Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, informou que a verba para novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) de 2015 já se esgotou. As inscrições foram encerradas na último dia 30. Neste mesmo dia, a Justiça Federal de Mato Grosso determinou que esse prazo fosse prorrogado por tempo indeterminado, para garantir que estudantes que tiveram problemas técnicos com o site pudessem se inscrever. Apesar disso, o sistema não foi reaberto para a inscrição de novos contratos. Segundo o ministro, como não há mais recursos disponíveis, a reabertura do sistema seria inútil.
Segundo a Rádio Uirapuru, o reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), José Carlos Carles de Souza revelou que dos 1275 novos alunos que pretendiam o financiamento estudantil, apenas 510 conseguiram concluir a operação. Ele reiterou a posição da instituição de manter os 765 estudantes que não conseguiram se inscrever no FIES nas salas de aula até o final do primeiro semestre deste ano. O reitor ressaltou que caso se confirme a negativa do financiamento, a Universidade de Passo Fundo irá buscar resolver a situação caso a caso, identificando os alunos em condições de participar de outros programas da instituição.
José Carlos Carles de Souza destacou que até o momento ainda falta a renovação de 2500 financiamentos de alunos já contemplados pelo FIES. De acordo com o reitor, o Ministério da Educação garantiu que estes contratos serão renovados. O prazo para a renovação do financiamento estudantil encerra no dia 29 de maio.
Postado por WM Internet
as 18:13
e tem
6 comentarios >
|
Nosso Brasil está literalmente quebrado por má gestão, políticos que roubam dinheiro sagrado e suado da população que trabalha dia e noite para pagar altos impostos para esses mal intencionados desviarem fortunas. Ai claro começa faltar recursos para áreas essenciais. É lamentável.
O governo usou horário nobre da TV pra mentir que ia ter fies pra todo mundo, a Dilma devia ter que devolver este dinheiro, no mínimo.
e a dívida que vai ficar se eu parar de estudar pq nao tem mais fies, o governo vai cobrar? eu nao vou ter condições de pagar pq nao vou me formar. O governo nao pode mudar as regras no meio do jogo, muda as regras pra quem entrou na facul agora, mas nao pra quem ta no meio da faculdade.
15 mil alunos no RS sem poder estudar... por causa do fies...esse governo nao vai acabar bem.
Infelizmente voltou o tempo de faculdade só para os ricos.
Conversinha boba essa de dizer "voltou o tempo da faculdade só para os ricos". Fiz minha faculdade trabalhando, paguei todos os meses o ônibus para Passo Fundo (por 4 anos e meio), paguei as mensalidades da UPF e não era rico. Fiz muito sacrifício, e esforço pra não rodar e ter que pagar matéria duas vezes. Esse discurso de "faculdade pra rico" é discurso esquerdista, que esse governo ladrão e safado planta na cabeça das pessoas. Governo deve apoiar os pobres fazer faculdade sim, e não ficar discursando que os ricos são os culpados pelos pobres não conseguirem entrar na universidade. Esse discurso (sempre achar um culpado, um inimigo - como o Lula faz com os "ricos", ou com a "elite") foi o mesmo que Hitler fez pra justificar seus atos de matar 6 milhões de pessoas. Acorda, Brasil.
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog