Com a chegada do verão, muitas pessoas estão sendo surpreendidas com o perigo do uso de objetos feitos de plástico. O plástico, ao ser aquecido, libera dois compostos químicos: o antimônio e o bisfenol A. O primeiro é reconhecido como cancerígeno pela Organização Mundial da Saúde. O segundo está relacionado à desregulação hormonal e a sérios problemas de desenvolvimento infantil.
Por isso, sabe aquela água na garrafa PET que esquentou o dia todo no carro? Não beba. O calor liberou os componentes químicos para a água.
Da mesma forma, os copos plásticos podem fazer mal à saúde quando aquecidos, ou em contato com líquido aquecido, liberando o bisfenol. Aquele cafezinho ou chá servido em copos plásticos podem ser práticos, mas definitivamente não são saudáveis.
O calor excessivo em carros estacionados ao sol também merece alerta. O nível interior aceitável de benzeno é de 0,05 gr por cm2. No interior de um carro estacionado com as janelas fechadas contém de 0,37 a 0,74 mg de benzeno. Se estiver estacionado sob o sol, a uma temperatura superior a 16ºC, o nível de benzeno sobe p/ 1,84-3,68 mg (40 vezes superior ao nível aceitável) e as pessoas aspiram uma quantidade enorme de toxinas. Recomenda-se, portanto, que os vidros e portas devem ser abertos por algum tempo antes que se entre no carro para que ar quente interior saia .
Essas substâncias tem efeito cumulativo e residual a longo prazo. O tempo de meia vida é de, em média, 7 anos e ao tomar medidas preventivas como essas, estaremos preservando a saúde no futuro.
Postado por WM Internet
as 09:56
e tem
0 comentarios >
|
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog