A polêmica sobre a troca do nome das ruas é grande. São múltiplos os entendimentos sobre como devemos denominar as ruas taperenses. A mudança do nome de uma rua causa diversas consequências, as vezes não bem avaliadas pelo cidadão comum. A mais cara delas é a mudança de escrituras nos cartórios. E uma outra infinidade de mudanças que são geradas ao se trocar o nome de uma rua, como por exemplo a referência histórica.
Uma sugestão alternativa seria nomear as novas ruas colocando sobrenome de famílias taperenses, tanto do interior como da cidade. Uma homenagem aos que fizeram essa cidade ser o que é, seja liderando ou simplesmente trabalhando no dia a dia. Nem sempre aquele que aparece na mídia é o que mais contribuiu para o progresso, muitas vezes os que realmente construíram não aparecem, pois estavam ocupados com trabalhos como plantar, ensinar, ajudar, salvar, transportar, vender, consertar, limpar e muitas outras que são importantíssimas para que uma comunidade exista de forma civilizada.
Ao colocar sobrenome de famílias, estaremos homenageando tanto o avô, como a avó, pais, tias, crianças, etc. Netos e bisnetos sentirão orgulho dos antepassados, e se incluirão na história do município. A autoestima aumentaria e teríamos um exemplo talvez único de cidade que não exalta somente pessoas, mas a coletividade. Afinal, as famílias são a base da nossa comunidade.
Postado por WM Internet
as 11:27
e tem
27 comentarios >
|
Vamos começar extinguindo o nome de ruas como: -Rua 10 de Outubro
-Av. 15 de Novembro
-Rua 1 de Maio
-Rua 21 de Abril, etc, etc, etc....É muita falta de criatividade desses vereadores e prefeitos.
O grande problema da nomenclatura das vias urbanas de nossa cidade é a "cabeçinha" dos que se julgam donos do município e acima de tudo e de todos.
Olha o que esse texo coloca como impecílho, já de forma clara sua tendência em relação ao tema, algo totalmente anti-democrático, senão vejamos:
"as mudanças trariam sérias consequências"
"altos Custos, muito caro"
"mudanças não bem avaliadas pelo CIDADÃO COMUM", como se aqui tivesse cidadão especial.
"nomes de famílias da cidade como do interior" como se tudo não é uma coisa só, caracterizando descriminação.
"Seriam nomes de NOVAS RUAS", isto indica que certo ou errada, não se modifica nada, en nome do conservadorismo.
É a cabeça irmão, que necessita uma mudança, uma reflexão, uma autocrítica. Caso contrário, seremos eternamente uma "velha Tapera".
Parabéns pela iniciativa de lembrar das famílias que realmente tem trabalhado para construir o município. A maioria dos municípios homenageia datas que não dizem nada a população local além de pessoas que nunca fizeram nada pela comunidade, apenas por serem nomes famosos.É o trabalho do dia a dia dos trabalhadores anônimos que faz de um município o que ele realmente é.
k d o comentário q fiz e não publicado.
Vcs parecem filhotes da dos censores da ditadura militar.
K de a democracia? ou não conhecem?
a gente nota que uns, tem demais e outros tem de menos,
por exemplo-
praca Dotor Avelino Esteffens
estadio Ddotor Avelino Esteffens
Escola Dionisio Lotario chassot
Avenida Dionisio Lotario chassot, e ssim por diante, uns demais, uns de menos, nao é justo.
Aqui em Tapera tem uma Avenida de um Governador de Minas Gerais , que nunca fez nada por Tapera, alias, que nunca soube que Tapera existe e que é chamada de Presidente sem nunca ter sido Presidente da República, é a ;
Avenida Presidente Tancredo Neves - aquela do "poli". Pode isso.?
E tem uma rua com o nome de um cara que nunca deu um bom dia pra ninguem
Achei interessante a sugestão de nomear as ruas com os sobrenomes das famílias, mas será que têm ruas suficientes para tanto? E a escolha dos sobrenomes seria feita como, em ordem alfabética, ou por sorteio?
A avenida Presidente Tancredo Neves, foi coisa da turma do PMDB de Tapera. Só dão bola fora.
Eu nao conheco nenhuma rua com nome de gente do interior do municipio.
Os "emportantes" moran todos na cidade.
Nós defendemos a troca do nome da Av. 15 de novembro, por;
Av. Governador Leonel de Moura Brizola - Tapera/RS.
Isto, para homenagear o Gaucho de Carazinho, municipio mãe de Tapera, que foi Governador por 2 vezes no Rio Grande do Sul e 1 vez Governador do Rio de Janeiro, reconhecido no mundo inteiro, por defender a Educação.
mais, o que que o Leonel Brizola fez por Tapera?
nada
O desinformado que insiste, com o tal Brizola, Ta por fora, quando diz nos, deve ser so ele, quando fala duas vezes governador do rio grande. Vai ter que ressucitar primeiro, e ser eleito novamente, porque ate agora foi so uma vez.
Que baita argumento;
- "falta o assento no ha"...
- "foi governador só uma vez"...
- acho que o "diz nos" quer dizer que o 15/11 é mais " emportante "...
Esse n egocio dos nome das rua de tapera, diz respeito aos vereador. São 8, 10 vereador , nem sei certo, que são pago pra cuida dessas coisa enão falam nada.Será que naão sabem ou não querem saber, ou tão com preguica pra entende esse problema.Vamos a obra, e mostra prá que estao ai na camarara?
Para o 18;23
- o tal brizola -
respeito e caldo de galinha não faz mal a ninguem. Seu mal educado.
Hahahahahaha
Vamos Senhores VEREADORES, está na hora de se manifestar.
Só dizer sim Senhor ao prefeito não dignifica, e não justifica a presença nos bacos da nossa Câmera de Vereadores, e os gastos do dinheiro público para mantê-los com o objetivo de fazer projétos e fiscalizar o executivo municipal.
Cuidar das Ruas e Avenidas de nossa cidade também é atribuição dos senhores. Inclusive dando e mudando nomes.
Esse que falou --`o tal do Brizola`-- certamente não estudou nas BRIZOLETAS, escolas que o governador contruiu em todos os recantos do Rio Grande do Sul, com o lema : "onde tem uma criança, terá uma escola". Foram mais de 10.000 escolas Brizoletas, de madeira que o DR. Brizola construiu, incusive aqui no nosso município, foram diversas, umas 1 0. Em uma delas tive o privilegio de fazer o meu curso primário no interior, onde nunca tivera uma antes. Só por isso, ele merece muito mais do o nome de uma rua.
ele deve ter estudado numa escola do peraqui, ou do menegeti
Infelizmente nossa camara de vereadores é muito fraca. Existe porque é obrigatório. Os vereadores não tem conhecimento, não conhem leis e não devem conhecer nem o plano diretor urbano do municipio. É lamentável.
BRIZOLA - Um brasileiro muito especial.
Nasceu em Carazinho/RS, quando tinha 4 anos assasinaram seu pai, após o término da guerra, e tomaram a posse da pequena terra de sua mãe, tornado-a uma sem terra.
Aos 13 anos foi para Porto Alegre, trabalhar e estudar, onde formou-se Técnico Agrícola e Engenheiro Civil. Foi vereador, deputado estadual, prefeito, deputado federal e Governador do RG do Sul e do Rio de Janeiro.
Lutou toda sua vida em defesa das causas sociais do povo brasileiro, principalmente pela educação.
Foi lider do movimento da Legalidade, contra o golpe militar de 64.
Nunca teve um governador que fizesse tantas escolas no RS. + de 10.000
Fez desapropriação de empresa norte americanas que exploravam o RS .
Nunca foi acusado de corrupção em toda sua vida pública.
Aquilo que dizia, fazia.
"A LUTA DO BRIZOLA, NÀO FOI UMA LUTA PESSOAL, COMECOU ANTES DELE E NÃO VAI ACABAR COM SUA MORTE".
Falando em Vereadores, cade o PDT de nossa TAPERA ?
Parece que não existem, nem partido, nem vereador.
Ou exerçam, ou desocupam a moita !
19:32
Belas palavras, hj em dia são raros os exemplos de luta e batalha por um povo, BRIZOLA um orgulho!!!!!
As rua de Tapera e as praca, so botam os nome dos Henrich, dos Chssotto, dos Hort, dos Mombeli,dos Maldaner, tem que ser da Arena, senao nao tem vez. Por isso que o brizola nao ganha o nome da avenida, ele nao era da arena, do pds, do dem, desse povo ai, puxa saco dos militar. ele era a favor do povo, da educacao, do trabalho, do emprego, gente ruim.
Eta, povo esquisito, esse de Tapera.
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog