Uma das maiores produtoras de biodiesel do país, a BSBios decidiu voltar a concentrar seus investimentos na sua origem. Hoje, em Passo Fundo, a empresa irá anunciar ao mercado a venda das 14 unidades de recebimento de grãos a outra gigante do agronegócio gaúcho, a cooperativa Cotrijal, de Não-Me-Toque.
– Nascemos na indústria, produzindo biodiesel. Queremos nos preparar para o crescimento que o setor viverá nos próximos quatro anos – disse Erasmo Battistella, diretor-presidente da BSBios.
Por isso, a venda envolve somente as unidades de recebimento, com capacidade para armazenar 300 mil toneladas de grãos. As duas fábricas de biodiesel, em Passo Fundo, e uma unidade de processamento de soja, em Marialva (PR), não entraram no negócio. A BSBios tem capacidade para produzir 430 milhões de litros ao ano.
Segundo Battistella, a empresa não sofrerá impacto no faturamento, já que a venda das unidades de varejo será compensada pelo aumento de produção na indústria. O negócio, que não terá valores divulgados, será submetido à avaliação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Criada em 2005, a BSBios teve 50% das suas ações vendidas à Petrobras em 2011, por R$ 200 milhões. O dinheiro da negociação com a Cotrijal, no entanto, não será distribuído aos acionistas.
– Nenhum real será dividido. Investiremos todo o dinheiro para atender ao nosso planejamento estratégico no setor de biodiesel – garante Battistella.
Para a Cotrijal, maior cooperativa agropecuária gaúcha e realizadora da Expodireto, esse é o maior investimento da sua história, iniciada há quase 60 anos no Norte do Rio Grande do Sul. Com 5,8 mil associados, teve faturamento de R$ 1,35 bilhão no ano passado.
Com a aquisição das unidades de grãos, a cooperativa poderá incorporar ao seu quadro outros 5 mil produtores – que hoje entregam a produção nas unidades da BSBios. A transição será rápida, em torno de 40 dias, para dar tempo à cooperativa aumentar a capacidade de recebimento na próxima safra de grãos.
Postado por WM Internet
as 22:12
e tem
1 comentarios >
|
A Cotrijal, de Nao-Me-Toque, maior cooperativa do RS,
presidida pelo Taperense Nei Manica. Parabens!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog