 km/h. Quando a velocidade sobe para 45 km/h, a possibilidade cai para 40% e torna-se nula acima 70 km/h. Distração, falar ao celular e invadir a via sem se importar com a aproximação de um veículo são as maiores causas das tragédias. E não pense que são apenas os motoristas que podem causar tragédias quando alcoolizados. O estudo indica também que havia álcool no sangue de grande parte dos pedestres feridos em ocorrências.
Portanto, se você tem amor à vida e preza pela sua saúde física, muito cuidado antes de adentrar uma via. Mesmo em locais onde existe a faixa de segurança (que de seguro não tem nada...), siga o conselho que os pais davam aos seus pequenos no passado: Pare, olhe para os lados e só inicie a travessia da rua quando não houver nenhum veículo se aproximando. Caso contrário...
Postado por WM Internet
as 11:18
e tem
0 comentarios >
|
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog