Um estudo publicado na revista Science revelou que os oceanos recebem, a cada ano, 8 milhões de toneladas de lixo plástico. “Isso equivale a cinco bolsas de compras cheias de sacos plásticos a cada 30 centímetros no litoral dos 192 países analisados”, disse, em entrevista coletiva, Jenna Jambeck, professora de engenharia ambiental da Universidade da Geórgia, que liderou o estudo. O levantamento analisou dados de resíduos sólidos recolhidos em 192 países em 2010. Antes deste estudo, a última estimativa sobre lixo plástico nos oceanos foi em 1975. Os resultados indicam que, das 275 milhões de toneladas de resíduos plásticos gerados em 2010, entre 4,8 e 12,7 milhões chegaram aos oceanos no mesmo ano. A China é o país que mais descarta lixo plástico nesses ambientes, são quase nove milhões de toneladas por ano. A Indonésia aparece em segundo lugar, o Brasil é o 16º e os Estados Unidos aparecem na 20ª posição.
A quantidade de resíduos plásticos nos mares vem aumentando a cada ano. De acordo com as projeções do estudo, em 2015 os oceanos receberão cerca de 9,1 milhões de toneladas de plástico. A equipe de pesquisadores alertou que, caso providências não sejam tomadas, como a diminuição da produção de lixo, a melhora da gestão de resíduos e a ampliação dos sistemas de reciclagem de plástico, esta quantidade poderá ter um impacto acumulativo de até 155 milhões de toneladas em 2025. Além da ação do poder público, cada cidadão também tem responsabilidade na reversão deste prognóstico sombrio para nossos mares.
|
Praia de Açores, Portugal. Foto: Marcus Eriksen/ Algalita Marine Research Foundation |
Postado por WM Internet
as 01:08
e tem
15 comentarios >
|
E as oferendas pra Yemanjah? Ela não gosta e devolve tudo. Aí volta pra praia.Quem limpa? Os que mandaram? Não!!
Esse ano nós vamos superar essa marca.Quebrar o recorde!!! Nós,humanos,não estamos aí pra brincadeira. O que eu puder fazer pra ajudar,farei.Aliás,a humanidade toda tem que se empenhar e colaborar.Se todos participarem,poderemos despejar,invés de 8, 15 bilhões de tonelada de lixo.A meta é entrar pro Guiness.
ISSO SÓ LIXO SÓLIDO; E O COCÔ QUE VAI PRO MAR? SERÁ QUE AS CRIATURAS MARÍTIMAS CONSOMEM OU FICA LÁ?
menos mal que esse lixo todo se acumule em portugal
o ser humano é louco e a loucura nao para!
PARA AS INDUSTRIAS ISSO NAO E´LIXO TUDO MATERIAL RECICLAVEL
Qualquer dia vai aparecer bandeiras e camisetas do pt no mar.
Nesses dias, de ateísmo pagão, de entrega ao comunismo, de corrupção em níveis bilionários, quem não for a favor do impeachment, merece apanhar de vara.
ainda tem gente que acha que plastico é lixo o kg de alguns para reciclar é o preço de um litro de diesel plasticos são derivados de petroleo
Reciclar restituir reaproveitar,precisamos educar nossa populaça;o,poupar a naturez economizar energia agua e outras fontes.Concordo com o das 13:21 plasticos pet e mangaba valem muito para as industrias educaçao minha gente separem seu lixo e dem volor a quem os recicla.Cidade Cultura.
As pessoas estão destruindo o planeta. Se todos colaborassem em não jogar lixo na natureza, não se gastaria tanto para limpar ruas, despoluir rios, etc, e ai sobrariam mais recursos para saúde e educação.
Eu caminho com frequências na saída para Lagoa e saída para Selbach. Cansei de ver motoristas jogando latas e garrafas de refri na rodovia. Ai observando as laterais vejo com muita tristeza essas rodovias cheias de lixos derivados de plasticos. A raça humana esta acabando com o planeta e parece que não ta nem um pouco preocupada com isso. É uma pena!!
O mundo vai acabar?
O mundo não digo mas o PT está dividido. Do jeito que ta indo dificilmente irá ganhar alguma coisa a não ser vaias. Como é que pode um ladrão de galinha vai preso e desvio de BILHÕES nada acontece? Viva o Brazil, o País das indiferenças onde não existe justiça.
Vai reciclar o teu lixo e ajudar o planeta.
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog