Combater o mosquito Aedes aegypti pode não ser fácil, mas ideias simples podem ter um ótimo resultado. A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Campo Bom vai dar início a um programa de plantio de citronela por vários pontos da cidade. Serão plantadas cerca de duas mil mudas para repelir o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Conforme a prefeitura, serão priorizados locais públicos onde hajam bromélias - foram localizadas larvas do mosquito neste tipo de planta em uma residência do bairro Paulista. Segundo a secretaria, uma muda de citronela repele o Aedes num raio de 50 metros quadrados.
Além de espalhar critronela, a Sema tem orientado a comunidade a utilizar a planta para se proteger - conhecida como "capim santo", ela produz substâncias que repelem o Aedes. Agentes da secretaria também vão distribuir material informativo para orientar a população a respeito do uso da planta e da Crotalária (que atrai as libélulas que se alimentam de ovos e larvas do mosquito) como repelentes naturais.
As propriedades da citronela envolvem sua ação como insetífuga, calmante, bactericida, febrífuga, sudorífica e carminativa. Pode ser usada, além de repelente, como um medicamento para febres intestinais e distúrbios digestivos. A planta também é muito usada na aromaterapia, e pode ser cultivada em casa.
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog