A Organização das Nações Unidas aponta que um terço das mulheres em todo o mundo já sofreu ou vai sofrer violência ou abuso sexual cometidos, na maior parte dos casos, por alguém que é ou já foi seu parceiro íntimo. No Brasil, uma mulher morre vítima de feminicídio a cada uma hora e meia, como apontou, em 2013, o estudo Violência contra a mulher.
Existem 4 termos que designam comportamento machistas. Estes termos existem para alertar as mulheres e conscientizar os homens sobre comportamentos machistas que nem sempre são notados:
- bropiating, que faz referência à apropriação de uma ideia de uma mulher por um homem;
- mansplaining, que é a explicação de um homem à uma mulher de forma condescendente;
- manterrupting, termo que pode ser traduzido como “homens que interrompem”
- gaslighting, uma espécie de manipulação emocional capaz de convencer a mulher de que é incapaz ou está louca
No ranking da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupa a quinta posição entre os países onde mais se matam mulheres apenas por seu gênero. No Rio Grande do Sul, os feminicídios ocorrem ao ritmo de um a cada quatro ou cinco dias. Mais de 500 mulheres são agredidas a cada hora no Brasil, segundo a Datafolha.
A história das mulheres é uma história de resistência, um percurso de lutas, trajetórias de um gênero que supera, combate preconceitos, sobrepõe limitações. A vitória de um universo voltado para a construção de uma sociedade diversa e solidária. Que neste 08 de março, Dia Internacional da Mulher, se construam pontes em um mundo de relações iguais para todos.
Postado por WM Internet
as 09:07
e tem
1 comentarios >
|
Refletir. somos mulheres tdos os dias,respeitem-nos todos os.Mas também saibamos fazer com que nos respeitem,não por medo,por imposição,mas sim fazendo por merecer esse respeito.Que roupa estamos usando? Que atitudes estamos tendo?Que exemplos e conselhos estamos dando para nossos.filhos?
Que cada mulher.conquiste seu respeito,respeitando a individualidade alheia.Que cada mulher conquiste seu respeito fazendo sua parte como mãe,esposa,não delegando a outros as suas responsabilidades.Parabéns tb aos homens que reconhecem o valor da mulher que abre mão de uma carreira para cuidar de seus filhos.Que Deus abençoe homens e mulheres que juntos e em pé de igualdade fazem um mundo melhor!!!!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog