O ano que se inicia repete o ano que passou. Muitos diriam que não há mudanças se a humanidade continua fazendo as mesmas coisas. Mas sempre há esperança que o ser humano melhore e deixa aflorar o melhor de si em 2015. A luta pela cura do ebola, que envolve várias nações e várias equipes multidisciplinares, é um dos exemplos que o ser humano pode melhorar o mundo que vive. Esta seria uma das notícias boas que poderíamos esperar para este ano. E só ficaria o sentimento pelas 8.000 almas que já se foram com esta terrível epidemia.
Da mesma forma, uma notícia boa que seria possível para este ano seria a paz entre o mundo islâmico e cristão. Mas questões além do entendimento dos simples mortais parecem levar a violência sempre um nível acima. E o que poderia ser um caminho para a paz, leva ao aparecimento do Exército Islâmico, com raptos de meninas, enforcamentos filmados e expostos ao público, um verdadeiro horror aos direitos humanos. A notícia de paz no mundo islâmico seria possível, mas parece estar cada vez mais longe de ser divulgada.
O fim da fome poderia ser outra notícia plausível, mas a exploração do homem pelo homem em pleno século XXI deixa pouca esperança que isso aconteça. Apesar dos esforços de muitos (o número de pessoas vivendo na pobreza extrema caiu pela metade nos últimos anos), grande número de pessoas ainda abandonam seus países em busca de segurança alimentar. Presenciamos isso em nossa região com grande número de africanos imigrando para ter uma vida melhor com casa, comida e conforto para sua família. A insegurança alimentar, a pobreza e falta de opção, infelizmente, vai continuar a ser notícia no mundo.
Grandes desastres sempre chocam o mundo. Alguns poderiam ser evitados, outros são completamente imprevisíveis. Então, continuaremos a conviver com todo o tipo de tragédia, evitáveis ou não. No trânsito, esperamos um pouco mais de responsabilidade, tanto de motoristas como de autoridades responsáveis. Esta seria uma equação que pouparia muitas vidas em 2015.
Enfim, ficamos com a receita de Ano Novo de Carlos Drummond de Andrade. Ela serve tanto para o lado pessoal, como profissional ou mundial:
Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.
Postado por WM Internet
as 19:57
e tem
0 comentarios >
|
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog