Ontem, 8 de agosto, comemorou-se no mundo todo o Dia Mundial do Pedestre, data escolhida em homenagem ao dia em que os Beatles atravessaram a Abbey Road, em Londres.
A calçada é a via pública do pedestre, assim como a rua é para os automóveis. É antiga a reivindicação de todos que fazem deslocamentos a pé para que as calçadas sejam mais seguras para o pedestre. E serem mais seguras não é apenas a sua separação das vias onde os veículos trafegam, mas sim que tenham uma largura mínima adequada, sejam acessíveis e livres de obstáculos, possuam iluminação, sinalização, conforto paisagístico e partes permeáveis para auxiliar na drenagem da água das chuvas.
A responsabilidade de adequar e conservar as calçadas é do proprietário do imóvel. Em Tapera há muitas calçadas de má qualidade. Não há lei que permita que a Prefeitura multe os donos de calçadas impróprias. A Prefeitura apenas dá desconto no IPTU aos imóveis que possuem calçada, não tendo portanto nenhum tipo de fiscalização para calçadas impróprias aos pedestres.
Vamos reproduzir aqui um vídeo feito por Fábio Petry em setembro de 2013 que mostra muitas calçadas rachadas, esburacadas ou praticamente inexistentes. De uma ano para cá, será que mudou alguma coisa?
Marcadores: Cidade
Postado por WM Internet
as 10:30
e tem
5 comentarios >
|
TA PRECISANDO ARRUMAR TUDO PASSEIO PUBLICO.
A LIMPEZA DOS PASSEIOS ASSIM COMO A REFORMA OU MESMO A CONSTRUÇÃO DAS CALÇADAS, É DE RESPÓNSABILIDADE DO PROPRIETÁRIO DO TERRENO, SENDO ASSIM, VAI DO BOM SENSO E DA CULTURA DO PROPRIETÁRIO.... ASSIM SENDO, É SÓ OBSERVAR COMO SE ENCONTRA O PASSEIO QUE VOCÊ JÁ SABE COMO É O DONO.
A preocupação é em fazer asfalto.... quero ver quando der outra chuva forte como dias atrás... é certo que haverão inundações, pois foi asfaltada a Rua Mar Floriano, desde de a Rua Tancredo Neves, somente pedrto da Rua Ruio Barbosa que tem "Boca de Lobo"... aí eu pergunto, Vai suportar??? mais uma obra politiqueira, ou seja, só pra dizer que foi feito asfalto.
O passeio não é público? Então porque cabe ao privado sua execução? Me contam que em Lagoa quem faz os passeios é a prefeitura, nada mais correto, dando o direito ao proprietário de escolher o material diferente do fornecido desde que banque o custo. Tem muita casa sem passeio, em todos os bairros da cidade, mas no centro é imperdoável.. Cadê a fiscalização municipal?
12 de agosto de 2014 13:24 Por que você não vai morar em Lagoa então... na minha residência, eu que paguei todo o material e mão de obra do passeio... a prefeitura participou quando o maquinista ARRANCOU" algumas pedras ao retirar os entúlios... se o passeio deve ser pago pela prefeitura, vou cobrar o que eu investi.
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog