O Curtume Tapera fechou suas portas em agosto de 2012. O Curtume Tapera chegou a empregar 800 funcionários e nos últimos dias este número tinha chegado a 150. Na época do fechamento, o Blog do Leonardo registrou o fato e debate foi bastante intenso (
veja aqui), com alguns criticando e outros vendo no fato uma oportunidade de mudança.
Quase 4 anos depois, o prédio do Curtume está sendo demolido e o nosso blogueiro e documentarista Jaime Mombelli demostrou, em vídeo, como está indo a demolição:
É uma pena!
Tem que chama a turma da motosserra da "prefa" e corta aquelas arvores contaminadas de metais pesados na frente do famigerado falecido curtume, e depois que demolirem tudo, removerem no mínimo meio metro de terra do solo daquela área.
Indo embora uma das referências de Tapera
PODERIAM TER PRESERVADO O PRÉDIO ANTIGO ONDE FICAVA O ESCRITÓRIO E FAZER UM MUSEU
Progresso! Digam sim ao Progresso!
NO inicio o Curtume realmente contribuiu e muito para o desenvolvimento de Tapera, porem com o passar dos anos a população começou a ver o Curtume de uma forma diferente. A cidade ficava dependente somente do Curtume e dessa forma não evoluindo. O mau cheiro principalmente a tardinha, a noite e madrugada era de enlouquecer. E durante o dia era a fumaça. Então temos que pensar para frente, nossa cidade hoje é outra, temos qualidade de vida, muito mais bonita. Hoje podemos dizer com orgulho que somos Taperenses de coração.
Da uma dor no coração ver o curtume sendo demolido passei 4 anos nessa empresa saudades
Na verdade foi-se o Curtume e vem os suga-suga. Aqueles que no meu ver estão se beneficiando. Por trás dito tudo há quem se beneficia. Podes quer. Só burro que não quer enxergar.
Desculpe aos que possam se ofender, mas por favor, parem de criticar o cheiro que o Curtume exalava pela cidade. Todos sabem que a cidade se formou ao redor do prédio do Curtume, ninguém foi obrigado a morar aqui, podiam ter construído suas residências em outro lugar qualquer. Outra fato é que graças ao Curtume que Tapera existe, se desenvolveu, gerou muitos empregos, trouxe renda e ajudou a sustentar muitas famílias, assim a cidade aos poucos tornou-se um bom lugar para morar, apesar dos últimos acontecimentos, aos quais acredito que tenha desagradado há muitas pessoas da comunidade. Eu trabelhei no Curtume, e só vi mentes pequenas e insatisfeitas reclamando, alguém da comunidade procurou um meio uma saída para ajudar a melhorar as condições do mau cheiro exalado pelo curtume? Talvez se o Povo parasse para pensar em soluções para o que esta ruim e buscasse soluções para melhorar ao invés de perder tempo com críticas destrutivas a nossa cidade progrediria muito mais rápido e com qualidade. E um dos símbolos de Tapera, o Curtume, ainda estaria em pé e empregando muitas pessoas.
O saudosismo doente tambem a ruim, as coisas mudam, novas tecnologias vem, ninguem mantem negocio nenhum com prejuizo. Curtume foi importante sim, mas passou, agora as frentes de trabalho, emprego e renda sao outras atividades, assim como renda media percapita no municipio aumentou em torno de 20 por cento. Parabens Tapera, que soube mudar, e sem maiores traumas, ficamos em nossas mentes com as boas recordacoes que o curtume trouxe para cada um, mas vamos em frente. Tapera proporciona hoje bem mais empregos, nas diversas atividades novas que surgiram do que antigamente.
O desenvolvimento de Tapera se afirma quando desaparece o curtume e surge novas oportunidades de trabalho, com origem no setor metal mecânico e, que o desenvolvimento taperense só não ocorreu devido a briga política que existia na cidade, onde os mesmos só pensavam é no bolso deles.
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.
Voltar ao blog