Pegou fogo agora na madrugada desta segunda-feira, 02/05, a casa conhecida como Museu de Tapera. Localizada na Rua José Sarturi com Tiradente, no terreno em frente a Escola Dionísio, era uma réplica da primeira prefeitura de Tapera. Os bombeiros foram chamados, mas pouco restou do antigo prédio.
O Museu Municipal foi criado em 2003 pelo prefeito José Nelson Balensiefer e está localizado na praça Athanásio Orth, o lado da Escola Dionísio Lothário Chassot. Tratava-se de uma casa em estilo italiano, toda em madeira, construída nos primórdios de Tapera e onde funcionaram antigamente a Prefeitura e Câmara Municipal de Vereadores. O
Memorial Taperense não se limitava a abrigar o acervo histórico de Tapera. Ele era um meio de difusão da cultura taperense, com a programação de exposições de artistas locais durante o ano todo.
Várias exposições aconteceram no
Memorial Taperense, veja alguma delas:
1 -
Catadores de Sonhos da artista Ilse Ana Piva Paim e Vivandeiras: Mulheres da Coluna Prestes” foram produzidos por Maria Meire Carvalho, de Santo Ângelo em 2013
2- "
Interagindo e crescendo com as diferenças culturais” - comemorações da Semana Farroupilha.
3 - “
Comunicação é Preciso do Gestual ao Mundo Digital em 2011
4 -
Tocas do Coelho desde 2.000 em 2009
5 -
“Plástico: da Matéria Prima ao Pós Consumo” em 2011
6 -
Arraial do Memorial e xilogravuras de Franscisco Stockinger.
Que tristeza!
E lamentável....
que pena se perde uma história do municipio.
alguem sabe dizer se se perdeu muita coisa la dentro ainda ,ou ja havia sido mudadas as coisa de la
muito triste
Esperamos que a Prefeitura reconstrua este patrimônio, ou seja, uma réplica a partir das fotos e plantas existentes.
Que tristeza!!! Será que havia muitos objetos parte de nossa história lá??
Deve-se fazer uma investigacao
imediatamente para descobrir a causa do incedio.
Agora nos resta admirar o magnifico Centro de Convenções.
Já peguei muita louca ali, trise
Lamento o acontecido.... muito material do tempo em que foi organizado na legislação do Prefeito Batistella, sou testemunha do trabalho que tivemos em recolher exemplares antigos, história de nosso povo, coleção de moedas, radio do meu avô, assim como outros tantos objetos fizeram parte da evolução histórica de nossas comunidades.....
Olha certamente esse fogo começou por causa dos mendigos que dormiam lá todos dias e que devem ter feito fogo pra se esquentar ou dormiram e deixaram cair sem querer alguma ponta de cigarro que fez todo o fogo!
Fico pensando,
nossa estrutura de segurança nesses casos é tão precária. Os bombeiros não conseguiram dar conta de apagar o fogo em um único imóvel. Ainda bem que era isolado, distante de outras casas. Já pensou se fosse em outro local e o fogo se propagasse para a vizinhança?
.
Fico pensando, quantos caminhões de bombeiros cabem na roubalheira promovida pelo PT em nosso país?
É uma pena lamentável
QUAL A MAIOR PERCA? A MORTE DO CACHORRO DA SEMANA PASSADA OU A DO MUSEU ESSA SEMANA?QUEM PAGARÁ PELOS DANOS PROVOCADOS EM UM PATRIMONIO PUBLICO?
tomara que reconstruam com sistema anti incêndio e com museólogo.
É horrivel de ver as imagens, um lugar onde eu ia quando eu estudava na Dionisio é triste de ver pois era para ser uma lembrança bonita e no fim
2 de maio de 2016 18:05 A maior perca é você tentar justificar uma coisa com outra. Que seja apurado os dois casos e punam os responsáveis. Ok? Mas um já teve réu confesso, né?
a maior perda queridos.
É UMA PENA PARTE DA HISTÓRIA QUE SE PERDE
Museologo? Reconstruir? Ah me poupem! Peguem esse dinheiro e invistam em algo de proveito para o povo de Tapera, tantas escolas precisando coisas e a saúde também! Parem de pedir coisas futei, peçam algo que realmente seja aproveitado! História é necessária mas nao tanto como a saúde e educação! Hipócritas!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog