O artigo de Ricardo Noblat sobre o episódio Joaquim Barbosa x Lewandowski criticando o presidente do STF continua a repercutir em toda a internet. A resposta dada hoje por Míriam Leitão discordando da opinião de Noblat elevou a discussão, incluindo o racismo no debate.
Noblat, ao lembrar que Lula indicou Barbosa ao STF, disse que o motivo foi a cor e que falta ao presidente do STF “grande conhecimento de assuntos de direito”, citando juristas de primeira linha que preferem não se identificar. Lula teria falado “Não vá sair por aí dizendo que deve sua promoção aos seus vastos conhecimentos. Você deve à sua cor”.
Míriam Leitão lembra que Fernando Henrique procurou uma mulher e isso não desmerece a jurista Ellen Gracie. Lembra que os juristas que criticam Barbosa, protegidos pelo anonimato, não explicam como pessoa sem grande conhecimento de Direito consegue o apoio, nos seus votos, de jurista do patamar de um Celso de Mello, o decano do STF. Ela critica Lewandowski por protelar o que já foi exaustivamente discutido (processo do mensalão) e que ele deveria abandonar este hábito.
Os comentaristas do blog do Noblat, nos dois artigos, estão em sua maioria defendendo Joaquim Barbosa por entenderem que Lewandowski ao ter sua tese vencida resolveu atrapalhar e tumultuar o processo, deliberadamente procrastinando seus votos. Estaria assim impondo sua vontade à corte.
A maioria se diz triste e desapontado com a opinião de Noblat. Mesmo discordando da forma com que Barbosa tratou Lewandowski, citam a sinceridade e exatidão do uso da palavra "chicana" que no meio jurídico significa o seguinte: “Ação capciosa, manobra de má-fé; ardil; fraude; tramóia; trapaça.”. É opinião da maioria que Lewandowski está mesmo fazendo chicana.
Nesta quarta-feira teremos mais um round com a retomada do julgamento ficando a expectativa de saber se Barbosa irá se desculpar com Lewandowski, que exigiu retratação do presidente do STF. Barbosa afirma que não irá se retratar. Vamos esperar que diferenças menores não venham a prejudicar o Brasil mais ainda do que os criminosos já prejudicaram, e que a suprema corte termine este julgamento mostrando aos brasileiros que ninguém está acima da lei.
Artigo do Noblat e artigo de Míriam Leitão.
Postado por WM Internet
as 10:33
e tem
3 comentarios >
|
Barbosa 8 x 3 Lewandowski
Dá-lhe Barbosa, fora PT
Sim, Barbosa seria um ótimo imperador para o Brasil, presidente, como muitos querem, creio que não.
os incomPTentes tem tanto medo do Barbosa se candidatar a presidente, por que será?
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog