Uma economia para o 1% (An Economy for the 1%) mostra que a riqueza da metade mais pobre da população mundial caiu em 1 trilhão de dólares desde 2010, uma queda de 41%. Isso ocorreu a despeito do crescimento da população global em 400 milhões de pessoas no mesmo período. Enquanto isso, a riqueza dos 62 mais ricos cresceu em mais de meio trilhão de dólares, chegando a 1,76 trilhão de dólares. O relatório também mostra como as mulheres são desproporcionalmente afetadas pela desigualdade – dos 62 mais ricos, 53 são homens e apenas 9 são mulheres. Embora os líderes mundiais falem cada vez mais sobre a necessidade de enfrentar a desigualdade, e que em setembro passado tenham acordado um esforço para reduzi-la, a distância entre os mais ricos e os demais se ampliou enormemente nos últimos 12 meses. A previsão da Oxfam, feita antes da reunião do ano passado em Davos, se confirmou com um ano de antecedência: na época a organização afirmou que 1% da população teria mais riquezas que todos os demais em 2016.
A Oxfam está chamando para uma ação urgente para enfrentar essa crise de desigualdade extrema, que ameaça minar todos os progressos feitos no sentido de combater a pobreza nos últimos 25 anos. A organização coloca como prioridade o fim desta era de paraísos fiscais, em que indivíduos ricos e grandes empresas recorrem cada vez mais a centros offshore para escapar do pagamento dos justos impostos devidos à sociedade. Estas manobras têm negado aos governos acesso a recursos necessários para combater a pobreza e a desigualdade.
Postado por WM Internet
as 10:33
e tem
6 comentarios >
|
Se tem um recurso que falta pra alguns governos, em especial os de países do hemisfério sul é a competência.Porque se falta competência e até mesmo o recurso financeiro, sobra, e muito a bravata e a mentira!!!
Desigualdade se combate com produção e empregos.
A família Lula da Silva já esteve nos 99%, agora eles fazem parte do seleto grupo dos 1%.No Brasil existem 199.999.999 de pessoas desonestas e somente 1 honesta, o sr Luiz Inácio Lula da Silva.
Agora um controlezinho da natalidade ninguem sugere, né?!Nem governo, nem igrejas.Um rebanho enorme e acéfalo sempre dá mais lucro!
será cada vez pior.vai aumentar a população e a produção de alimentos vai diminuir.
Mas agora em fevereiro, no brasil,essa diferença cai drasticamente. No carnaval, todo mundo é rico.Todo mundo pode ser rei,rainha.
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog