Além da chuva persistente deste domingo, os gaúcho e taperenses acompanham o incêncio do Mercado Público, um dos principais símbolos da Capital gaúcha. As chamas teriam iniciado nesta madrugada em um ponto central do segundo piso em frente a Julio de Castilhos e a perícia calcula que 30% do Mercado Público tenha sido destruído.
Causa estranheza o fato que o Plano de Prevenção Contra Incêndio do Mercado Público de Porto Alegre está vencido há seis anos (pasmem, seis anos). Desde o incêndio da Boate Kiss, o Rio Grande do Sul vem debatendo e se adaptando às normas dos Bombeiros (que muitas vezes inviabilizam importantes eventos na região) e agora se deparam com um orgão público com plano de prevenção vencido (!). Novamente, quem deveria dar o exemplo está fora da lei.
Outra irregularidade observada foi que dos 8 caminhões dos bombeiros mobilizados para a ocorrência, apenas dois lançavam jatos de água contra o fogo. O comandante do Corpo dos Bombeiros nega estes números, mas a ZH sustenta que várias pessoas relataram o fato.
Enfim, o que se vê é que pouca coisa mudou em relação à prevenção de incêndio. Continuamos sem equipamentos adequados, ficando à merce da sorte quando se trata de acidentes e catástrofes.
Vale destacar a coragem e bravura dos bombeiros que mesmo sem ter as condições necessárias para trabalhar fizeram o impossível para tentar minimizar os estragos e perdas. As informações dão conta de que até os animais que se encontravam em gaiolas dentro do prédio foram salvos por estes heróis que não mediram esforços para realizar seu trabalho.
Um evento organizado pelo Facebook, vai dar um abraço simbólico ao Mercado Público nesta sexta-feira, as 19h. Veja aqui
Postado por WM Internet
as 11:43
e tem
0 comentarios >
|
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog