Bancos, lojas e supermercados fecharão neste feriado de 1º de Maio. Tudo vai parar no País inteiro. Antigamente o 1º de maio era o Dia do Trabalhador, hoje é o Dia do Trabalho. Muito mais do que um feriado e descanso, a data tem por objetivo chamar as pessoas para uma reflexão sobre direitos dos trabalhadores. A data foi instituída em 1924, quando o então presidente Artur Bernardes decretou feriado oficial.
UM POUCO DE HISTÓRIA - No dia 1º de maio de 1886, milhares de trabalhadores foram às ruas de Chicago (EUA), para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia as manifestações movimentaram a cidade, causando a ira dos empresários. A repressão ao movimento foi dura, com prisões, pessoas feridas e até mesmo trabalhadores mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
Muito já se avançou, mas sempre há muito que avançar em relação aos direitos dos trabalhadores. Alguns direitos interferem diretamente na qualidade de vida dos cidadãos, como horas trabalhadas, deslocamento, valores de salários, etc. O Brasil avançou, mas o desafio sempre foi garantir emprego, ainda mais no momento atual em que as taxas de desemprego estão em alta.
Postado por WM Internet
as 10:20
e tem
0 comentarios >
|
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog