A informação viralizou nas redes sociais, principalmente pelas declarações do atual presidente Jair Bolsonaro, que prometeu fazer um verdadeiro pente fino no programa.
Mas será real a notícia de que 520 mil pessoas teriam se desligado voluntariamente do Bolsa Família na primeira semana de governo Bolsonaro? A resposta é não e a explicação você confere a seguir.
Diferente de outros boatos, essa história apresenta uma imagem de uma fonte confiável (um site do governo federal). Porém, a própria fonte ajudou a descobrir a verdade mais rápido.
Uma olhada a mais no texto e também descobrimos que os números não dizem respeito a um período de uma semana ou um mês. Na realidade, a própria reportagem ressalta que o número de 520 mil famílias que pediram o desligamento voluntário do Bolsa Família foi contabilizado desde a criação em programa, em 2003.
Vale destacar que o programa Bolsa Família é destinado às pessoas em situação de extrema pobreza. Famílias com renda mensal de R$89 por pessoa ou R$178 por pessoa no caso de famílias que possuam crianças, adolescentes ou gestantes entre os membros. A pessoa pode solicitar o desligamento do programa quando conquista autonomia financeira (ou a renda mensal por pessoa ultrapassa o valor estabelecido). Caso contrário, o benefício é suspenso.
Em resumo: a história que diz que 520 mil pessoas solicitaram o desligamento do Bolsa Família somente na primeira semana de governo Bolsonaro é falsa! A fonte citada nas mensagens, na realidade, já apresenta todas as informações com a verdadeira história. O número citado nas mensagens diz respeito ao número de desligamentos contabilizados desde 2003.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org.
Postado por WM Internet
as 12:01
e tem
2 comentarios >
|
Então porquê não citaram quantos desistiram após a eleição do Bolsonaro. A verdade é que foram mais da metade dos 520 mil após a eleição, a grande maioria era parte da quadrilha petista.
cada dia que passa descobrimos uma nova falcatrua do PT
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog