A palavra “cleptocracia” significa “Estado governado por ladrões”, literalmente. O termo se refere a um tipo de governo no qual as decisões são tomadas com extrema parcialidade, indo totalmente ao encontro de interesses pessoais dos detentores do poder político.
Na cleptocracia, a riqueza é extraída de toda a população e destinada a um grupo específico de indivíduos detentores de poder. Muitas vezes são criados programas, leis e projetos sem nenhuma lógica ou viabilidade, que no fundo, possuem a função de beneficiar certos indivíduos ou simplesmente desviar a verba pública para os bolsos dos governantes.
Recessão econômica e desintegração dos direitos civis são as principais conseqüências desse modelo de corrupção. Em tese, todos os Estados tendem a se tornar cleptocratas. No entanto, isso é evitado através do combate real dos cidadãos a essa situação, ou seja, a cleptocracia é eliminada por meio do capital social da sociedade.
A palavra foi usada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, veja o contexto.
Postado por WM Internet
as 11:57
e tem
5 comentarios >
|
Nada que sai da boca desse Gilmar Mendes, criatura indicada pelo FHC, militando e distribuindo seu ódio reacionário contra o pt, surpreende mais. Esse senhor, que planeja o golpe ao governo democraticamente eleito pela maioria válida dos votos é quem é o verdadeiro câncer do Brasil.
O que me surpreende é que tenha alguem ainda que defenda o pt,esse partido PODRE!!
Me surpreende é que tenha alguém que ache que só o pt é partido PODRE!!
Primeiro o PT convenceu todo mundo que era o único partido honesto.
E agora que foi pego roubando desbragadamente diz que todo mundo é podre, que todo mundo rouba.
Me poupa, fia.
Tá certo, só o teu partido não rouba. Ganha comissão.
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog