O escritor e filósofo italiano Umberto Eco deu uma declaração polêmica durante um evento realizado na quarta (10), em que ele recebeu o título de doutor honoris causa em comunicação pela Universidade de Turim, na Itália. Ele afirmou que as redes sociais dão o direito à palavra a uma “legião de imbecis” que antes falavam apenas “em um bar e depois de uma taça de vinho, sem prejudicar a coletividade”.
"Normalmente, eles [os imbecis] eram imediatamente calados, mas agora eles têm o mesmo direito à palavra de um Prêmio Nobel", disse o intelectual. Segundo Eco, a TV já havia colocado o "idiota da aldeia" em um patamar no qual ele se sentia superior. "O drama da Internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade", acrescentou.
Você concorda com Umberto Eco ou acha que as redes sociais trouxeram a democratização dos meios de comunicação?
Postado por WM Internet
as 13:37
e tem
12 comentarios >
|
Será quem compra e lê um livro desse "filósofo e intelectual" não é um imbecil tambem???
Concordo com ele. Tem cada colocações absurdas , que por ai se vê como o povo brasileiro é mal preparado educacionalmente.
Eco!!!
Tem imbecil maior que o Luiz Inácio da Silva? E o cara foi presidente da República das Bananas!!! A propósito; O que é ser Imbecil?
Acho que Umberto Eco tem sua razão. Realmente há muitas "opiniões" em blogs, redes sociais, etc, sem o menor sentido. Porém, a liberdade de expressão possibilitada pela internet é um grande avanço da sociedade, que não se pode retroceder ou abrir mão. Livre participação a todos. O ponto positivo da massificação da informação é que muitas pessoas, antes ditas "os imbecis" (segundo U.Eco), agora tem chance de sair dessa condição, dada pela internet. Boa informação tem muita na internet; temos é que fazer bom uso dessa ferramenta.
Se é a voz dos imbecís não sei, mas a face de muitos são sim, dada tamanha exposição de fotos de todas as poses, as vezes uma mais ridicula que a outra. Cade a privacidade? Hoje as pessoas não fazem mais programas para seu lazer, mas sim, com o intuito de expor e se mostrar, e cada qual querendo aparentar mais que o outro.
Realmente, tem gente aí, que a cada "pum" solto, posta nas redes sociais; com isso, essas pessoas querem disfarçar algo, ou é uma FUGA para eles, ou é só pra querer aparecer mesmo. Se for pra aparecer, faça-o com coisas de fundamento... Francamente, é chato ver gente postando coisas tipo: Hj me dói isso ou aquilo,,,, meu filho fez tal coisa.,... hj a refeição é tal coisa... etc... Mas vão carpir um pátio!!!
Total falta de que fazer mesmo. E também muita vontade de aparentar o que não são. Como as pessoas tem coragem de se expor assim? Eu quero mais é preservar a intimidade de momentos com famílias e amigos, não mostrar ao mundo.
O nível de felicidade do ser humano é inversamente proporcional ao postado em redes sociais. Simples assim.
Sim, é verdade. A internet dá voz a um monte de imbecis. Mas também dá voz a pessoas que sem o canal da grande mídia, não teriam voz.
Eis que chegamos a uma época de liberdade de fonte de informação.
Eis o grande desafio do presente-futuro, encontrar fontes de informação que tu julgue confiáveis, não aquela que a grande mídia diz ser confiável.
E finalmente, está acabando o poder da mídia tradicional te dizer a versão dela da coisa, ou não contar aquela estória porque ela está envolvida.
Com a internet, temos uma memória menos volátil. Podemos armazenar as lambanças de grandes empresas, e cobrar delas um posicionamento a respeito.
Como a Operação Zelotes, que pegou a RBS com a boca na botija , sonegando impostos, e que de uma hora para outra, o assunto morreu.... mas a gente não esquece mais,.
Quem tem o rabo preso ou coisas a esconder - como as empresas que sonegam impostos e os governos acostumados a maquiar informações - não gosta de internet livre. Não é à toa que nossa presidenta teve uma reunião com o fundador do Facebook a pouco tempo atrás. A mobilização possibilitada pela internet é fantástica: vejam o último ´causo´, dos deputados que propuseram vale-transporte p/ presos e suas famílias: ligeirinho retiraram a proposta, tamanha repercussão negativa nas mídias sociais.
a internet livre é bom em partes, quando as pessoas tem noção do que fazem nela, tdo bem. Mas na grande maioria é usada para futilidades, uma válvula de escape para suas frustrações.
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog