Para chamar a atenção sobre a importância da limpeza para eliminação dos focos do Aedes Aegypti, transmissores da dengue, chikungunya e zika vírus, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Sábado da Faxina – Não dê folga para o mosquito da Dengue”.
Enquanto a comunidade científica internacional caminha para provar a relação entre o zika vírus e os casos de microcefalia, médicos argentinos chamam a atenção para outra causa suspeita de provocar a má-formação em bebês: o larvicida Pyriproxyfen, usado no Brasil desde 2014 para deter o desenvolvimento da larva do mosquito Aedes aegypti em tanques de água potável.
Conforme a publicação, as má-formações detectadas em bebês de grávidas que vivem em áreas onde passou a ser utilizado o Pyriproxyfen na água potável "não são uma coincidência". A crítica vai além: "o Ministério da Saúde coloca a culpa diretamente sobre o vírus zika, ignora sua responsabilidade e descarta a hipótese de danos químicos cumulativos no sistema endócrino e imunológico causados à população afetada", posicionam-se os pesquisadores no documento.
Os médicos também questionam o fato de as outras epidemias de zika, como a da Polinésia Francesa, não terem sido associadas a problemas congênitos em recém-nascidos — "apesar de infectar 75% da população nesses países". Outro elemento reforça ainda as suspeitas de que há algo além do zika vírus nos casos de má-formação: a Colômbia, o segundo país com maior número de infectados, contabilizou mais de 3 mil grávidas infectadas, mas não há registros de microcefalia vinculada ao zika. Leia mais aqui
Há outra hipótese, a de que o vírus da zika pode ter mudado antes de chegar ao Brasil. Leia aqui
E mais uma, aventada há mais tempo e já descartada pelo governo, que a causa da microcefalia seria uma vacina em grávidas. Leia aqui
Enfim, o mosquito está ai e é, comprovadamente, vetor de doenças potencialmente perigosas. Devemos todos fazer nossa parte e combater o Aedes!
ATUALIZAÇÃO - O secretário estadual de Saúde, João Gabbardo, anunciou na manhã deste sábado que vai suspender temporariamente no Rio Grande do Sul o uso do larvicida Pyriproxyfen em reservatórios de água potável.
Postado por WM Internet
as 08:58
e tem
4 comentarios >
|
fAZER A NOSSA PARTE NA FAXINA, CONSISTE TAMBEM EM LIMPAR TODA ESSA SUJEIRA INSTAURADA NO GOVERNO.TEMOS QUE EXTIRPAR ESSE "VÍRUS" CHAMADO pt .Nunca vi tanta incompetência e descaso num governo como esse.
Dilma defende Lula de suspeitas em reforma de sítio .
Sim, além de ótima presidente, ela é advogada tambem.Advogada do diabo.
Brasil vai vencer a guerra contra o zika vírus, diz Dilma.
Vai! Bem como superar a crise,baixar a inflação,acabar com a miséria e a corrupção,dobrar a meta, blá-blá-blá e mais blá-blá-blá. O mesmo papo há 14 anos.
Acho que os eleitores do PT tem microcefalia.
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog