Uma garota de 11 anos morreu em Brasília na noite desta segunda-feira (20/1) após sofrer parada cardiorrespiratória em decorrência de um choque elétrico que recebeu enquanto jogava no celular e o aparelho estava conectado à tomada.
Segundo o Correio Brasiliense, a menina chegou ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC) com familiares, recebeu assistência de três pediatras, um clínico cirúrgico e uma clínica médica. Em seguida, foi submetida à reanimação cardiopulmonar por mais de uma hora, mas não resistiu.
Em 2013, foi registrado na China o caso de uma mulher que morreu após atender o celular, enquanto o aparelho carregava. Não é aconselhável fazer isso, principalmente se estiver chovendo ou com incidência de raios. Avise seus familiares do risco do uso do celular quando conectado à tomada.
Postado por WM Internet
as 20:50
e tem
11 comentarios >
|
EU ACHEI QUE ISSO ERA BOBAGEM,MAS VOU TOMAR MAIS CUIDADO
Eu sempre achei q isso era lenda
Por que os fabricantes não alertam sobre isso? No fim da propaganda devia vim um aviso do tipo SE BEBER NAO DIRIJA
Alguma informação a respeito da marca/modelo do aparelho? Acho essa uma informação relevante, uma vez que esse tipo de situação é rara (mas não é inexistente) em aparelhos originais, de marcas mais conhecidas, e isso costuma acontecer com equipamentos "piratas".
Isso pode acontecer com qualquer marca de equipamento celular, da mesma forma que utilizar o notebook sobre o colo com o carregador conectado à tomada... Mas logo o pessoal esquece esse caso...até que outro aconteça.
Causa: Extensão mal feita, sem isolação!! Possível piso molhado, e numa chance mínima, perda de isolação entre o primário e secundário da fonte de alimentação (carregador) causada por descarga atmosférica (raio). Aguardemos o resultado da perícia. Aliás, durante a incidência de raios, todo contato com produtos eletroeletrônicos devem evitados.
Ótimas informações do usuário acima. Finalmente vemos alguém que veio a acrescentar e não tentar culpar o PT pelo ocorrido.
Claro que o PT tem culpa nesse caso, afinal, foi no governo corrupto dessa gente que as operadoras conseguiram a liberação para vender esses aparelhos de telefonia móvel sem avisar os riscos que eles proporcionam aos usuários.
14:59! Quais os riscos em usar um aparelho que opera numa tensão média operacional de 5,0 volts com uma corrente de serviço de 0,3 a 0,8 ampère (nos aparelhos top) , portanto de potência insignificante não excedendo a 10w (exagerados)? Se souber, por favor, informe, que estou curioso!!
14:59 responde ao 07:59: tu como engenheiro elétrico deveria saber o que tu pergunta. Pô meu! esse assunto é da tua área, pela tua formação tu deveria saber o que tu pergunta, ou tu tava dormindo ou não foste na aula, ou o pior tu compraste o teu diploma, pois essa pergunta qq. eletricista emendador de fio sabe.
14:47, eu sei exatamente o que eu falo, pois tenho conhecimento teórico e prático aprofundados sobre o tema. O que eu gostaria é de uma resposta sua justificando esses absurdos citados no teu comentário das 14:59! Uma coisa não justifica outra, ou seja tuas opiniões políticas não mudam as leis da física nem aqui, nem em Brasília. Se ocorreu um acidente com um aparelho celular, foi provavelmente por imprudência, imperícia ou negligência na confecção de um cabo de rede de extensão elétrica, infelizmente vitimando uma criança. Posso lhe afirmar categoricamente que é impossível um aparelho de celular causar choque sob circunstância alguma! Se esse choque ocorreu, certamente o celular foi apenas o meio condutor, não o de origem do sinistro. Todos os equipamentos elétricos e eletroeletrônicos produzidos no País seguem normalização da ABNT sobretudo quanto as medições de corrente presentes nas carcaças (terra) dos mesmos, justamente por segurança do usuário. Há um acessório comumente chamado de carregador, que é a fonte de alimentação chaveada, sops ou auto oscilante, que reduz a tensão de entrada alternada (220 ou 110v) para as tensões contínuas de trabalho dos aparelhos, normalmente 5,0volts, devidamente filtradas, estabilizadas e ISOLADAS do primário quente. Pode , em raríssimos casos ter havido fuga dos capacitores de isolação por fatores externos, como raios, por exemplo. Nesse caso, há a possibilidade do terminal negativo do carregador ao qual chamamos de terra (ground) ficar energizado por corrente alternada vindo do primário hot da fonte, tornando o sistema perigoso, por ser susceptível a choques por fuga de corrente. Veja, que isso pode ocorrer com quaisquer aparelhos eletrônicos conectados Diretamente na rede elétrica, por isso a exigência do Inmetro é rigorosíssima. Então, concluindo, como havia dito anteriormente, devemos aguardar o resultado da perícia, que não deve ser divergente da minha opinião, mas sob hipótese alguma celular "dá choque", mas rede elétrica sim, por isso deve-se adquirir produtos como cabos, extensões , tomadas e fontes de qualidade com selo INMETRO. Se tiver algo a acrescentar, fique a vontade.
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog