Desta vez, não foi em Tapera (ainda bem). Mas quatro pessoas foram presas em Passo Fundo na manhã desta sexta-feira (16). Os quatro suspeitos são passo-fundenses: Vanessa de Fatima de Paula, Gilberto Ribeiro de Paula, Daiane Fischer e Jenifer Moret. Um outro envolvido, também de Passo Fundo, Edson dos Santos, já estava preso em Canela/RS. Eles aplicavam o golpe, que pode ter chegado a soma de R$ 1 milhão, em Florianópolis e Balneário Camboriú.
O Golpe do Bilhete é um dos golpes mais tradicionais do Brasil, é um clássico dos golpes. A Revista Visão Jurídica, na tentativa de alertar e tentar evitar esse golpe, fez um roteiro de como funciona a fraude:
1 - O golpista, com cara de pessoa desorientada e sem instrução, pede informações sobre o endereço de uma agência da Caixa Econômica Federal dizendo que é para receber um prêmio da loteria. Ao escolher sua vítima, normalmente uma pessoa mais idosa e sozinha, o golpista solicita ajuda à vítima dizendo que está tendo problemas em receber o prêmio da loteria por ser analfabeto e estar sem documentos. Ele também promete um percentual à pessoa que o ajudar a receber este dinheiro.
2 - No meio da conversa, um terceiro, também golpista, aparece e oferece ajuda com ligações para confirmar os números premiados. Após a falsa confirmação do prêmio, os golpistas e a vítima vão até a loteria mais próxima.
3 - No trajeto, porém, o suposto ganhador usa de ardil e afirma que precisa de garantias. Usa uma desculpa qualquer (horário do ônibus, criança na escola, parente no hospital) e afirma que precisa de garantias de que as pessoas que o estão ajudando não vão roubar seu dinheiro.
4 - O segundo golpista, aquele que apareceu para também ajudar, tira da carteira uma quantia razoável de dinheiro... Como o valor é menor que o tal prêmio, os golpistas sugerem que a vítima também saque um numerário.
5 - VOCÊ VAI PRO CAIXA DO BANCO: A vítima, acreditando que fará um ótimo negócio e para não perder a oportunidade de ganhar uma bolada, vai até o banco mais próximo e saca na boca do caixa boa quantia em dinheiro. Ao entregar o dinheiro aos golpistas, a vítima ou fica com o falso bilhete ou logo é enganada com um desculpa qualquer e a fuga dos “espertos”.
Não caia neste golpe. Informe seus pais e avós pois as pessoas mais velhas são mais suscetíveis porque tendem em acreditar mais nos outros.
Veja simulação do golpe:
Postado por WM Internet
as 09:29
e tem
0 comentarios >
|
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog