O desfecho do assalto a um ônibus de excursão ao Paraguai, ocorrido na madrugada de sexta-feira, dia 10, seria mais uma notícia para mostrar que o crime não compensa e que as autoridades policiais estão trabalhando para elucidar crimes de toda espécie e por maior segurança ao cidadão. Mas um ingrediente chama a atenção e confirma o quanto a exposição pode afetar a segurança.
No caso descrito pela Polícia Civil de Passo Fundo, guarnições da Brigada Militar de diversas cidades da região foram movimentadas para capturar os autores do assalto ao ônibus de excursão que saiu da cidade e, foi invadido e metralhado em trecho da ERS 480, no município de Erval Grande. O ônibus foi abordado por quatro assaltantes que tripulavam um GM/Vectra e um Audi, os quais bloquearam a trajetória do coletivo, inclusive dando vários tiros e após, dois deles entraram no ônibus, anunciando o assalto. Eles recolheram dinheiro e pertences dos passageiros e fugindo em carro da Funasa. Após a fuga do bando, o motorista acionou a Brigada Militar que iniciou a operação de captura.
Um dos criminosos contou à Polícia que vinham acompanhando a organização da excursão através do site de relacionamentos Facebook, saindo então junto com o ônibus, escolhendo previamente o local para executar o roubo. Todos foram presos.
O relato da notícia que estampou as manchetes na última semana atenta para os riscos de ser amigável demais na rede e o quanto as informações postadas podem chegar a quem não devem. Diante dos riscos que o excesso de informações e onde elas podem parar, especialistas e a polícia passaram a disseminar orientações para o uso da tecnologia. Em tempos de férias, já não basta trancar a casa antes de viajar e, na rotina cotidiana, a segurança vai além dos métodos convencionais. É difícil resistir a anunciar o destino, mas aí mora perigo. Trata-se de informação desnecessária e que pode servir ao crime.
Entre as dicas, seja seletivo para aceitar amigos em redes sociais; tenha sempre em mente que tudo o que você colocar na rede social será permanente; converse com seus filhos sobre redes sociais; saiba o que você publicou a seu próprio respeito; siga os artistas e evite imagens internas de residências que possam sinalizar condição social; e evite exibir suas riquezas.
Postado por WM Internet
as 13:28
e tem
0 comentarios >
|
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog