As delícias do inverno! O pinhão é uma delas. Alguma das melhores recordações dos gaúchos são em volta de um fogão a lenha e um bom cozido de pinhão. Seja na cozinha da avó, dos vizinhos ou dos próprios pais, a memória do calor aconchegante e de um suculento pinhão está incrustada na grande maioria das pessoas. As vezes cozido, as vezes estalando na chapa quente até que pareçam queimar, o pinhão consegue agradar a todas as idades.
Esta é uma de nossas memórias coletivas. Passada de geração em geração, esta maravilhosa semente faz parte da lembrança de todos, formando um grande elo na memória afetiva de todos nós. O calor do fogão, o gosto do pinhão, a conversa em roda do fogão ou de uma mesa ameniza as lembranças não tão boas do inverno. Sair da cama em um dia gelado, ter de enfrentar o frio cortante ou a chuva gelada, roupas que não secam... O desconforto no inverno pode ser grande, mas a memória afetiva de um delicioso pinhão pode superar tudo isso.
A reportagem do DC Catarinense Os últimos colhedores de pinhão: atividade cai em desuso devido ao êxodo rural, risco e remuneração trata do assunto. Leia aqui a matéria
Postado por WM Internet
as 10:20
e tem
1 comentarios >
|
É bem provável que isso fique no imaginário, daqui à alguns anos; assim como as boas músicas ficaram no passado!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog