Costumamos pensar que a criação de uma ciclovia é sempre um avanço em termos de transporte público. Na internet, é comum nos depararmos com imagens de europeus indo e voltando ao trabalho tranquilamente em ciclovias. Ultimamente, com a construção da ciclovia em São Paulo vemos que a convivência ciclista-pedestre não é tão pacífica como imaginávamos.
Em Passo Fundo, na manhã desta quinta-feira, alunos e professores da Escola Notre Dame Municipal reuniram-se em frente da escola , para protestar contra a ciclovia. Conforme a diretora da escola, Irmã Ivone Chehl, o local tem um trânsito intenso, onde alguns alunos já foram atropelados.
Em São Paulo, um homem de 78 anos morreu em abril após ser atropelado por um ciclista na ciclovia sob o Minhocão, no Centro. Florisbaldo Carvalho da Rocha morava na região e ia comprar pão quando foi atingido após atravessar fora da faixa de pedestres.
O conflito no uso do espaço público mostra a essência do que somos. O mesmo conflito que há entre pedestres e veículos se expressa nas ciclovias. O ciclista se sente 'invadido' quando há um pedestre na faixa e age da mesma forma agressiva que o motorista em relação ao ciclista e ao pedestre. O trânsito revela, ao ser o maior espaço de convivência social, o que há de pior no ser humano: a agressividade, a falta de empatia, a grosseria e a incivilidade. É tudo isso ou é só falta de educação mesmo?
Postado por WM Internet
as 10:21
e tem
2 comentarios >
|
Tudo isso seria muito bom para todos se cada um soubesse o seu lugar (nesse caso, no transito)...Muitos acidentes seriam evitados se todos soubessem respeitar as regras, inclusive as da boa vizinhança. Ciclovia, como o próprio nome já diz, é para ciclista, os quais devem respeitas as normas de trânsito, desconhecida por muitos (ou será que todos sabem que ciclista também deve dar o sinal quando vai fazer uma coversão por exemplo?). Pedestres devem caminhar pelo espaço determinado para eles, atravessar na faixa de segurança e esperar o sinal verde para atravessar (vermelho para veículos) independentemente de estar vindo ou não algum veículo. Carros/motos/ônibus/caminhões por sua vez devem se manter na pista de rolamento (e não nas calçadas, nem para estacionar) além de respeitar as regras e os demais colegas.
Isso é educação...por isso que na Europa as coisas funcionam e aqui no Brasil não. Ainda falta muuuuito para sermos um país de 1º mundo.
E a menina de Soledade?
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog